VIRACOPOS IMPLANTA PROGRAMA FAST LANE PARA AGILIZAR EM ATÉ 50% TEMPO DE DESEMBARQUE DE CARGAS

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), implantou um programa que vai oferecer atendimento prioritário para as empresas aéreas cargueiras que forneçam, com antecedência, informações precisas e corretas dos seus voos. O objetivo é reduzir em até 50% o tempo de desembarque e embarque de cargas internacionais pelo Terminal de Carga.

O Programa Fast Lane oferece um atendimento diferenciado às empresas aéreas cargueiras, premiando sua assiduidade e previsibilidade por meio do processamento prioritário dos voos. Ou seja, as empresas que informarem com antecedência e precisão os dados de voos terão benefícios de atendimento diferenciado.

O novo programa estabelece uma pontuação para as empresas aéreas e oferece vantagens para aquelas que contribuírem para a redução do tempo na operação de carga. O projeto traz avanços, principalmente, em relação ao tempo de recebimento da carga, resultando em maior agilidade para o importador fazer o registro da DI (Declaração de Importação) e, consequentemente, a rápida liberação da carga no aeroporto.

Segundo estudos da Gerência de Operações de Carga de Viracopos, o Fast Lane equaliza os momentos de pico no recebimento dos voos na importação pelo Terminal de Carga.

Devido à imprecisão das informações prévias dos horários de pouso dos voos, os picos de demanda de processamento simultâneo de cargas eram recorrentes. Agora, com o Fast Lane, as empresas que informarem com antecedência os dados da chegada dos voos e forem mais pontuais serão beneficiadas.

De acordo com o estudo realizado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, 44% dos voos das empresas cargueiras chegam com horários divergentes do originalmente informados, gerando dificuldades para o dimensionamento das equipes de trabalho, além de gargalos e atrasos no procedimento de recebimento das cargas no pátio do Terminal de Carga do aeroporto.

Planejamento

Para ingressar no Fast Lane, a empresa aérea deve manifestar formalmente o interesse em incluir seus voos no programa, informando a data e hora de chegada, com antecedência mínima de 72h, além de garantir a entrada de carga no TECA e a informação no sistema de gestão do armazém em até duas horas do horário previsto.

A empresa aérea ingressa no programa com 100 pontos. A cada critério não cumprido, além da possível descaracterização do voo, será aplicada uma redução dos pontos iniciais. De acordo com o Programa, o voo que apresentar atraso acima de 1 hora, por exemplo, terá 5 pontos descontados.

Resultados

O levantamento realizado sobre o projeto piloto e os primeiros meses de aplicação do programa mostrou que houve reduções de até 02h36 no tempo de processamento geral dos voos.

Com esse projeto pioneiro, Viracopos vai agilizar e tornar ainda mais eficiente o trâmite de carga de toda a cadeia logística, proporcionando uma experiência segura e planejada para a redução de custos e de tempos dos clientes do aeroporto e que, em breve, deverá beneficiar também a operação de exportação.

 

Foto: Empilhadeira no terminal de cargas de Viracopos.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

AFINZ FECHA PARCERIA COM CENTRO ODONTOLÓGICO VOLTE A SORRIR PARA EMIOSSÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO

A Afinz, plataforma de soluções financeiras e de cuidado, de A a Z, anuncia parceria …

Facebook
Twitter
LinkedIn