VIRACOPOS PROMOVE 7º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA OPERACIONAL

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), promove na próxima quinta-feira (22/09) o “7º Simpósio de Segurança Operacional de Viracopos”. O objetivo do evento é promover a segurança operacional nas atividades aeroportuárias, por meio da troca de experiências e de informações com os especialistas e organizações da aviação civil, em busca da redução dos riscos às operações. O Simpósio será realizado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, sob a coordenação da Gerência de SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional) e da Diretoria de Operações de Viracopos. O 7º Simpósio terá duas palestras e dois painéis, seguidos de debates entre os participantes sobre temas de grande interesse, relacionados à segurança operacional na aviação.

O evento será iniciado às 8h, com o credenciamento dos convidados e um café de boas-vindas. A abertura está prevista para às 8h45 e será realizada pelo diretor de Operações & COO de Viracopos, Marcelo Mota, e pela gerente de SGSO do aeroporto, Rosa Maria Brollo Fernandes.

A primeira palestra começa às 9h e será feita pelo diretor de Infraestrutura e Manutenção da Fraport Brasil, Cassio Dias Gonçalves, que apresentará o tema: “A Importância da Manutenção da Infraestrutura Aeroportuária para a Garantia da Segurança Operacional”.

Às 10h, começa o primeiro painel, que terá o título “Dilema Gerencial: Produção X Proteção”, com as participações de Carlos Britez (CEO & Managing Director da Swissport Brasil), Marcelo Soares Leão (Coordenador de Integração da Segurança da Azul Linhas Aéreas) e Miguel Dau (Diretor de Operações & COO da CCR Aeroportos).

Em seguida, será aberto um debate, que terá a mediação de Rodrigo Flório Moser (Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC).

Após uma pausa para o almoço, o simpósio recomeça às 13h30, com o painel “Percepção de Riscos X Comportamento Seguro na Aviação”, que terá as participações de Éder Henriqson (Professor de Gestão de Segurança, Fatores Humanos e Prevenção Sistêmica e Decano da PUC/RS), Marcos Roberto Eurich (Gerente de Controle e Fiscalização na Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC) e do Tenente Coronel Alexandre Simões Lima (Chefe da SIPACEA 3 e Gerente de Segurança Operacional do CINDACTA 3).

Após este painel, será iniciado outro debate, novamente mediado por Rodrigo Flório Moser (Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC).

Às 16h, acontece a palestra “Investigação de Acidentes Aeronáuticos, uma Ferramenta da Garantia da Segurança Operacional”, apresentada pelo Capitão Aviador Eric Ferreira dos Santos (Chefe da Seção de Investigação – SERIPA IV/CENIPA). O encerramento do Simpósio está previsto para ocorrer às 17h.

 

Foto: Fachada da entrada do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PROTEÇÃO DA DADOS NO AMBIENTE EMPRESARIAL

A área de Direito Digital do Lemos Advocacia Para Negócios, através de sua coordenadora, Adriana …

Facebook
Twitter
LinkedIn