VALINHOS GANHA SEU PRIMEIRO ECOPONTO EM SETEMBRO

Valinhos (SP) vai ganhar seu primeiro Ecoponto a partir de setembro, em um terreno da Prefeitura no Jardim São Marcos que vai estar estruturado para receber pequenas quantidades de entulho, restos de materiais de construção, recicláveis, galhos, resíduos de poda, móveis e eletrodomésticos sem uso.DOM_4079_Ecoponto_JardimSãoMarcosXXXzzz

A medida é mais uma adotada pela prefeitura no sentido de ampliar as ações responsáveis com o descarte de resíduos sólidos. No começo de julho começou a funcionar o Centro de Valorização de Resíduos, uma moderna estrutura para reciclagem de materiais implementada na região do Vale Verde.

O Ecoponto será administrado pelo Consórcio Valinhos Ambiental, que já cuida do manejo de resíduos na cidade, e sua criação, prevista no contrato assinado com o Município, foi um pedido pessoal do prefeito Orestes Previtale. “Estamos avançando na questão ambiental. A criação do Ecoponto é um ganho para a cidade e seus moradores. Será o primeiro e tenho certeza de que a população vai aprovar”, disse.

O uso do Ecoponto será gratuito. Quando estiver em funcionamento, essa primeira unidade servirá de referência para a implantação de outros pontos de coleta semelhantes em regiões que tenham demanda para esse tipo de serviço.

O local foi escolhido por ser um dos que apresenta maior índice de descarte irregular de resíduos em toda a cidade. A Avenida Dois, no sentido Valinhos-Campinas, é um tradicional ponto clandestino de depósito de todo tipo de lixo e entulho.

A expectativa da Prefeitura é atender a demanda dos bairros São Marcos, São Luís, Parque Portugal e Parque das Colinas, mas moradores de qualquer parte da cidade poderão levar seus resíduos até o local.

A área do Ecoponto será toda cercada e terá funcionários que vão acompanhar o descarte dos materiais, o que deve evitar o depósito de itens que não devem ser levados até lá, como por exemplo, lixo orgânico. Os dias e horários de funcionamento ainda não foram definidos. “É uma antiga reivindicação dos moradores de Valinhos e mais um passo que estamos dando em direção a uma cidade que tenha uma forte política para cuidar de seus resíduos com cuidado e responsabilidade”, disse o chefe do Gabinete da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Sirianni.

O material reciclável coletado no Ecoponto será encaminhado para triagem no Centro de Valorização de Resíduos. Na sequência, a previsão é incluir no Ecoponto o descarte de pilhas, baterias e lâmpadas em um segundo momento.

Foto: Área da prefeitura de Valinhos no Jardim São Marcos  onde vai funcionar o Ecoponto.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TOLEDO DO BRASIL DESENVOLVE BALANÇA PARA O PEQUENO COMÉRCIO

Para atender a demanda de rotisseries, açougues, sorveterias, hortifrutis, mercearias e minimercados, que normalmente não …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn