UM TERÇO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO É CAUSADO POR FALTA DE ATENÇÃO

Muitos motoristas subestimam o perigo
de se distrair enquanto dirigem porque associam a distração somente ao ato de
fazer ligações. Contudo, fontes de distração estão escondidas em muitas outras
atividades, que frequentemente não são consideradas importantes. Mas
especialistas alertam que o risco de ocorrer um acidente aumenta a partir do
momento em que os olhos se desviam da via à frente, as mãos ficam fora do
volante e os pensamentos se dispersam daquilo que está acontecendo no trânsito.
O Centro de Tecnologia Allianz
(Allianz Center for Tecnology – AZT), que fica em Munique, na Alemanha, estudou
as causas e consequências da distração. “A situação que investigamos em
2011 está piorando. Atualmente, pesquisadores de acidentes estão preocupados
com a multiplicidade de aparelhos de comunicação móvel, equipamentos de entretenimento
e os chamados dispositivos nômades que são usados no carro”, diz o Dr. Jorg
Kubitzki, pesquisador de acidentes do AZT e autor do estudo da Allianz
intitulado Distraction at the Wheel (Distração ao Volante).
A popularidade cada vez maior de
smartphones e aplicativos e a abundância de outros dispositivos eletrônicos
portáteis está levando as pessoas a usá-los ao mesmo tempo em que dirigem. Cerca de 20% dos motoristas admitem escrever
mensagens de texto ou e-mails ao volante e 30% leem estas mensagens,
mesmo se, de acordo com os próprios motoristas, o fazem apenas
“raramente” ou “ocasionalmente”.
Motoristas subestimam o quanto as
suas funções mentais se dispersam
Três quartos dos entrevistados para a
pesquisa do Centro de Tecnologia admitiram que às vezes ficam divagando
enquanto estão dirigindo. Outros ficaram bravos ou extremamente estressados
enquanto estavam ao volante. Estas perturbações internas são muitas vezes
causas de acidentes do tipo “olhei, mas não vi”. Numa situação como
esta, o motorista está olhando para a via à frente, mas sua mente está em outro
lugar.
O grau de subestimação dos motoristas
com relação aos riscos é surpreendente. Eles acham que fontes de distração
vindas de fora do veículo são muito mais sérias do que uma perda de atenção
provocada por seu próprio comportamento. No estudo, 72% dos motoristas disseram sentir-se
distraídos por eventos ocorrendo fora do carro ou por pessoas. Um número
maior ainda disse se distrair com paisagens ou prédios.
No entanto, os numerosos olhares e
movimentos das mãos involuntários de um motorista são muito mais perigosos do
que outdoors nas ruas. A maior parte das situações críticas se origina de
“tarefas secundárias”, que não estão diretamente relacionadas com o ato de
dirigir. 
Fontes subestimadas de distração
James Bond pode dirigir a uma
altíssima velocidade ao mesmo tempo em que faz telefonemas, navega com o GPS,
atira em seus rivais ou faz manobras radicais e perigosas para evitar uma
saraivada de tiros hostis. Mas o motorista comum subestima muito a própria
capacidade quando se trata de realizar múltiplas tarefas. Pesquisas mostram que
realizar diversas atividades ao mesmo tempo enquanto se dirige sempre leva a
mais erros de direção.
Estudos mostraram que dirigir com
bebês, crianças pequenas e animais de estimação no carro faz com que haja muito
contato ocular com as crianças. Ao mesmo tempo em que há mais olhares pelo
retrovisor, um tempo significativamente maior é gasto desviando o olhar da via.
Atividades que distraem são
frequentemente realizadas enquanto se espera no sinal vermelho – com a melhor
das intenções por parte do motorista em não colocar em risco a segurança no
trânsito. No entanto, os cruzamentos nas cidades são lugares onde as condições
de trânsito mudam de forma extremamente rápida.
Segurança nas Estradas e Distração de
Motoristas
O risco de ocorrer um acidente
aumenta quando o motorista está ocupado com tarefas manuais: 43% dos
entrevistados que haviam sofrido um acidente nos últimos três anos disseram ter
usado o telefone ao dirigir. Entre aqueles que não tiveram um acidente, este
número foi de apenas 26%.
Quando os motoristas procuram objetos
ou pegam coisas que escorregaram, como, por exemplo, segurar uma sacola de
compras que estava caindo, o tempo gasto desviando o olhar da via aumenta em 15
%. O risco de acidentes aumenta 8 vezes, como foi confirmado por estudos
conduzido nos EUA. Colocar o cinto de segurança, ajustar o banco ou o
retrovisor – quase metade dos entrevistados, pelo menos às vezes, faz isto
depois de já ter começado a dirigir.
A atração da tecnologia
Fazer ligações telefônicas ao volante
sem usar o kit viva-voz é proibido em diversos países. Contudo, isto não
resolve o problema da distração, porque mesmo uma conversa em viva-voz provoca
envolvimento mental e emocional. 
A pesquisa da Allianz mostrou que um
número significativo de motoristas ignora a proibição de segurar o celular na
mão quando está ao volante: 40 % dos entrevistados admitiu fazer ligações
telefônicas ao volante sem usar o viva-voz. Ao mesmo tempo, cerca de 60%
consideram o uso de telefone celular como sendo uma das fontes mais perigosas
de distração no trânsito.
De acordo com o estudo da Allianz,
motoristas que às vezes usam o celular enquanto dirigem tiveram um acidente com
frequência muito maior nos últimos três anos do que aqueles que não usam o
celular – independentemente de ser em viva-voz ou segurando na mão. O risco de
ocorrer um acidente aumenta de 2 a 5 vezes se o motorista utilizar um celular.
“Escrever mensagens de texto
enquanto se dirige é ainda mais perigoso do que usar o telefone, porque os
olhos, mãos e mente já estão altamente envolvidos. 20% dos motoristas admitiram
que às vezes escrevem um SMS ou um e-mail enquanto dirigem. Um a cada três motoristas
lê mensagens de texto enquanto dirige”, diz o Dr. Jörg Kubitzki,
especialista do AZT em segurança nas estradas.
A distração acompanha você quando o
carro é a sua segunda casa
Entre um quarto e um terço de todos
os entrevistados confirmou que realiza atividades enquanto dirige, em uma
categoria que pode ser resumida como “roupas e cuidados com o corpo”. Os homens
ajustam o terno antes de uma reunião, verificam a gravata no retrovisor, fazem
a barba ou colocam o relógio.
As mulheres retocam o batom, colocam
joias, arrumam os cabelos ou lixam as unhas rapidamente. Ao voltar para casa no
final do dia, os homens tiram a gravata depois de um longo dia, as mulheres
colocam sapatos confortáveis. Durante uma viagem em um dia bonito, os óculos
normais são substituídos por óculos de sol e muitas vezes se aplica filtro
solar.
Não é surpreendente que muitos
acidentes ocorrem a caminho do trabalho. Se o motorista estiver ocupado
aplicando maquiagem, ou fazendo algo semelhante, quase 40 % do tempo e do foco no
trânsito é perdido. Infelizmente, muitas destas atividades e distrações não são
consideradas perigosas, e muitas vezes acontecem casualmente. É isto que as
torna tão perigosas: elas podem aumentar em 3 vezes o risco de acidentes.
Sistemas de assistência ao condutor
podem ajudar
Com base na análise de seus próprios
dados sobre acidentes de trânsito e danos, o Allianz Center for Technology
(Centro Allianz de Tecnologia) observou repetidamente que diversas soluções em
termos de tecnologia veicular podem ajudar a compensar a desatenção dos
motoristas. Por exemplo, o assistente de freio de emergência ou o assistente de
aviso de distância podem ajudar em várias situações típicas de direção ou
conflito, ou pelo menos mitigar as consequências do acidente.
“Apesar de não substituírem um
motorista atento, os sistemas de assistência do condutor podem ajudar a
compensar a desatenção no momento decisivo, evitando, portanto, um acidente ou
reduzindo a gravidade do dano ou ferimento”, afirma o Dr. Christoph Lauterwasser,
CEO do Allianz Center for Technology (AZT).
Com base nos resultados de seu
estudo, os pesquisadores do AZT fazem cinco recomendações:
Primeiro: reduzir o uso de
dispositivos eletrônicos. Segundo: manter as duas mãos ao volante e
certificar-se de que os objetos que provavelmente serão usados durante uma
viagem já estejam à mão antes de ligar o motor. Terceiro: manter a mente focada
em dirigir. Quarto: reduzir a pressão do tempo ao volante, planejando os
deslocamentos de forma realista. E quinto: usar os sistemas de assistência do
motorista, se estiverem disponíveis, pois as pesquisas mostram que tecnologias
como o assistente de freio de emergência ou o assistente de aviso de distância
ajudam a reduzir acidentes.
No país há 110 anos, a Allianz
Seguros está presente em todo o território nacional por meio de suas 51 filiais
e 27 representações. A Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e
saúde empresarial.
A Allianz Seguros é uma empresa do
Grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa, com
presença em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz
também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de
sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.
A Allianz SE é membro da
Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações
Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de
Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow
Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure
Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).
A Allianz é a líder em Serviços
Financeiros e Indústria de Seguros do ranking Best Global Green Brands, desde
que o mesmo foi criado, em 2011, pela consultoria Interbrand, líder mundial em
avaliação de marcas.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS ESTÁ RECEBENDO TRÊS NOVOS VOOS CARGUEIROS REGULARES SEMANAIS DA LATAM VINDOS DA EUROPA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), passou a receber a partir de abril …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn