TOTAL LUBRIFICANTES DO BRASIL VAI INVESTIR R$ 15 MILHÕES EM AMPLIAÇÃO DE FÁBRICA

O crescimento econômico dos últimos anos contribuiu para elevar o poder
aquisitivo da população, o que levou muitas famílias a comprarem o seu primeiro
automóvel. Segundo dados da ANFAVEA, em 2013, foram produzidos 3,740 milhões de unidades, uma alta de 9,9% em relação
a 2012. Esses dados impactam diretamente no segmento de
lubrificantes, que também tem apresentado aumento da demanda.
Segundo relatório de pesquisa de mercado especial do IHS Química, o
Brasil é o sexto maior mercado mundial de lubrificantes, ficando atrás apenas
de China, Estados Unidos, Índia, Japão e Rússia.  Ainda segundo o IHS,
cerca de 70% de todos os lubrificantes utilizados no País destinam-se a
aplicações automotivas como: óleo para motores diesel, gasolina e combustíveis
flex, graxas, fluídos de grupos propulsores para transmissão e eixos e fluídos
para motocicletas.
De olho neste mercado em franco desenvolvimento, a TOTAL Lubrificantes do Brasil, responsável
pela produção de 35 mil toneladas de óleo lubrificante/ano, prevê dobrar este
volume de processamento no período entre 2014 e 2015. Para isso, investirá R$
15 milhões na ampliação de sua fábrica. A empresa também pretende incrementar o
seu portfólio de produtos, com a reformulação de toda a linha ELF. O lançamento dos novos ELF
Auto e ELF Moto está previsto para o próximo mês de março. “Os novos produtos
ELF trarão, além de um design mais moderno, ainda mais rendimento, tecnologia e
inovação para o consumidor final”, explica o diretor-geral do grupo TOTAL no
Brasil, Luis David Rodriguez.
Segundo o executivo, outro desafio a ser superado em solo brasileiro é a
expansão das operações no Nordeste, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “A
estratégia é descentralizar a venda, buscando por parceiros locais, como
operadores logísticos e distribuidores de combustíveis lubrificantes. Uma das
apostas são os projetos de fornecimento para montadoras, como a Honda, que
passará a integrar o time de clientes que já conta com Peugeot, Citroën,
Renault, Kia e Kawasaki”, afirma.
“As nossas metas são bastante ousadas. Trabalhamos com as perspectivas
de um crescimento de dois dígitos em nosso faturamento em 2014, mantendo a
média de dois dígitos conquistada nos últimos cinco anos. Só em 2012, a TOTAL
Lubrificantes do Brasil faturou mais de R$ 250 milhões. Também esperamos
alavancar nosso market share de 2,5% para 5% até 2020. Todas as nossas
projeções consideram o crescimento orgânico da operação”, reitera o executivo.
A TOTAL comercializa atualmente 296 produtos no País, entre
Lubrificantes Automotivos (109), Lubrificantes Industriais (160), Fluidos
Especiais (17) e Combustíveis Especiais (10).
Outro setor importante para a companhia envolve os
patrocínios esportivos. “O Grupo TOTAL, quinta empresa privada de energia e líder mundial no
mercado de lubrificantes, sempre acreditou no esporte. Além de tradicionais, os
crescentes investimentos em relevantes competições esportivas internacionais
como Fórmula 1, Dakar, WRC, Le Mans e Moto GP já fazem parte do DNA da
companhia. Na América do Sul, o destaque continuará sendo o patrocínio à Copa
TOTAL Sul-Americana, um evento popular que, certamente, ampliou a nossa
visibilidade junto aos potenciais consumidores da marca em toda a região”,
finaliza Rodriguez.

A TOTAL está entre as cinco maiores empresas
de petróleo e gás do mundo, presente em mais de 130 países. Com uma equipe
altamente capacitada, com mais de 96 mil colaboradores, as suas atividades
abrangem toda a cadeia do petróleo, desde a exploração, desenvolvimento e
produção de petróleo e gás, até o refino, distribuição e comercialização
internacional de petróleo bruto e produtos finais. A TOTAL também desempenha um
papel importante na indústria química global. 
A missão da TOTAL é trabalhar para ajudar a satisfazer a demanda global
por energia, hoje e amanhã.

Foto: Diretor-geral do grupo TOTAL no Brasil, Luis David Rodriguez.
Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn