TECNOLOGIAS HÍBRIDAS APRIMORAM FABRICAÇÃO DE PAPEL TISSUE E AUMENTAM LUCRO DAS INDÚSTRIAS DO SETOR

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, apresentou suas novas soluções em tecnologias híbridas para o segmento de papel tissue durante a terceira edição da feira e conferência Tissue World São Paulo. No segundo dia de evento, o gerente de conceito de tissue estruturado da Valmet, Danilo Marcos, realizou a palestra “Esteja pronto para o amanhã – o futuro pode surpreender você”, na qual compartilhou as soluções da companhia finlandesa para produção de tissue premium e ultra-premium.

Em São Paulo, por exemplo, são consumidos aproximadamente cinco quilos e meio de papel tissue a cada habitante, por ano. As novas tecnologias conferem não só mais qualidade para um mercado cada vez mais exigente, mas auxiliam na sustentabilidade do processo e na economia de energia e fibras, que são os componentes que mais encarecem a produção – a economia em fibras de celulose ou aparas pode chegar a 30%. Tais recursos híbridos podem ser aplicados em configurações de máquinas já existentes, que utilizam o processo tradicional de produção de papel. “A produção de papel estruturado TAD (through air drying) representa uma tecnologia madura, a melhor existente no mercado em termos de qualidade, e buscamos resultados que ofereçam redução de energia e de custos de operação. O cenário de custo operacional de dez anos atrás oferecia um lucro sustentável ao produtores de tissue. Este foi diminuindo ao longo dos anos até o cenário atual de baixo lucro, devido aos incrementos de custos de matérias-primas, energia, maior competitividade e mudanças de mercado em busca de mais qualidade. Por isso, desenvolvemos um equipamento híbrido, que oferece a flexibilidade de um papel igual ao convencional, mas de forma rápida pode-se produzir um papel premium, de maior qualidade, sem novas aquisições. O produtor consegue transitar neste mercado com apenas o câmbio de uma vestimenta, com agilidade e adaptabilidade”, explica Danilo.

A Tissue World São Paulo é um dos principais eventos do setor de tissue do mundo, e reúne toda a cadeia de valor do mercado teve início na terça feira (22/10) e termina nesta quinta feira (24/10). As feiras e conferências mundiais da Tissue World acontecem, atualmente, em cinco cidades: São Paulo, Milão, Miami, Bangkok e Istambul.

 

Foto: Participação da Valmet na terceira edição da feira e conferência Tissue World São Paulo.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SANTANDER OFERECE A SEUS CLIENTES ACESSO À ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL, COM ECONOMIA DE TARIFA

O Santander Brasil oferece a correntistas de 20 estados brasileiros, entre eles São Paulo, e …

Facebook
Twitter
LinkedIn