A Tradecorp no Brasil passa a ser a sede
Internacional da empresa nas Américas, agregando o México em sua área de
atuação. Em 2012, a unidade Brasil já havia assumido a integração com a América
Latina (LATAM), que reúne Peru, Equador e Colômbia, sendo que o país já era
responsável pelo atendimento da Bolívia, do Paraguai e do Chile. A decisão foi
tomada para assegurar o crescimento da Tradecorp do Brasil, que possui
objetivos importantes e planos ambiciosos para os próximos anos, como o de
duplicar seu faturamento nas regiões onde atua.
Tradecorp Américas com foco no cultivo de frutas como abacate, manga e lima
ácida, e de hortaliças, que abrangem as culturas de tomate, pimenta, pepino,
brócolis e alface, todos para exportação, em sua maioria, aos Estados Unidos
para consumo in natura.
O Brasil foi escolhido para ser sede na fusão
devido à sua grande participação no faturamento da empresa nas Américas, que
chega a 60%. Para este ano, Brasil, LATAM e México estimam faturar juntos U$ 37
milhões, com expectativa de crescimento médio de dois dígitos durante os
próximos anos. “Isso deve ocorrer porque a região é uma das poucas fronteiras
agrícolas no mundo ainda em expansão e onde a produtividade ainda pode ser maior
do que a atual, com o uso de tecnologias como as oferecidas pela empresa”,
aponta Mario Franchi, diretor geral da Tradecorp do Brasil. Em 2012, o
faturamento da Tradecorp Internacional na área de nutrição especial de plantas
chegou a € 65 milhões, com participação de 36% da Tradecorp Américas nessa
cifra.
Américas vão além das semelhanças agrícolas. “Há proximidades culturais,
políticas e econômicas entres esses países que passam a fazer parte da nova
operação. O aumento da integração entre as distintas áreas e culturas fará com
que esta região, em conjunto, possa valer mais financeiramente do que cada área
isoladamente”, coloca Franchi.
Parte da Política Comercial da Tradecorp do Brasil
coloca a aproximação dos mercados como objetivo principal dentro da empresa.
Colocar em prática uma filosofia global de agregação de valor, free cash
flow e desenvolvimento sustentável no curto, médio e longo prazos para os
acionistas indicaram a necessidade de uma integração maior entre as diferentes
Américas.
membros executivos que, atualmente, ocupam as principais posições na gestão das
diferentes regiões operativas, assume a liderança das operações correspondente
às Américas.
O novo Gerente Geral da Tradecorp no México é José
Alfredo Garcia que tem em seu histórico profissional passagens por postos em
Regulatório, Marketing, Desenvolvimento e liderança de Equipes de Vendas. Com
uma carreira de 12 anos na FMC México, agora ele faz parte da família Tradecorp
Américas. Garcia é um dos integrantes do Comitê de Direção Crop Nutrition
Américas, que atuará até o final de 2013 e reúne líderes da LATAM, México,
Brasil e Tradecorp Internacional.
competência, o conhecimento, a mentalidade, a disponibilidade, a autonomia e a
flexibilidade para acompanhar, coordenar e controlar a estratégia de
produtividade e de maiores oportunidades de crescimento, orgânico e inorgânico,
que serão as principais fontes de criação de valor. Franchi será o coordenador
do comitê, que tem sua sede localizada em Campinas, onde atualmente funciona o
escritório nacional. Após análise dos resultados de negócios do período, uma
nova estrutura poderá ser proposta,
inclusive com inclusão de novos membros no comitê.
A Tradecorp do Brasil é uma empresa de inovação
tecnológica, na área de fertilizantes e nutrição vegetal complementar, com
cerca de 25% dos negócios da Tradecorp Internacional instalados no país. A
empresa teve início no país em 2002, com um único representante na região
Nordeste. Atualmente, a Tradecorp do Brasil possui uma rede de 220 pontos
de vendas estrategicamente localizados nas principais regiões agrícolas. Possui
ainda 21 regionais de Vendas. A sede da empresa está localizada em Campinas, no
interior de São Paulo.
Foto: Mário Franchi e José Alfredo
Crédito: Divulgação