TIP TOP CRESCE ACIMA DA MÉDIA NO SETOR DE VESTUÁRIO NO BRASIL

06 de outubro de 2014.
Com a economia nacional
instável, diversos setores registram recuos como o de vestuário. Segundo os
dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em
2010 houve um crescimento de 10,6% e a expectativa para 2014 é alcançar apenas
3%, uma redução que preocupa empresários do setor.
Na contramão desse
cenário está a TIP TOP, referência nacional em vestuário infantil, com foco em
roupa para bebês, que registrou um crescimento de 20% nas vendas no balanço loja contra
loja, no primeiro semestre
. Com
muitos motivos para comemorar, pois, o plano de expansão da marca está a todo
vapor e a perspectiva é de fechar 2014 com um faturamento de R$ 94 milhões com
a rede de franquias frente aos R$ 71 milhões de 2013.
A justificativa dos
resultados está em planejamento, logística, inovação, investimento em marketing
e em profissionais qualificados, sem contar na credibilidade construída nos 62
de atuação no mercado. Antes de investir no sistema de franchising, a empresa
realizou um estudo de mercado para identificar a maturidade da marca e as
oportunidades no segmento. Com essas informações, a TIP TOP junto a
profissionais especializados consolidou as etapas técnicas do projeto de
expansão garantindo um crescimento gradativo e sustentável.
A marca consegue
distribuir para o Brasil inteiro, aliás, desenvolveram uma coleção chamada
“Inverno Tropical” para atender a demanda das regiões como Norte e Nordeste. De
acordo com o gerente de expansão da TIP TOP, Ricardo Marcondes, o contato
direto com o consumidor permite aprimoramento das peças, canais, atendimento,
entre outras questões que influenciam diretamente nos resultados da empresa que
quer ser líder de mercado nos próximos anos. “Não existe um player nacional, as
marcas são fortes regionalmente. O fato de a TIP TOP atuar também como indústria
permite mais agilidade nos processos de produção e, assim, facilita o
gerenciamento do canal multimarca e monomarca. Por essa razão, planejamos
crescer com os dois modelos de negócio”, reforça Ricardo Marcondes.
A marca já possui 92
unidades distribuídas em todo o território nacional, exceto no Acre, Roraima e
Amapá, sendo 85 unidades franqueadas e 7 próprias. Sinal de que a franquia da
TIP TOP é um case de sucesso, é o fato do projeto de expansão se potencializar
também por meio dos investimentos dos próprios franqueados. “Estamos crescendo
dentro da rede, 28% têm mais de 10 loas e 16% possui mais de três lojas. Por
outro lado, também somos procurados por novos investidores que buscam uma marca
que já possui credibilidade no mercado. A TIP TOP já vestiu três gerações”,
explica Marcondes.
Com dois modelos de
negócio que são as lojas tradicionais e Mega Stores, que vai de 300 a 600
metros quadrados e oferece itens dos mais diversos tipos, que incluem roupas,
acessórios, carrinhos para bebê, brinquedos e uma infinidade de itens para
atender a todas as necessidades que envolvem a chegada de uma criança – a marca
quer chegar a 100ª unidade até o primeiro trimestre de 2015.

Foto: Mega Store da TIP TOP.
Crédito: Divulgação.

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