TRUMPF ABRE NOVA SMART FACTORY EM DITZINGEN

A TRUMPF abriu uma nova Smart Factory.  Localizada em sua sede, em Ditzingen, na Alemanha, a nova instalação já está produzindo peças para a sua própria produção. Projetada como um ambiente de manufatura totalmente conectado, a Smart Factory também serve como um centro de demonstração – um lugar onde clientes podem ver por si mesmos como funciona a fabricação de peças de chapas metálicas de forma eficiente. “Temos 30 máquinas interconectadas em nossa nova Smart Factory. A conectividade ajuda a reduzir as taxas de sucata e o tempo de processamento, além de aumentar a eficiência. Nenhuma outra empresa tem know-how de projeto e construção de linha completa de produção interconectada e digitalizada como a TRUMPF”, disse Heinz-Jürgen Prokop, Diretor Executivo de Máquinas-Ferramentas da TRUMPF.

A Smart Factory está dividida em três unidades, com um total de 5.000 metros quadrados. Junto com Chicago, nos EUA, e Taicang, na China, Ditzingen, na Alemanha, se tornou a terceira cidade a ter uma fábrica da TRUMPF totalmente conectada. A empresa agora possui uma Smart Factory em nos três principais continentes do mundo, destacando sua determinação em se aproximar de seus clientes.

Sistemas inteligentes para o trabalho do dia a dia

Na nova Smart Factory, a conectividade se estende não apenas a máquinas de corte, dobra e solda, mas também aos sistemas de armazenamento de grande escala e veículos autoguiados. Todo o ambiente de produção é gerenciado a partir do centro de controle. Este centro coleta todos os indicadores-chave de desempenho do processo de produção em tempo real, desde a entrada do pedido até o produto acabado. “A melhor maneira de aumentar a eficiência de uma linha de corte, dobra e solda é se concentrar nas etapas que ocorrem antes e depois da produção da peça. Conectar processos de produção e máquinas oferece às empresas uma vantagem competitiva decisiva – especialmente em uma era de tamanhos de lote decrescentes, tempos de resposta mais rápidos e peças cada vez mais complexas”, diz Prokop.

Sistemas inteligentes, como o software de programação da TRUMPF TruTops Fab, ajudam os operadores a monitorar todo o processo de produção  de onde quer que estejam usando um tablet, smartphone ou relógio inteligente.

Provedor de soluções para produção ponta a ponta

A Smart Factory da TRUMPF atende à demanda interna de fabricação da própria empresa. Mas também serve como um centro de demonstração para outras empresas da Alemanha e da Europa, mostrando como aumentar a eficiência de corte, dobra, puncionamento e soldagem em um ambiente de produção real.

Empresas de todos os tamanhos, desde uma pequena manufatura até as grandes corporações, podem descobrir ganhos com a manufatura conectada. Por exemplo, pequenas empresas podem aumentar significativamente sua eficiência optando por soluções básicas, como o assistente de separação de peças Sorting Guide, baseado em Inteligência Artificial (IA). A Smart Factory da TRUMPF oferece o exemplo perfeito de como conectar a manufatura passo a passo com a logística e outras áreas. Empresas maiores, com mais máquinas, podem aprender como configurar a produção semiautônoma estudando a integração perfeita da Smart Factory com puncionamento, dobra, lasers e sistemas de armazenamento.

Provedor de soluções com parceiros

A TRUMPF pretende continuar construindo sua reputação como fornecedora de soluções para produção ponta a ponta – e isso significa construir parcerias. As modernas unidades de transporte da fábrica, que levam materiais de uma máquina para outra, são feitas por um desses parceiros, a Jungheinrich, enquanto os sistemas de armazenamento são fornecidos pela STOPA. A Smart Factory também inclui uma máquina de nivelamento e rebarbação da ARKU e uma máquina de inspeção da InspecVision.

A empresa de alta tecnologia TRUMPF oferece soluções de produção nos setores de máquinas-ferramenta e laser. Está impulsionando a conectividade digital na indústria de manufatura por meio de consultoria, plataforma e software. A TRUMPF é líder mundial em tecnologia e mercado de máquinas-ferramenta utilizadas no processamento de chapas flexíveis e também para lasers industriais.

Em 2019/20 a empresa – que conta com cerca de 14.300 colaboradores – teve receita de vendas de 3,5 bilhões de euros. Com mais de 70 subsidiárias, o Grupo TRUMPF está representado em quase todos os países da Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Possui instalações de produção na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca, EUA, México, China e Japão.

A TRUMPF comemora, em 2020, 39 anos de presença no Brasil. Com sede em Barueri, a empresa possui uma operação solidificada e com abrangência para prover assistência técnica a seus clientes em diferentes regiões, sendo responsável também em dar suporte às operações na América do Sul.

 

Foto 1 – A Smart Factory da TRUMPF mostra como diferentes tipos de máquinas podem ser interconectadas em rede.

Foto 2 – Com a rede digital, as atividades de produção de chapas metálicas podem ser acompanhadas todo o tempo.

Foto 3 – Com o Sorting Guide, as peças  cortadas podem ser separadas de forma rápida e fácil usando inteligência artificial.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CUIDADOS PARA UMA BOA COMPRA NA BLACK FRIDAY

ARTIGO DO ADVOGADO PASQUAL JOSÉ IRANO Black Friday – “sexta-feira negra” na língua mãe – …

Facebook
Twitter
LinkedIn