TRT-15 LIDERA SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO TRABALHISTA PELA TERCEIRA VEZ E ARRECADA R$ 297 MILHÕES

TRT-15 LIDERA SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO TRABALHISTA PELA TERCEIRA VEZ E ARRECADA R$ 297 MILHÕES

Com R$ 297,1 milhões arrecadados, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) garantiu, pela terceira vez consecutiva, a primeira colocação na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o evento chegou à sua 9ª edição entre os dias 26 e 30 de maio.

Foram realizadas 12.577 audiências, com 4.443 processos conciliados, o que resultou em R$ 267,5 milhões homologados aos trabalhadores. A edição também arrecadou R$ 15,5 milhões para o INSS e R$ 14 milhões em Imposto de Renda. O índice de conciliação do TRT-15 foi de 35,33%, com 59.559 pessoas atendidas.

A presidente do Tribunal, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, destacou que o resultado reflete o compromisso institucional com uma Justiça do Trabalho mais “célere, efetiva e humana”. Segundo ela, o fortalecimento da cultura do diálogo se deve à atuação conjunta de magistrados, servidores e da confiança das partes no processo de conciliação.

Cejuscs fortalecem a cultura da conciliação

Os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) foram protagonistas nos resultados. No Cejusc de 2º Grau, foram realizadas 299 audiências, com 150 acordos e R$ 34,6 milhões homologados. Um dos destaques foi o acordo de R$ 500 mil entre o Ministério Público do Trabalho e a empresa Cocal, conduzido via Projeto In-Pacto, plataforma de mediação online desenvolvida pelo laboratório de inovação Co.Labora 15. Também se destacou o acordo com a Caixa Econômica Federal, no valor líquido de R$ 4,3 milhões.

Já os 14 Cejuscs de 1º Grau, distribuídos em cidades como Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, realizaram 2.930 audiências, com 1.758 acordos firmados, totalizando R$ 97 milhões homologados e um índice de conciliação de 60%.

Para a vice-coordenadora do Nupemec, desembargadora Ana Claudia Torres Vianna, os resultados confirmam a conciliação como “instrumento de pacificação social e valorização das relações de trabalho”. O também vice-coordenador, desembargador Fábio Bueno de Aguiar, destacou que os Cejuscs vêm se consolidando como “espaços de escuta, acolhimento e resolução eficiente”.

Atuação das Varas e da Vice-Presidência Judicial

As 153 Varas do Trabalho do TRT-15 promoveram 9.284 audiências, com 2.505 processos conciliados, R$ 129,4 milhões homologados e mais de 45 mil pessoas atendidas. A Vice-Presidência Judicial (VPJ) e os gabinetes de desembargadores realizaram 64 audiências, com 30 acordos firmados, que somaram R$ 6,3 milhões.

Conciliação coletiva: destaque na Revap/Petrobras

Na Seção de Dissídios Coletivos (SDC), a conciliação pôs fim à greve dos trabalhadores da Refinaria Henrique Lage – Revap/Petrobras, iniciada em 26 de maio. O acordo, firmado no dia 28, envolveu 14 empresas e o sindicato Sintricom, com a participação do Ministério Público do Trabalho.

Entre os pontos pactuados estão: reajuste salarial de 7,32%, PLR de R$ 7 mil, vale-alimentação de R$ 1.320, cesta natalina de R$ 770, além de estabilidade provisória e abono dos dias parados. O vice-presidente judicial, desembargador Wilton Borba Canicoba, avaliou que o caso exemplifica “como o diálogo é capaz de superar impasses coletivos com responsabilidade e equilíbrio”.

Parceria com o futebol paulista

Durante a semana, o TRT-15 firmou novo convênio com a Federação Paulista de Futebol (FPF) para estimular a mediação de conflitos trabalhistas envolvendo clubes e profissionais do esporte. O termo foi assinado pela presidente Ana Paula Lockmann e pelos dirigentes da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos e Mislaine Scarelli.

Resultados nacionais

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista de 2025 arrecadou R$ 2 bilhões em todo o país. Foram 100.705 audiências, 34.568 acordos firmados e um índice médio de conciliação de 34,3%. O TRT-2 (SP) ficou em segundo lugar, com 4.391 processos conciliados, seguido pelo TRT-1 (RJ), com 3.326.

Histórico de liderança

O TRT-15 manteve seu histórico de liderança entre os tribunais de grande porte. Em 2023, foram R$ 178,56 milhões homologados em 2.854 acordos. Já em 2024, o Tribunal alcançou R$ 198,4 milhões com 3.887 processos conciliados. Este ano, com R$ 297 milhões, o TRT-15 reafirma sua posição de vanguarda na promoção da conciliação trabalhista.

Foto: Presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.

Crédito: Divulgação.

EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES DISCUTEM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS E EXPANSÃO NO PARAGUAI EM EVENTO NO WTC

GRANDES EVENTOS DO FUTEBOL DEVEM TESTAR CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DIGITAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

CAMPINAS DECOR REVELA OS AMBIENTES VENCEDORES DA EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 30 ANOS

TRADIÇÃO, MÚSICA E CULTURA POPULAR – FESTA JUNINA DA ESCOLA SALESIANA SÃO JOSÉ PROMETE MOVIMENTAR CAMPINAS

MATEUS SOLANO APRESENTA MONÓLOGO “FIGURANTE” NO TEATRO OFICINA DO ESTUDANTE EM CAMPINAS

COPA LEGAL – PAIXÃO PELO FUTEBOL NÃO PODE SERVIR PARA A PRÁTICA DE CRIMES

HOSPITAIS PÚBLICOS RECEBERÃO NOVOS EQUIPAMENTOS PARA AMPLIAR CAPACIDADE CIRÚRGICA NO SUS

TRT-15 LIDERA RANKING NACIONAL DE CONCILIAÇÕES TRABALHISTAS E ARRECADA R$ 459,9 MILHÕES EM UMA SEMANA

ESPECIALISTA APONTA QUE COPA DO MUNDO PODE FORTALECER POSICIONAMENTO DE MARCAS E AMPLIAR CONEXÃO COM O PÚBLICO

Assine nossa newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.