VIRACOPOS É ELEITO O MELHOR AEROPORTO DO BRASIL PELA 4ª VEZ EM SUA CATEGORIA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) foi eleito o Melhor Aeroporto do Brasil em 2022 na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano em pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Esta é a quarta vez que Viracopos conquista o título anual, sendo que nas duas primeiras vezes o aeroporto ganhou na categoria geral, superando mais de 20 terminais aeroportuários.

O anúncio do prêmio “Aviação +Brasil 2023” foi realizado nesta terça-feira (18/04), em Brasília (DF). Viracopos já havia conquistado o mesmo título de Melhor do Brasil em 2019 (referente ao ano de 2018), em 2020 (referente ao ano de 2019) e em 2022 (referente ao ano de 2021). Desta vez, o aeroporto recebeu a premiação em 2023 (referente ao ano de 2022).

As duas primeiras premiações anuais conquistadas pelo aeroporto foram na Categoria Geral e, as duas últimas, na categoria acima de 10 milhões de passageiros.

Viracopos é até agora o maior vencedor da história do Prêmio +Brasil, que é realizado pelo Governo Federal desde o início das concessões, em 2013.

No total das pesquisas realizadas com passageiros pelo governo federal ao longo de 2022 foram ouvidas 82 mil pessoas nos 20 principais aeroportos do Brasil. Juntos, estes 20 aeroportos são responsáveis por mais de 85% do fluxo de passageiros no país.

No geral, Viracopos obteve a nota 4,60, em uma escala de 1 a 5, sendo que a média dos 20 principais aeroportos foi 4,43.

Treze trimestres

Além de vencer quatro vezes como o Melhor do Brasil em sua categoria, Viracopos já venceu 13 vezes como Melhor Aeroporto do Brasil nas avaliações  trimestrais que são realizadas pelo governo federal desde o início da concessão, sendo elas: 3º trimestre de 2013; 4º trimestre de 2013; 4º trimestre de 2014; 1º trimestre de 2015; 1º trimestre de 2016; 2º trimestre de 2017; 3º trimestre de 2017; 1º trimestre de 2018; 3º trimestre de 2018; 4º trimestre de 2018; 1º trimestre de 2019; 2º trimestre de 2019; e 4º trimestre de 2019.

Na pesquisa são avaliadas as experiências dos passageiros em diversos itens de infraestrutura, atendimento, serviços, além do desempenho de processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagem, entre outros.

O diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich, considera que esta nova conquista reflete os esforços de toda a comunidade aeroportuária em busca da excelência nos serviços prestados no aeroporto. “Sem dúvida, mais esse título conquistado de Melhor Aeroporto do Brasil na Pesquisa de Satisfação dos Passageiros mostra que o foco na qualidade dos serviços prestados tem sempre o reconhecimento dos clientes e passageiros. A concessionária vai continuar investindo em melhorias ao longo de 2023 para conquistarmos mais um título”, disse o diretor-presidente do aeroporto. “Viracopos já havia conquistado o título de Melhor Aeroporto do Brasil por três vezes e esta nova premiação demonstra que Viracopos se empenha em melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos nossos clientes. Não podemos esquecer que Viracopos também é premiado mundialmente pela eficiência e agilidade do Terminal de Carga”, concluiu o diretor Comercial de Viracopos, Marcelo Mota.

Metodologia utilizada

A pesquisa dos indicadores aeroportuários de percepção dos passageiros nos aeroportos é coordenada por equipe técnica da SAC, com o apoio do Comitê Técnico de Desempenho Operacional (CTDO) da CONAERO.

A coleta de dados qualitativos consiste na realização de entrevista presencial, por meio de questionário padrão, com os passageiros no embarque e desembarque dos 20 principais aeroportos do país. As perguntas formuladas no questionário contemplam os indicadores como conforto, segurança, serviços e facilidades oferecidos, entre outros. Ao fim do questionário, o entrevistado ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto, também atribuindo nota de 1 a 5.

Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos tem capacidade para atender até 25 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece mais conforto e segurança a seus clientes.

O saguão do terminal tem 72 posições de check-in compartilhado de última geração, além de totens de autoatendimento. O complexo aeroportuário possui 28 pontes de embarque e as instalações têm 178 mil m² de área construída, sendo que o antigo terminal (T0) possuía uma área de 28 mil m². Além disso, Viracopos possui um edifício-garagem com capacidade para 4.000 veículos.

 

 

Foto: Diretor Comercial de Viracopos, Marcelo Mota, recebe o prêmio das mãos do ministro Marcio França.

Crédito: Divulgação Viracopos.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS TEM COMO TEMA MOBILIDADE URBANA INTELIGENTE DE FORMA SUSTENTÁVEL

Neste episódio do podcast Panorama de Negócios vamos falar sobre mobilidade urbana inteligente de forma …

Facebook
Twitter
LinkedIn