VENTURA INTELIGÊNCIA DIVULGA PESQUISA SOBRE COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES

13 de dezembro de 2014.
A Ventura Inteligência realizou entre os dias 02 e 03 de dezembro uma
pesquisa que teve como objetivo avaliar o comportamento dos consumidores de
Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Nova Odessa em relação às compras de final
de ano. Foram 337 entrevistados e a margem de erro é de 5%.
O estudo indicou que 79,9% dos entrevistados já fizeram ou pretendem
fazer compras para o Natal. Destes, a maioria (51,7%) deve comprar cinco ou
mais presentes, já os mais brindados devem ser filhos (55,4%), mães (49,1%) e
esposas ou maridos (41,3%).
Roupas (80,3%), calçados (42%), acessórios de moda (27,1%) e brinquedos
(25,3%) apareceram no topo da pesquisa como os artigos que serão mais
procurados neste fim de ano, deixando para trás itens que já lideraram o
ranking em anos anteriores como games (8,6%) e smartphones (2,6%).
A maioria dos entrevistados (35,7%) pretende ainda gastar entre R$100,00
e R$300,00 com todos os presentes, já 30,9% deve gastar até R$ 500,00.
Questionados como vão pagar, 57,5% disseram que vão usar dinheiro, 37,3 %
cartão débito e 31% cartão de crédito. Ninguém irá utilizar cheque e apenas
4,5% devem utilizar carnê ou boleto. O que revela uma mudança no perfil da
população, que não quer mais criar dívidas para o próximo ano.
O professor de economia da IBE FGV, Múcio Zacharias, endossa. “Aconselho
comprar sempre na condição à vista aproveitando os descontos, faça
cotações, há muita variação de preço que pode chegar a mais de 300% de um mesmo
item pesquisado e utilize comparadores de preço via internet. Mas, tome cuidado
com o ambiente online, especialmente com lojas virtuais anônimas, para que o
molho não saia mais caro que o peixe”, adverte.
Mesmo com a retração do mercado em 2014, 23% dos entrevistados pretendem
comprar mais presentes este ano do que em 2013. E mais, 35% deles confessam que
irão deixar suas compras para a última semana ou ainda para os últimos dias que
antecedem o Natal. “2014 foi um ano complicado para o varejo, mas estamos bastante
otimistas em relação ao final de ano. O movimento do Tivoli Shopping já está
intenso, e, como a pesquisa revela, esperamos que ele aumente muito na última
semana que antecede as festividades”, declarou o superintendente do Tivoli
Shopping Roberto Pereira.
Para atrair este consumidor afoito
por compras, o varejo investe em campanhas especiais nesta época do ano. O
Tivoli Shopping, em Santa Bárbara d´Oeste, desenvolveu a Campanha Natal
pra Juntar
, que sorteará um Honda Fit zero quilômetro e presenteará seus
consumidores com quebra-cabeças colecionáveis exclusivos e investiu R$ 150 mil
na decoração natalina, com um cenário com temas inéditos, 21 mil
micro lâmpadas de LED, artigos clássicos e até uma banda de jazz de papais
noeis animatrônicos.
Os entrevistados também responderam sobre como devem utilizar seu 13º
salário. Apenas 6,3% disseram que o usaria inteiro para comprar presentes, ante
a 43,7% que afirmou usar apenas uma parte dele para este fim. 21,6% disseram
usá-lo integralmente para pagar outras contas e 28,4% não o recebem.
A pesquisa utilizou a metodologia de entrevistas pessoais com questionários de
perguntas fechadas e abertas. As abordagens foram feitas aleatoriamente, em
pontos de fluxo das cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d´Oeste.
Além disso, foram utilizadas ferramentas de questionários on-line.
Foram entrevistadas 337 pessoas com idade entre 18 e 70 anos de ambos os
gêneros, que declararam a intenção de fazer compras para o fim de ano.

Foto 1 – Superintendente do Tivoli Shopping, Roberto Pereira.
Foto 2 – professor de economia da IBE FGV, Múcio Zacharias.
Crédito: Divulgação.

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