TRÊS TENDÊNCIAS PARA O FOODSERVICE EM 2023

O ano de 2022 marcou a retomada econômica de muitos setores no chamado pós-pandemia. Com o foodservice não foi diferente. Após dois anos de restrição, o segmento recuperou-se gradativamente à medida que os hábitos do consumidor foram também se normalizando. Para especialistas, o momento é de consolidação, com o Brasil apresentando um faturamento crescente e cada vez mais positivo em comparação a outros países, como os Estados Unidos. Diante disso, a expectativa de crescimento é de, aproximadamente, 7,5% a partir de 2023.

Para tanto, algumas tendências já estão sendo observadas – e aguardadas – para ajudar a fortalecer e alavancar o setor no próximo ano. Antenado ao mercado, João Alfredo Pimentel, fundador da 6place, explica que a própria expertise da marca já é uma tendência: “A 6place é uma plataforma digital criada para fomentar o abastecimento de franquias de alimentação e independentes do foodservice, focada em oferecer a melhor eficiência operacional para controle do CMV de seus clientes por meio da conexão de indústrias, distribuidores, fornecedores e crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B”.

Para o executivo, que reuniu em um mesmo marketplace todo o ecossistema de food, o setor deve se deparar com pelo menos três tendências importantes que devem direcionar os negócios em 2023.

Digitalização do abastecimento

Um estudo realizado pelo IFB (Instituto Foodservice Brasil) em parceria com a consultoria Cognitive Media Science que foi divulgado no início de 2022, o pouco investimento ou a incerteza de quando iniciar a transformação digital era a realidade de 74% do setor de foodservice. Na mesma época, outro estudo da consultoria alertava para a perda de aproximadamente 24% nos lucros por conta dessa imaturidade digital. Destacando que tal transformação vai além das vendas online, o estudo apontava como dica a utilização de tecnologias propulsoras de melhoria em diferentes áreas e processos. No abastecimento, uma opção é realizar a compra online, com monitoramento via plataforma digital. Dessa forma, o operador consegue captar as melhores ofertas em um portfólio qualificado e homologado que reúna todo o ecossistema em um só marketplace com o intuito de garantir preços bastante competitivos e vantajosos para o setor. É o que faz a 6place.

Crédito para abastecimento

O fluxo de caixa foi uma das áreas mais impactadas durante a pandemia. Um estudo da Abrasel em parceria com a Alelo apontou, inclusive, que 79% dos bares e restaurantes buscaram algum tipo de crédito no período e apenas 50% obtiveram êxito. Outro dado relevante da pesquisa é que a busca por crédito é um hábito que antecede o coronavírus. Seja para a garantia desse fluxo, para o pagamento de dívidas, realização de alguma reformas e ampliações ou a implementação de algum novo serviço, a expectativa é de que essa procura cresça ainda mais. Então, opções de crédito menos burocráticas e até mesmo a variação de possibilidades de pagamento, tendem a movimentar o mercado no próximo ano.

Previsão e planejamento do abastecimento

De nada adianta digitalizar o seu negócio e aproveitar as ofertas de crédito se a gestão não é assertiva. A má gestão do estoque, inclusive, é considerada um dos grandes desafios do foodservice e a fonte principal de comprometimento da saúde financeira de muitos negócios. Então, manter um gerenciamento de estoque eficaz, além de garantir quantidade suficiente de insumos para atendimento das demandas, propicia a previsibilidade do seu consumo, além de evitar os prejuízos causados pelas rupturas em momentos de alta procura.

A 6place é uma plataforma digital de abastecimento para redes de franquias de alimentação e food service independentes que buscam melhor eficiência operacional e controle do CMV. Conectando indústria, distribuidores, fornecedores e crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B, a plataforma proporciona as melhores experiências físicas de abastecimento e resultados reais para redes de franquias e operadores de food service.

 

Foto: João Alfredo Pimentel é fundador da 6place.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA AVALIA SOBRE A MELHORA DA PERSPECTIVA DA NOTA DE CRÉDITO DO BRASIL

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de …

Facebook
Twitter
LinkedIn