VENDAS DO VAREJO SOBEM E OPERAM A NÍVEIS PRÉ-CRISE

O IGet, Índice do Departamento Econômico do Santander, que analisa o desempenho do comércio varejista brasileiro, aponta ritmo de retomada de vendas em  agosto em comparação a julho, com alta de 28,2%, após ajuste sazonal. Em relação ao mesmo período de 2019, o crescimento é de 24,8%, com destaque para as categorias Vestuário e Móveis e Eletrodomésticos.

O indicador é medido a partir do volume de transações de pagamento em estabelecimentos de diferentes regiões do Brasil que usam as máquinas de cartão da Getnet, empresa de tecnologia do Grupo Santander especializada em soluções digitais de meios de pagamentos.

O IGet revela ainda crescimento mensal de 27,3% no índice ponderado para o varejo restrito do IBGE, descontados fatores sazonais. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 22,5%.

Segundo Gustavo Bahia Sechin, diretor Financeiro da Getnet, os números de agosto reforçam que a economia vem se recuperando gradativamente. Alguns setores já operam próximo ou acima do observado no período pré-pandemia, em fevereiro. “Medidas temporárias de recomposição de renda têm papel importante na dinâmica do consumo no País e refletem no índice de crescimento nas vendas do varejo. Mês a mês, a economia vem se recuperando”, afirma o executivo.

Na composição dos resultados, segundo o IGet, no conceito de varejo restrito, os setores de vestuário e móveis e eletrodomésticos tiveram a maior alta, 51,2% e 65,3%, respectivamente. Supermercados também registraram crescimento de 16,1%.

Em relação às regiões do País, Sul e Sudeste estão à frente, com alta mensal de 15,9% e 15,7%, respectivamente.

O Departamento Econômico do Santander adota o método “same store sales” (vendas de uma mesma loja) para a elaboração do IGet. Para o mês de agosto, a amostra contou com mais de 200 mil estabelecimentos, de diferentes tamanhos, segmentos e regiões. A ampliação no número de estabelecimentos monitorados aponta para um avanço metodológico do índice.

A Getnet é uma empresa de tecnologia do grupo Santander que oferece um portfólio completo de produtos e serviços de meios de pagamentos, com tecnologia de ponta que permite a integração com todos os meios de captura. Com o conceito de multicanalidade, a empresa entrega soluções digitais e físicas, de acordo com a necessidade de cada cliente, seja ele pequeno, médio ou um grande empreendedor e para todos os ramos de atividades. A qualidade da entrega da Getnet é medida com foco na experiência, satisfação e engajamento dos seus clientes certificada pelo selo RA1000, do Reclame Aqui. Além disso, a empresa possui as principais certificações do mercado que garantem segurança e otimização de processos, como os Selos ISO 9001, 27001 e 10002, Visa Pin 2.0, PCI entre outros. A Getnet trabalha para fazer com que o empreendedor brasileiro tenha cada vez mais sucesso e aumente suas vendas. A companhia está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo, segundo o ranking Great Place to Work.

 

Foto: Gustavo Bahia Sechin, diretor Financeiro da Getnet.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Facebook
Twitter
LinkedIn