ULTRAPAN QUER SE CONSOLIDAR NO MERCADO COM PRODUTOS DIFERENCIADOS LIGADOS À NATUREZA E À SAÚDE

23 de junho de 2015.
A Indústria de
bebidas Ultrapan, que fica em Valinhos, está há 25 anos no mercado e está
driblando a crise econômica que assola o país de uma forma criativa e com
várias ações que envolvem a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o
lançamento de novos produtos, combate ao desperdício e eficiência operacional
para redução de custos.
A empresa possui um
portfólio diversificado composto por néctares, energéticos, isotônicos, bebidas
mistas e doces infantis. Com uma trajetória marcada pelo dinamismo e pela busca
por novas tecnologias, a Ultrapan é pioneira no mercado de bebidas, com o uso
de ingredientes inovadores, que possuem macro e nanotecnologia em suas
composições. Há 25 anos no mercado, a Ultrapan está consolidada como uma
organização com instalações modernas e um rigoroso controle de qualidade e de
processos. Estão entre as marcas da Ultrapan: Power Bull, Frutaria, Dr. Up, Ken
Up, Energil Sport, Tampico, HP, K2, Teko Toy, Teko Candy, Spray Candy, e
Mr. Crok.
O gerente industrial
da Ultrapan, Lúcio Caleffi, disse que a empresa tem como estratégia ficar
conhecida no mercado consumidor por produtos diferenciados mais ligados à
natureza e à saúde. “Somos uma empresa que preza pela qualidade. A gente tem
marcas famosa, mas as linhas novas vão corresponder por grande parte do nosso
trabalho nos próximos anos”, afirma.
Atualmente a Ultrapan
possui 100 SKUs (Stock Keeping Unit) em português Unidade de Manutenção de
Estoque, que é definido como um identificador único de um produto e é utilizado
para manutenção de estoque. Através dele, é possível pesquisar e identificar
exatamente qual produto foi vendido, entregue ou trocado.  “Hoje a gente tem 100 SKUs, dos quais 30
deles foram lançados nos últimos três anos. A ideia é tentar manter uns 50% dos
SKUs lançados neste último ano. A linha Frutaria, cada lata de cada sabor é um
SKU”, diz.
A Ultrapan acaba de
desenvolver a linha de néctares Frutaria Funcionais, bebidas de baixa caloria e
com alto teor de polpa, que unem as propriedades nutricionais das frutas com a
ação de princípios ativos que trazem benefícios ao organismo, com foco no
público preocupado com a saúde e o bem estar. Disponível nas versões Detox,
Antiox, Osteo e Colágeno, os lançamentos já estão disponíveis nos pontos de
venda.
Combinação de maçã,
cenoura, pera, abacaxi, água de coco, gengibre, couve e limão.  Muito mais que um mix de frutas e vegetais
com propriedades desintoxicantes, o néctar Frutaria Detox é uma bebida de baixa
caloria, com apenas 37 kcal em 200 ml, 0% de sódio e sem adição de açúcares,
conservadores ou adoçantes artificiais.
O néctar Detox da
Ultrapan possui 40% de polpa em sua formulação, isso porque o produto leva
frutas e vegetais de verdade e não aromas. Por conter somente os açúcares
naturais presentes nas frutas e sem adição de sódio, a bebida também é indicada
para quem tem restrições aos componentes.
Lúcio Callefi disse
ainda que a empresa está desenvolvendo ações no sentido de passar incólume à
crise brasileira. Segundo ele, são duas frentes de trabalho. “A gente tem uma
frente de buscar e lançar produtos com maior valor agregado para o mercado que
consiga pagar o preço que ele vale e por outro lado a gente tem trabalhado
muito forte na eficiência operacional, que é a raiz de você ter a possibilidade
de não diminuir a sua margem, mas mesmo assim conseguir oferecer ao consumidor
um produto com preço mais acessível”, comenta.

De acordo com Lúcio
Callefi, neste período de crise a empresa tem ouvido todas as pessoas que podem
opinar. “Um trabalho de equipe mesmo, dentro da fábrica e busca de soluções
criativas de como encontrar saídas para melhorar a eficiência operacional. A
gente tem várias equipes de trabalho dentro da Ultrapan trabalhando em planos
de ação para reduzir custos. Nós temos redução de custos de compra de matéria
prima, prêmios de incentivo para as pessoas que conseguirem trazer ideias que
reduzam algum gasto. Entramos fortemente com um trabalho de redução de energia
elétrica. Nós temos 12 ações muito pontuais em termos de redução de custo”,
explica.

Fotos 1 e 2 – Linha de produção da Ultrapan.
Foto 3 – Gerente Industrial da Ultrapan, Lúcio Callefi.
Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn