TRIMBLE APOSTA NO CRESCIMENTO DO MERCADO BRASILEIRO

A Trimble, líder mundial no seguimento de tecnologias de posicionamento, criou recentemente um escritório no Brasil na cidade de Campinas (SP) marcando uma presença de apoio tecnológico e de desenvolvimento de aplicações nas áreas de agricultura, construção civil e topografia. A empresa está com foco no mercado emergente da economia brasileira e na demanda que está sendo gerada em infraestrutura para a Copa do Mundo em 2014 e os jogos olímpicos de 2016, atrelado ao crescimento da área agrícola no país. 

A multinacional americana com sede na Califórnia está presente em 27 países com escritórios próprios e realiza vendas para outros 147 países através de uma rede de distribuidores. No Brasil, grande parte dos cerca de 900 produtos desenvolvidos e patenteados pela Trimble no mundo são comercializados aqui há cerca de 10 anos através de representações comerciais, sendo a principal a distribuidora Santiago & Cintra.
A operação brasileira está sob o comando do executivo Carlos Alberto P. Nogueira, que viveu vários anos nos Estados Unidos e Europa, com passagens por multinacionais como GM, GE e Motorola. A Trimble Brasil conta com uma equipe de 20 técnicos e engenheiros, que será responsável pelo desenvolvimento de projetos e soluções, como sistemas para administração, gerenciamento de ativos, localização e infraestrutura on line (seus equipamentos permitem visualizar em tempo real todas as etapas de um projeto de construção, por exemplo), além de sistemas integrados, também conhecidos como Connected Farm, voltado para o setor agropecuário.
Com um investimento inicial de R$ 3 milhões, a Trimble Brasil pretende fortalecer seus contatos no país. “A ideia de estar aqui com o escritório e o pessoal de engenharia é intensificar esse contato aqui no Brasil. Trabalhar com grandes contas corporativas como Petrobrás e Vale do Rio Doce sempre visando a aplicação mais recente da tecnologia que nós temos na área de posicionamento não só de GPS, mas laser, 3D e geoespacial para várias aplicações em agricultura, mineração, parte de ferrovias, parte de estradas, topografia, ou seja, um ramo imenso”, afirma o executivo Carlos Alberto.
Com 30 anos de mercado, a Trimble evoluiu de uma empresa que só fazia Hardware e passou de um faturamento de cerca de US$ 250 milhões em 1999 para um faturamento global de US$ 1,7 bilhão em 2011. Entre as soluções desenvolvidas pela Trimble existe uma solução chamada Fazenda Conectada onde são utilizadas várias tecnologias de posicionamento para fazer rastreamento de gado, para demarcar a área da fazenda através de um pequeno avião não pilotável que tem uma câmera com um aparelho de GPS incorporado que realiza todo o levantamento fotográfico de toda a fazenda.
Os equipamentos da Trimble foram usados na construção do estádio Olímpico da China e no Gren Point na África do Sul para a última copa do mundo que utilizou várias das tecnologias da companhia desde a construção do estádio utilizando modelo 3D e posicionamento do aço, concreto até o nivelamento do gramado que é feito através de equipamentos de softwares. “Essas nossas tecnologias são muito apropriadas para uti8lizar nesses eventos semelhantes que vamos ter aqui e que já utilizamos no exterior”, diz Carlos Alberto.
A Trimble decidiu instalar uma unidade própria no Brasil, repetindo sua aposta nos países que formam os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para crescer no mercado mundial. Esta estratégia de negócio tem como objetivo aproximar ainda mais a companhia de seus clientes e mercados, desenvolvendo produtos e tecnologias sob medida para as necessidades locais.
Apesar de ser mais conhecida pela produção de tecnologia para GPS, a Trimble vem diversificando suas estratégias e negócios ao longo dos anos, de forma a se manter atualizada e competitiva no mercado mundial. Hoje, além dos equipamentos de posicionamento, a empresa desenvolve soluções completas para aplicações específicas combinando hardware, software e comunicações sem fio, que agilizam as operações comerciais nas empresas e melhoram a produtividade e a rentabilidade. Seus produtos são encontrados em um amplo mercado, como engenharia, agricultura, transporte, construção e infraestrutura de comunicações sem fio.
Carlos Alberto P. Nogueira explica  que, inicialmente, os focos de atuação da unidade local serão os segmentos de topografia e agricultura, mas que os demais segmentos onde a companhia já atua podem ganhar corpo futuramente, de acordo com a demanda local.
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