TOLEDO DO BRASIL E CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI INAUGURAM LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A Toledo do Brasil e o Centro Universitário FEI  inauguraram oficialmente o Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia, através do qual serão desenvolvidas soluções focadas em tecnologia de pesagens em balanças rodoviárias, ferroviárias, como ainda atender às demandas dos setores de agro e varejo, propondo melhorias em sistemas estruturais, controles e desenvolvimento de software. O laboratório conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia.

A cerimônia oficial de inauguração do Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia – Toledo do Brasil no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo foi realizada no último dia 28 de junho.

O projeto visa aproximar o mundo acadêmico do mundo empresarial, incentivando o desenvolvimento de novas soluções e inovações, contribuindo para o futuro do País. O programa de estágio tem duração de um ano, com possibilidade de renovação, com 30 horas semanais, e traz ganhos tanto para os alunos bolsistas quanto para as instituições de ensino e corporativa.

No HUB ICT – Toledo do Brasil, serão desenvolvidas soluções focadas em tecnologia de pesagens e balanças rodoviárias, ferroviárias e também dos setores de agro e varejo, com melhorias propostas em sistemas estruturais, controles e desenvolvimento de software.

O evento de inauguração reuniu autoridades empresariais, acadêmicos e estudantes. Estiveram presentes pela Toledo do Brasil, o Diretor- Presidente, Paulo Haegler, e o Diretor Vice-Presidente, Edson Freire. Pelo Centro Universitário FEI,o Presidente da Fundação, Pe. Theodoro Paulo Severino Peters; o Reitor e Prof. Dr. Gustavo Henrique Bolognesi Donato, e a Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do Laboratório HUB ICT – Toledo, Profª. Dra. Michele Rodrigues Hempel Lima, entre outros acadêmicos.

Participaram também os 14 alunos e bolsistas da FEI, integrantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Automação e Controle, e Ciência da Computação, que fazem parte do projeto HUB ICT – Toledo do Brasil.

Eric Rossini, aluno de Engenharia de Automação e Controle falou de sua satisfação em participar do programa. “Participar do programa está sendo muito positivo, porque temos a oportunidade de conversar com os gestores e os demais participantes de outras áreas de estudo como de mecânica, de elétrica e de programação. Além disso, com o estágio estou aprendendo muitas coisas que estão me ajudando no aprendizado na faculdade e vice-versa. O fato de estagiarmos dentro da própria FEI facilita muito nosso dia a dia, além de estarmos muito próximos da Toledo do Brasil, caso haja a necessidade de ir até a empresa”, disse.

O Pe. Theodoro Paulo Severino Peters, Presidente da Fundação, destacou que acompanhou de perto a criação do HUBICT. “Duas instituições vizinhas fisicamente e próximas nas suas missões, qualificadas a serviço do bem da sociedade. Desde sua origem, a FEI se articula com as empresas e indústrias para a formação de profissionais de qualidade com o objetivo de fomentar a inovação através da pesquisa com o chão de fábrica, reproduzindo em seus laboratórios de aplicações as teorias para o diagnóstico e resolução de problema concretos apresentados. Esse momento marca a qualidade da parceria firmada entre a FEI e a Toledo do Brasil, partilhando saberes e fazeres disponíveis com os protagonistas estudantes, orientadores, pesquisadores, engenheiros e programadores de empresas”, apontou.

Segundo a Dra. Michele Rodrigues Hempel Lima, Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do Laboratório HUB ICT – Toledo, através do projeto, os alunos conseguem trabalhar com temas reais da Toledo do Brasil dentro da FEI, sem deixar a graduação de lado. “Além disso, possibilita pesquisas e desenvolvimento de projetos tecnológicos novos, unindo trabalho e estudo. A ideia é que através dessa parceria consigamos trazer novas soluções, mostrando para os alunos o ambiente corporativo”, destacou.

O Reitor e Prof. Dr. Gustavo Henrique Bolognesi Donato fez questão de destacar a importância do programa. “O programa incentiva o desenvolvimento de soluções focadas em tecnologias e traz benefícios para todos os envolvidos, unindo a teoria com a prática, contribuindo para o aprendizado”, explicou.

O Presidente da Toledo do Brasil, Paulo Haegler, está muito animado com o projeto. “Vamos colher bons frutos, com alunos mais capacitados, professores motivados com projetos aplicados na indústria, inovações e soluções que possamos vender ou aplicar nos processos de fabricação, assim como potenciais novos colaboradores para a nossa empresa”, conclui.

 

Fotos 1 a 3 – Cerimônia de inauguração do  Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RECORDE DE DEMISSÕES VOLUNTÁRIAS E VALORIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS PELAS GEN Z E Y

Em 2023, o Brasil testemunhou um recorde de demissões voluntárias, resultando em mais de 7,3 …

Facebook
Twitter
LinkedIn