A Valmet assinou em dezembro passado um acordo para adquirir a Demuth, empresa brasileira especializada em soluções de preparo e manuseio de madeira para a indústria de celulose. Esta aquisição fortalecerá a oferta de tecnologia e a presença de serviços da Valmet na América do Sul. A aquisição está sujeita às aprovações relevantes das autoridades e estima-se que seja concluída durante o segundo ou terceiro trimestre de 2024.
A Demuth é uma empresa familiar fundada em 1981. A empresa opera duas unidades fabris no sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul. O faturamento da Demuth gira entre R$ 100 milhões e R$ 160 milhões anuais e a empresa emprega cerca de 300-400 pessoas. A Demuth é composta pelas empresas “Demuth Máquinas” e “Estruturas Metálicas Demuth”. “A aquisição da Demuth está fortemente ligada à estratégia da Valmet de fornecer tecnologias, serviços e automação competitivos e confiáveis para as indústrias de celulose, papel e energia. Os negócios de celulose estão crescendo na América do Sul, tanto com novos investimentos quanto com atualizações das fábricas existentes. Ao unir as capacidades de oferta e produção da Demuth com a Valmet, podemos fortalecer nossa posição como fornecedor de preparo e manuseio de madeira no segmento de fábricas de celulose na América do Sul”, diz Sami Riekkola, presidente da linha de negócios de Celulose e Energia da Valmet.
Celso Tacla, presidente de área para a América do Sul da Valmet destaca sobre essa aquisição. “Com esta aquisição, fortaleceremos nossa presença local, negócios de peças de reposição e capacidade de prestação de serviços de campo, especialmente no Brasil, e aumentaremos nossa competitividade na América do Sul. A equipe Demuth será uma adição bem-vinda à equipe atual da Valmet de cerca de 1.200 profissionais na América do Sul”, diz.
O fundador da Demuth, Fredo Demuth, fala sobre a importância da Valmet no futuro da Demuth. “Ao longo dessas décadas, a Demuth construiu um forte portfólio de produtos e se consolidou como um fornecedor confiável de tecnologia e serviços de preparo e manuseio de madeira no Brasil. Agora chegou a hora de dar o próximo passo no desenvolvimento deste negócio e vejo a Valmet como uma boa casa para continuar o crescimento”, comenta.
A Valmet é líder global no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. A multinacional finlandesa atende uma ampla base de indústrias de processo, oferecendo sistemas de automação e soluções em válvulas de controle de fluxo. Com mais de 19.000 profissionais em todo o mundo, a Valmet compromete-se em alavancar a performance das principais empresas do segmento, atuando de maneira próxima aos clientes. Com uma história industrial que ultrapassa 220 anos, a Valmet é caracterizada por um sólido histórico de melhoria e renovação contínuas. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Joinville (PR), Guarulhos (SP), Imperatriz (MA) e Antofagasta, Santiago e Concepción, no Chile. Em 2022, as vendas líquidas da empresa alcançaram aproximadamente 5,1 bilhões de euros.
Foto 1 – Sami Riekkola, presidente da linha de negócios de Celulose e Energia da Valmet.
Foto 2 – Celso Tacla, presidente de área para a América do Sul da Valmet.
Crédito: Divulgação.