THK APRESENTA CARRO ELÉTRICO NO JAPAN MOBILITY SHOW 2023

A THK Corporation, pioneira mundial no desenvolvimento do mecanismo de guia linear, fabricante de diversos modelos de guias lineares, fusos de esferas, atuadores lineares e elementos de máquinas, apresentou no Japan Mobility Show 2023 o carro elétrico LSR-05. Considerado o novo Salão do Automóvel de Tóquio, palco de grandes marcas das indústrias automotiva e relacionadas a mobilidade, o evento aconteceu de 26 de outubro a 05 de novembro.

O carro elétrico LSR-05 foi criado pela THK Corporation, responsável pelo desenvolvimento de uma série de tecnologias para EV (Electric Vehicle), em conjunto com a SN Design Platform Co. que produziu o projeto de design. O resultado dessa parceria se traduz em um veículo dotado de tecnologia inovadora, luxuoso e com design esportivo.

O protótipo do carro elétrico é uma nova forma de mobilidade para o futuro, especialmente produzido para o uso em tráfego real. Projetado com o exterior dinâmico e elegante, o crossover de quatro lugares foi batizado de LSR-05, nome da primeira guia de movimento linear do mundo (LSR), desenvolvida pela THK há 51 anos, e 05 é um marco referência às cinco décadas de fundação da empresa.

Tecnologias da THK incorporadas no veículo

No veículo elétrico, foram incorporadas várias tecnologias avançadas que fazem portfólio de soluções da THK Corporation. As guias lineares estão localizadas dentro da superfície do assento e na junção do piso. Ao deslizar com um atuador dedicado, é possível movimentar um curso longo em uma área compacta.

No motor de fluxo variável da roda (motor interno tipo rotor na roda e os acionamentos independentes esquerdo e direito, que melhora a estabilidade da direção), foi incorporado o mecanismo de fluxo magnético variável, usando um componente integrado de um eixo entalhado e fuso de esferas de alta rigidez da THK, proporcionando alto torque e alta velocidade de rotação. Além disso, ao incorporar a guia circular da THK na direção traseira, é possível alcançar um 4WS com um grande ângulo de direção, contribuindo para uma linha de condução ideal.

Na suspensão ativa ALCS (Active Level Control Suspension), a haste do fuso de esferas do THK pode ser acionada para ajustar a altura de condução e a atitude de controle para o desnível da superfície da estrada. Ao dirigir em altas velocidades, a altura do veículo pode ser reduzida para diminuir a resistência do ar e, quando a energia sem fio é fornecida, a eficiência da fonte de alimentação pode ser aumentada. Ao dirigir off-road (fora de estrada) ou superar solavancos, também é possível elevar a altura do veículo.

Para o Amortecedor de Força de Amortecimento Variável (MRDT), a THK utilizou seu conhecimento desenvolvido na tecnologia de isolamento sísmico e oferece uma linha de amortecedores rotativos que usam fusos de esferas e materiais viscosos, que absorvem e controlam a vibração do veículo.

O freio elétrico ESB é um sistema que controla a frenagem independente das quatro rodas com um by-wire (controle elétrico). O uso de um fuso de esferas THK altamente rígido dentro do atuador contribui para uma redução significativa de peso e compacidade.

A plataforma do LSR-05 é equipada com dois motores de fluxo variável de 93kW (especificação 800V), já a parte traseira possui 2kW (especificação 220V). O mecanismo de direção nas quatro rodas é equipado com um único motor. A suspensão ativa, amortecedores de força de amortecimento de fluido MR variáveis e freios elétricos, entre outros, caracterizam o carro elétrico de alta qualidade e excelente estabilidade de manuseio.

O sistema de transferência de energia sem contato resulta em uma nova forma de mobilidade para o futuro que a THK almeja. Além disso, o sistema stealth seat slide adotado no interior do carro permite que o piso seja completamente achatado, criando um espaço luxuoso e confortável.

Quando em alta velocidade, a altura do veículo pode ser diminuída, reduzindo a resistência do ar. Por outro lado, a altura do EV pode ser elevada para trafegar fora de estrada.

O freio de serviço elétrico ESB é um sistema que controla a frenagem independente nas quatro rodas e o uso de um fuso de esferas THK, altamente rígido no atuador, contribui para uma redução significativa de peso e compacidade do veículo.

A THK foi fundada em abril de 1971, por Hiroshi Teramachi com o nome de Toho Seiko Co. Ltd., em Meguro, Tóquio. A fundação da empresa ocorreu em um ambiente propício, pois o Japão vinha de uma grande expansão de sua economia, nas décadas de 50 e 60, com aumento do PIB de mais de 9% ao ano, sendo que na indústria manufatureira chegava a 13%.

Em abril de 1972, a THK iniciou as vendas de seu produto pioneiro no mundo: as guias lineares. No ano seguinte, ocorreu a crise mundial do petróleo, afetando a economia japonesa devido aos altos custos da energia, exigindo economia de energia elétrica e aumento da produtividade (com precisão elevada), dois itens principais entre as vantagens das guias lineares.

Na década de 80, o crescimento da empresa foi alavancado graças aos avanços dos microcircuitos e semicondutores, segmento que até hoje a THK é líder nos mecanismos de movimentação das máquinas. Tanto que com apenas 10 anos da fundação, em março de 1981, é constituída a THK América e, em outubro do ano seguinte, a THK Europa, na Alemanha.

Em 1990, inicia-se a abertura comercial do Brasil para o mundo que previa a redução gradual das tarifas de importação e, desta forma, cria-se um ambiente favorável para que, em setembro de 1993, fosse estabelecida a THK Brasil, inicialmente em um escritório na Av. Paulista, na cidade de São Paulo.

A implantação do estoque local iniciada em 1996 no bairro da Freguesia do Ó alavancou o crescimento, possibilitando a transferência da empresa para um galpão industrial, no bairro do Jaguaré, São Paulo, em 2002. Com o crescimento da economia brasileira e da filial brasileira, a THK Brasil mudou-se para um outro galpão triplicando a sua área fabril em 2015.

Hoje, a THK tem orgulho de seus desenvolvimentos tecnológicos com 623 patentes no Japão e 1.310 em outros países, assim como de toda sua equipe de colaboradores que já soma mais de 13.500 no mundo distribuídos em 37 plantas industriais e 122 escritórios de vendas.

 

Fotos de 1 a 4 – Carro elétrico LSR-05 da THK.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LK DESIGN HOTEL TEM NOVA CARTA DE VINHOS E LANÇA BEBIDA DE MARCA PRÓPRIA

Um dos mais badalados hotéis da capital catarinense, o LK Design, renovou sua carta de …

Facebook
Twitter
LinkedIn