VILAGE E SEBRAE FIRMAM PARCERIA PARA PROGRAMA STARTUP

O Sebrae realiza no primeiro semestre a segunda edição do programa de capacitação Startup São Paulo, direcionado para modelos de negócios que ainda estão na fase inicial de validação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 março. Para esta etapa, o Sebrae terá como parceiro a Vilage, empresa especializada em proteção à propriedade intelectual.Foto Marcelo1 (1)

Após a finalização das inscrições, o Sebrae selecionará 20 startups que tiverem os projetos mais inovadores. Elas irão se apresentar para uma banca de empresas parceiras do programa e responsáveis pela mentoria, que definirão as 10 que participarão do Startup SP.

Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), órgão referência no segmento, são 4,2 mil startups cadastradas na associação. Em Campinas, são 18 startups mapeadas. Sendo 11% no setor de Agro, 11% em Big Data, 11% no setor de finanças, 39% em Advertising, 11% em TIC e Telecom,  5% em Saúde, 11% em Educação e 5% em Energia.

O programa é gratuito, tem duração de quatro meses e oferece capacitações, acompanhamento de negócios e mentoria com parceiros de mercado e do ecossistema de startups. “O programa é voltado para startups sediadas no estado de São Paulo, que se encontrem na fase de validação das principais premissas dos seus modelos de negócio, sobretudo aquelas relacionadas ao problema de mercado, segmentos de clientes, solução e modelo de receitas”, explica a Gestora de Projetos no Sebrae, Carla Cozer.

A capacitação é estruturada em formato de oficinas, workshops e videoaulas com uma carga de 45 horas. São abordados Modelagem de Negócios, Desenvolvimento pelo Cliente, Validação, Mínimo Produto Viável (fase de início do negócio sem ter o produto final), Marketing Digital, Vendas, Valuation (valor de venda ou de investimento da startup no mercado) e Pitch (técnica de apresentação da startup para investidores ). Cada startup terá um plano individual de mentoria e reuniões de acompanhamento de negócios com consultores do Sebrae.

Uma das empresas parceiras e que prestará mentoria é a Vilage, que fará orientação à startups selecionadas para o programa sobre a proteção jurídica das marcas e inovações que requerem patente. “A nossa mentoria indicará sobre o que é passível ou não de proteção, evitando expectativas falsas e investimento inadequados”, afirma Marcelo Brandão, diretor da Vilage de Campinas.

O diretor revela também que uma dos problemas enfrentados pelas startups é no momento de registrar a marca. Muitos destes novos negócios escolhem nomes para os produtos e projetos que não são passíveis de proteção por serem expressões de uso comum ou marcas já registradas por terceiros. “Neste caso, o aspecto é mais grave, pois poderão sofrer sanções judiciais por uso indevido de marca e concorrência desleal”, detalha.

A Vilage Marcas e Patentes foi criada em 1986, com o intuito de proteger com segurança, credibilidade e ética a Propriedade Industrial de seus clientes contra cópia, plágio e uso indevido por terceiros. Atualmente, a empresa, além de possuir escritórios em todas as regiões  do território brasileiro, inclusive em Blumenau,  atua com duas filiais no exterior, em Miami e Londres, o que contribui para o registro de marcas e patentes de seus clientes em todos os países do mundo.

A empresa possui cerca de 21 mil clientes, entre empresas e pessoas físicas, brasileiras e estrangeiras, os quais somam aproximadamente 70 mil processos requeridos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Vilage possui, ainda, o significativo resultado de solucionar mais de 80% dos conflitos de marcas e patentes de seus clientes de maneira amigável, sem a necessidade de interposição de ações judiciais.

Foto: Marcelo Brandão, diretor da Vilage de Campinas.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn