TRADECORP BRASIL PASSA A SER SEDE INTERNACIONAL DA EMPRESA NAS AMÉRICAS

A Tradecorp no Brasil passa a ser a sede
Internacional da empresa nas Américas, agregando o México em sua área de
atuação. Em 2012, a unidade Brasil já havia assumido a integração com a América
Latina (LATAM), que reúne Peru, Equador e Colômbia, sendo que o país já era
responsável pelo atendimento da Bolívia, do Paraguai e do Chile. A decisão foi
tomada para assegurar o crescimento da Tradecorp do Brasil, que possui
objetivos importantes e planos ambiciosos para os próximos anos, como o de
duplicar seu faturamento nas regiões onde atua.

O México representa, hoje, 30% dos negócios da
Tradecorp Américas com foco no cultivo de frutas como abacate, manga e lima
ácida, e de hortaliças, que abrangem as culturas de tomate, pimenta, pepino,
brócolis e alface, todos para exportação, em sua maioria, aos Estados Unidos
para consumo in natura.

O Brasil foi escolhido para ser sede na fusão
devido à sua grande participação no faturamento da empresa nas Américas, que
chega a 60%. Para este ano, Brasil, LATAM e México estimam faturar juntos U$ 37
milhões, com expectativa de crescimento médio de dois dígitos durante os
próximos anos. “Isso deve ocorrer porque a região é uma das poucas fronteiras
agrícolas no mundo ainda em expansão e onde a produtividade ainda pode ser maior
do que a atual, com o uso de tecnologias como as oferecidas pela empresa”,
aponta Mario Franchi, diretor geral da Tradecorp do Brasil. Em 2012, o
faturamento da Tradecorp Internacional na área de nutrição especial de plantas
chegou a € 65 milhões, com participação de 36% da Tradecorp Américas nessa
cifra.

Os principais pontos que levaram à integração das
Américas vão além das semelhanças agrícolas. “Há proximidades culturais,
políticas e econômicas entres esses países que passam a fazer parte da nova
operação. O aumento da integração entre as distintas áreas e culturas fará com
que esta região, em conjunto, possa valer mais financeiramente do que cada área
isoladamente”, coloca Franchi.

Parte da Política Comercial da Tradecorp do Brasil
coloca a aproximação dos mercados como objetivo principal dentro da empresa.
Colocar em prática uma filosofia global de agregação de valor, free cash
flow
e desenvolvimento sustentável no curto, médio e longo prazos para os
acionistas indicaram a necessidade de uma integração maior entre as diferentes
Américas.

Em um primeiro momento, um comitê formado pelos
membros executivos que, atualmente, ocupam as principais posições na gestão das
diferentes regiões operativas, assume a liderança das operações correspondente
às Américas.

O novo Gerente Geral da Tradecorp no México é José
Alfredo Garcia que tem em seu histórico profissional passagens por postos em
Regulatório, Marketing, Desenvolvimento e liderança de Equipes de Vendas. Com
uma carreira de 12 anos na FMC México, agora ele faz parte da família Tradecorp
Américas. Garcia é um dos integrantes do Comitê de Direção Crop Nutrition
Américas, que atuará até o final de 2013 e reúne líderes da LATAM, México,
Brasil e Tradecorp Internacional. 

De acordo com Franchi, esse órgão deve ter a
competência, o conhecimento, a mentalidade, a disponibilidade, a autonomia e a
flexibilidade para acompanhar, coordenar e controlar a estratégia de
produtividade e de maiores oportunidades de crescimento, orgânico e inorgânico,
que serão as principais fontes de criação de valor. Franchi será o coordenador
do comitê, que tem sua sede localizada em Campinas, onde atualmente funciona o
escritório nacional. Após análise dos resultados de negócios do período, uma
nova estrutura poderá ser proposta,
inclusive com inclusão de novos membros no comitê.

A Tradecorp do Brasil é uma empresa de inovação
tecnológica, na área de fertilizantes e nutrição vegetal complementar, com
cerca de 25% dos negócios da Tradecorp Internacional instalados no país. A
empresa teve início no país em 2002, com um único representante na região
Nordeste. Atualmente, a Tradecorp do Brasil  possui uma rede de 220 pontos
de vendas estrategicamente localizados nas principais regiões agrícolas. Possui
ainda 21 regionais de Vendas. A sede da empresa está localizada em Campinas, no
interior de São Paulo.

Foto: Mário Franchi e José Alfredo

Crédito: Divulgação

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