VIRACOPOS ATINGE NOVO RECORDE ANUAL DE MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS E MIRA NOVAS ROTAS EM 2024

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), estabeleceu em 2023 um novo recorde anual de movimentação de passageiros com 12,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal, número que ficou 5,75% acima do ano passado. O recorde anual anterior havia sido atingido em 2022, com 11,8 milhões.

Antes do início da concessão, em 2011, o aeroporto teve 7,6 milhões de passageiros e, em 2012, já com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos na administração, o movimento de passageiros chegou a 8,9 milhões.

O resultado no acumulado de 2023 indica que embarcaram ou desembarcaram pelo aeroporto quase 680 mil passageiros a mais no ano passado em relação a 2022.

O número de 12.524.219 de passageiros em 2023 representa, por exemplo, algo como se o total de habitantes de Campinas tivesse passado aproximadamente dez vezes pelo aeroporto ao longo do ano passado. A população estimada da cidade é de 1,2 milhão de pessoas, segundo o IBGE.

Passageiros Internacionais

Pela primeira vez em sua história, o Aeroporto de Viracopos encerrou um ano com mais de 1 milhão de passageiros transportados em voos internacionais. Foram 1.068.500 passageiros ante 721.770 de 2022, resultando em uma alta de 48,04% em relação a 2022 em voos para o exterior.

O recorde anterior de movimentação anual de passageiros em voos para o exterior aconteceu em 2019, quando 977,5 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal internacional de Viracopos.

A tendência é de continuidade no crescimento do movimento de passageiros internacionais em 2024. Em abril de 2023, Viracopos passou a ter voos diretos para o Aeroporto de Orly, em Paris (FRA). A nova rota é operada pela Azul Linhas Aéreas e são seis voos semanais.

Atualmente, Viracopos possui voos diários de chegada e partida para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA). A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas internacionais, tanto de passageiros quanto de cargas.

Na tentativa de aumentar estas rotas internacionais, a concessionária participou da 28ª edição da World Routes, maior feira de aviação civil de passageiros do mundo, que aconteceu em Istambul, Turquia, de 15 a 17 de outubro de 2023. Na ocasião, a concessionária apresentou um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora de Viracopos, busca novas rotas para países da América do Norte, América Central, Europa, Asia e África, além de retomar conexões com países vizinhos na América do Sul.

‘Top 10’ mundial em pontualidade

Além de atingir novo recorde de passageiros em 2023, Viracopos ficou na lista dos dez aeroportos mais pontuais do mundo na categoria porte médio, que compreende uma movimentação entre 10 milhões e 15 milhões de passageiros/ano. O levantamento foi realizado pela Cirium, empresa especializada em análise de dados de aviação.

Viracopos ocupa a 8ª posição mundial e ficou com o índice de 83,83%, considerando as operações de pousos e decolagens realizadas ao longo de 2023. Na pesquisa, intitulada “2023 On-Time Performance”, foram analisados centenas de terminais em todo o mundo.

 

Foto: Movimentação de passageiros.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

AWARE INVESTMENTS INICIA PLANO DE EXPANSÃO REGIONAL E PREVÊ CHEGAR A R$ 20 BI SOB GESTÃO

O ano de 2024 tem tudo para ser bastante promissor para a Aware Investments. O …

Facebook
Twitter
LinkedIn