VIRACOPOS INSPECIONA 100% DAS CARGAS EXPORTADAS

Os recentes atos de terrorismo praticados contra a aviação civil mundial, bem como a aproximação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro levaram o aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas a elevar o rigor na fiscalização e inspecionar 100% da carga que entra no terminal de Cargas para a exportação. Para isso, foram implantados mecanismos de inspeção com três aparelhos de raio-X de última geração, cães farejadores e equipamentos de detecção de traços de explosivos e de substâncias químicas consideradas de alto risco. A insTeca Exportação 003_bxpeção ocorrerá tanto nos cargueiros quanto nos voos de passageiros que levam cargas de porão juntamente as bagagens. “Hoje, com exceção dos EUA, onde é obrigatória a inspeção na origem, a inspeção de cargas em aeronaves que vão para outros países, como para a Europa, por exemplo, deixa a desejar. O passageiro de voos comerciais não sabe o que as aeronaves levam no porão. Isso é gravíssimo”, disse gerente de Segurança de Viracopos, Samuel Conceição da Silva.

Com a medida Viracopos passou a ser o único terminal do país a inspecionar 100% da carga que entra no terminal de cargas para exportação. O Terminal de Carga (Teca) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em volume de carga importada do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar cerca de 40% de toda carga aérea importada do país.

Para as mudanças, foi necessária a alteração de todo o layout e do fluxo operacional do Terminal de Exportação. Para isso, Viracopos criou uma Área Restrita de Segurança (ARS) dentro do Terminal de Cargas. Com isso, 100% das cargas serão inspecionadas.

De acordo com o gerente de Segurança, será feito o monitoramento do fluxo de exportação de cargas, com acompanhamento e registro de todas as etapas, desde a chegada das cargas nas docas até o carregamento nas aeronaves. “Serão realizados serviços especiais de acordo com a demanda dos Operadores Aéreos na área de Monitoramento e Controle de Cargas visando a Segurança das Cargas e das Operações”, disse o gerente.

O sistema prevê que a Receita Federal e a Polícia Federal tenham acesso simultâneo às imagens de todo o processo de inspeção de cargas. Hoje, são pelo menos 110 câmeras de segurança instaladas no Terminal de Cargas.

O sistema de Teca Exportação 012_bx“super-segurança” de Viracopos no TECA Exportação já foi apresentado à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e à TSA (sigla em inglês para a Administração de Segurança no Transporte, dos EUA). O sistema também segue os padrões de segurança estipulados pela EASA (sigla em inglês para Agência Europeia para a Segurança da Aviação).

Como reconhecimento das melhorias e dos investimentos realizados, Viracopos foi eleito o melhor aeroporto de carga da América Latina no Air Cargo Excellence Awards 2016. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, em parceria com a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos, sigla em inglês).

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, criada em 2005, e visa celebrar os melhores desempenhos na área de transporte aéreo. “Nosso principal objetivo é a otimização da performance do aeroporto para o cliente, tanto para passageiros quanto para cargas. Essa premiação mostra que nossos esforços estão seguindo no caminho certo”, comemora o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.

 

Fotos 1 e 2 – Terminal de Cargas (TECA) exportação do aeroporto Internacional de Viracopos.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

GUIABOLSO CONNECT APRESENTA NOVAS FUNCIONALIDADES

Lançado em janeiro deste ano, o Guiabolso Connect, serviço B2B do Guiabolso, vai oferecer novas …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn