UMA NOVA FORMA DE VER TELEVISÃO

22 de julho de 2015.
ARTIGO DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM ANA PAULA ANGELINI

O surgimento de novas
tecnologias sempre coloca em xeque o papel das ferramentas antecessoras. E com
a televisão não podia ser diferente. Depois de muitos anos sendo considerada a
forma de entretenimento mais popular, a TV agora passa por um período no qual
precisa se reinventar.
A internet trouxe aos
usuários novas possibilidade de comunicação e, inclusive, de acessar conteúdo.
O telespectador passivo que só tinha disponível uma programação fixa ficou no
passado. Todos querem interatividade e liberdade para assistirem o que tem
interesse na hora que quiserem. As grandes emissoras já perceberam isso,
principalmente por conta da redução de audiência registrada nos últimos anos,
seja nos canais abertos e nos disponíveis na TV fechada.
Tanto que estão investindo
cada vez mais na programação on demand, na qual o conteúdo fico disponível para
o telespectador acessar na hora que quiser na internet (seja pelo computador,
celular, tablet ou smart TV). Esse novo comportamento traz impactos também na
publicidade, que precisou se adaptar e criar novas formas de atingir esse
público, que agora está pulverizado.
Os números do IBOPE
já não são mais suficientes para mensurar o alcance da programação. Não basta
saber quantas televisões estão ligadas no canal X, uma medição legítima agora
deve contabilizar visualizações.
Crise para alguns,
oportunidade de negócio para outros. Basta ver o fenômeno no qual se tornou o
NETFLIX, que disponibiliza filmes e séries aos usuários, que pagam uma
mensalidade de cerca de R$ 20. Em abril deste ano, o NETFLIX superou a marca de
60 milhões de assinantes. Muito mais que transmissora de conteúdos externos,
agora o NETFLIX também investe na produção de suas próprias séries e filmes.
As mudanças
estendem-se às empresas jornalísticas, que também tentam acompanhar a migração
do público para novas ferramentas. Ontem mesmo descobri que alguns veículos
como rede de notícias CNN, a revista britânica People e a feminina Cosmopolitan
estão disponibilizando conteúdo no Snapchat, uma nova rede social, no qual o
usuário posta fotos e vídeos que só ficam disponíveis em alguns segundos.
Permanecer no mercado, muitas vezes, significa manter-se em movimento.
A Tantas
Comunicação é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e
elabora estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da
imagem e da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas
Comunicação conta com uma equipe de jornalistas e designers especializada em
comunicação empresarial, o que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa,
Publicações Customizadas, Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e
Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Ana
Paula Angelini é jornalista na Tantas Comunicação, formada pela PUC-Campinas e
pós-graduanda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn