TREND MICRO CONTRIBUI PARA GARANTIR SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA ONG OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE

Para assegurar a prestação de serviços de saúde totalmente gratuitos e voltados à população em situação de vulnerabilidade social, a Trend Micro, líder global em soluções de cibersegurança, está contribuindo para garantir a segurança das redes da ONG Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Sediada em Salvador (BA), a instituição filantrópica já conseguiu barrar 71.000 ameaças maliciosas em suas redes e servidores a partir do uso de soluções da Trend Micro.

Com o uso desde Maio de 2017, a OSID implementou as soluções da Trend Micro por intermédio da TecnoAtiva, que é a distribuidora da empresa na região. Com o uso dos produtos Deep Security e OfficeScan (Apex One), a ONG passou a ter maior controle sobre todos os sistemas e ambientes conectados, permitindo ação rápida no solucionamento de incidentes. Além disso, outro ponto positivo das ferramentas foi a desoneração das redes e dos equipamentos, que ficaram mais leves e permitiram uma melhor utilização por parte dos usuários da entidade.

Com um total de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, dois mil atendimentos por dia, quase mil leitos hospitalares e mais de 10 mil cirurgias por ano, a ONG conta um sistema on-premise (no local) de redes e servidores, e necessita de um sistema com rápida capacidade técnica de interação entre os diversos centros operacionais. No total, são 21 núcleos no Estado que prestam assistência à população, com foco em saúde, mas também atuando em assistência social, educação e pesquisa.

ONG era alvo de ataques

Antes de adotar as soluções da Trend Micro, a instituição foi vítima de um ataque de ransomware. A equipe de TI da ONG registrou uma sequência de alertas de uma das áreas da OSID, o que era pouco usual. Após rápida análise, a equipe notou que um ataque estava ocorrendo, havendo superado o sistema de defesa até então utilizado. Com mais tempo, foi possível investigar e identificar que o ataque se originou por meio de phishing, o qual não foi detectado pelo sistema de segurança, nem impedido após a abordagem dos criminosos sobre a máquina que sofreu o ataque inicial.

De modo a evitar que novas ocorrências acontecessem, a ONG buscou as soluções Deep Security para seus servidores e OfficeScan (atual Apex One) para endpoints, ambas fornecidas pela Trend Micro. Com elas, a entidade passou a atuar com uma segurança mais abrangente e integrada, atuando desde os servidores até o endpoint e perímetro. Do ponto de vista operacional, as soluções apresentam alto grau de confiabilidade, com índice de falsos positivos próximo de zero. “Com o novo composto de ferramentas da Trend Micro, não fomos mais afetados por ransomware ou outras ameaças, e não tivemos nosso perímetro violado por agentes maliciosos, seguindo as atividades de alto valor social sem interrupções”, afirma, Isabelle Cardoso, Chief Information Officer (CIO) da OSID.

Do ponto de vista operacional, as soluções apresentam alto grau de confiabilidade, com índice de falsos positivos próximo de zero. A proteção em tempo real dos ambientes trouxe mais tranquilidade para a organização, com defesas sólidas até mesmo contra ameaças emergentes, enquanto o virtual patching (atualizações e patching em todos os endpoints) mantém todo o ambiente seguro a tempo da equipe fazer as atualizações necessárias.

A Trend Micro Incorporated, líder global em soluções de segurança cibernética, ajuda a tornar o mundo seguro para o intercâmbio de informações digitais. Nossas soluções inovadoras para consumidores, empresas e governos fornecem segurança em camadas para data centers, cargas de trabalho de nuvem, redes e endpoints. Todos os nossos produtos trabalham juntos para compartilhar facilmente informações sobre ameaças e fornecer uma defesa contra ameaças com visibilidade e investigação centralizadas, permitindo uma proteção melhor e mais rápida. Com mais de 6.500 funcionários em 50 países e a pesquisa e inteligência de ameaças globais mais avançadas do mundo, a Trend Micro permite que as organizações protejam seu mundo conectado.

 

Foto: Isabelle Cardoso, Chief Information Officer (CIO) da OSID.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TRT-15 É PREMIADO COM O SELO DIAMANTE DO CNJ PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu na última sexta-feira,  (27/11), o Prêmio …

Facebook
Twitter
LinkedIn