TECNOLOGIA E O CONSUMIDOR 5.0

ARTIGO DE CARLOS ALBERTO D’AVILA

As novas relações de consumo, baseadas no imediatismo e praticidade proporcionadas pela tecnologia, estão impactando diretamente as empresas. Não importa o segmento de atuação, nem o tamanho do negócio: quando há uma relação de troca com um cliente, é fundamental estar atento às necessidades de um novo perfil, o consumidor 5.0. Informado, totalmente conectado e criterioso em relação ao que ele compra, o cliente do século XXI quer qualidade do início ao fim e não abre mão de poder resolver qualquer questão de forma prática.Ellevo - 170223 - Carlos Alberto DAvila - DanielZimmermann (3)

Neste contexto, as empresas estão passando por uma grande transformação no seus setores relacionados ao atendimento do consumidor. Precisam adotar estratégias para garantir a satisfação do cliente. Entre elas estão a adoção de cronogramas de trabalho, organização de processos para mais produtividade e especialmente as novas tecnologias.

Segundo uma pesquisa do instituto Gartner, em poucos anos 89% das empresas estarão competindo pela experiência do consumidor. Isso significa que voltar o olhar para a otimização do atendimento é essencial. A viralização das informações, especialmente no caso de problemas, compromete o sucesso do negócio em escalas inimagináveis. Um post nas redes sociais pode impactar financeiramente uma grande empresa durante muito tempo – e ser até mesmo irreversível.

A inteligência cognitiva ganha espaço nesta busca justamente por proporcionar rapidez e eficiência.  Não há a necessidade da disponibilidade de um atendente para que o consumidor resolva alguma dúvida ou pendência.

E é aí que está o grande diferencial: com um chatbot, a sua empresa pode ficar 24 horas disponível para atender ao cliente, de forma rápida e prática. Poderá direcionar a equipe para áreas estratégicas, como a criação de ações para fortalecimento do relacionamento com o cliente, sejam promoções, brindes ou personalização no envio.

Enquanto isso, o chatbot garante ao consumidor 5.0 o que para ele é essencial na relação de consumo: praticidade e rapidez para a resolução de suas demandas.

Carlos Alberto D’Avila é diretor da Ellevo Soluções.

 

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