
A 32ª edição do Prêmio Equilibrista, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) Campinas Interior Paulista reservou muitas surpresas neste ano. A cerimônia ocorreu na noite de 28 de novembro, no salão de eventos do Alphaville Clube Campinas. O grande destaque da noite foi Tiago Miranda Cardoso, diretor financeiro da Tetra Pak, que recebeu o renomado prêmio Equilibrista 2024, considerado o Oscar de Finanças.
Durante a cerimônia, Tiago agradeceu a sua equipe e destacou o papel do trabalho colaborativo para alcançar as metas e superar desafios. “Esse prêmio é o reflexo de um esforço coletivo. Na Tetra, prezamos pela inovação, pela sustentabilidade financeira e pelo compromisso com resultados de impacto”, afirmou emocionado.

O troféu “O Equilibrista” simboliza o perfil de um autêntico executivo de finanças. A estatueta com os braços estendidos e com as mãos abertas, tem a forma do ideograma chinês, que significa amigo. O pé esquerdo, dando o primeiro passo, revela a intuição do profissional em perceber com nitidez que caminhos seguir.
O equilibrista sobre a roda significa que, embora conte coma colaboração de uma equipe, o executivo está sempre solitário na hora de tomar grande decisões, responsabilizando-se pelo sucesso ou fracasso de toda a estrutura.

Além de Tiago, também foram finalistas Maria Elenice da Cunha, diretora administrativa financeira da Indisa, e Armin Andreas Wuzella, CFO e diretor-presidente da Villares Metals S.A.. Este ano, como forma de reconhecimento pela excelência em suas atuações no mundo dos negócios, os três finalistas foram contemplados com “A Grande Moeda”, uma homenagem especial criada pelo IBEF. O símbolo também de estende à imagem do IBEF, sempre em busca de ampliar a visão dos seus associados.
O denário vem do latim denarius e do grego denarion e era a principal moeda romana de prata, que simbolizava o salário que um homem recebia por seu trabalho de um dia.
O evento também celebrou os vencedores do Troféu Destaques do Ano, criado com exclusividade pela artista Geninha Penteado. As premiações destacaram empresas e líderes que se sobressaíram em diferentes categorias.

Na categoria Destaque Empresa Brasileira, a Correias Mercúrio foi homenageada, com o troféu sendo entregue a Alexander Galastri, CFO da companhia, pelas mãos de Felipe Cervone, sócio da FINOCCHIO & USTRA.
O prêmio de Destaque Indústria foi conquistado pela Ambev. Eduardo Paoli, diretor de Tributação e Controle da Ambev, recebeu o troféu das mãos de Élica Martins, sócia da Grant Thornton.

Em Destaque Inovação e Tecnologia, o reconhecimento foi para a Agroceres. O CEO do grupo Agroceres, Marcelo Ribeiral, recebeu o troféu de Manoel Silva, sócio da Deloitte.
Na categoria Destaque Responsabilidade Social, o Hospital de Amor foi laureado. Henrique Prata Filho, diretor de desenvolvimento institucional e parcerias estratégicas, recebeu o prêmio de Abelardo Pinto de Lemos Neto, sócio da LEMOS Advocacia para Negócios.
A cerimônia contou com a presença de 215 convidados, reunindo empresários, executivos e líderes da região. O Prêmio Equilibrista e o Troféu Destaques do Ano reafirmam o compromisso do IBEF Campinas Interior Paulista em reconhecer o talento, a inovação e o impacto positivo de líderes e organizações no cenário empresarial brasileiro.
Foto 1 – Tiago Miranda Cardoso, diretor financeiro da Tetra Pak, vencedor do Prêmio Equilibrista 2024.
Foto 2 – Alexander Galastri, CFO da Correias Mercúrio, recebendo o trófeu Destaque Empresa Brasileira, pelas mãos de Felipe Cervone, sócio da FINOCCHIO & USTRA.
Foto 3 – Eduardo Paoli, diretor de Tributação e Controle da Ambev, recebeu o troféu Destaque Indústria das mãos de Élica Martins, sócia da Grant Thornton.
Foto 4 – CEO do grupo Agroceres, Marcelo Ribeiral, recebeu o troféu Destaque Inovação e Tecnologia de Manoel Silva, sócio da Deloitte.
Foto 5 – Henrique Prata Filho, diretor de desenvolvimento institucional e parcerias estratégicas do Hospital de Amor, recebeu o prêmio Destaque Responsabilidade Social de Abelardo Pinto de Lemos Neto, sócio da LEMOS Advocacia para Negócios.
Crédito: Tatiane Marques.