VIRACOPOS REGISTRA RECORDE DE PASSAGEIROS NO ACUMULADO DOS 10 PRIMEIROS MESES DE 2023

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), apresentou novo recorde na movimentação de passageiros no acumulado dos dez primeiros meses deste ano. Foram 10,5 milhões de embarques e desembarques ante 9,6 milhões do mesmo período de 2022, resultando em alta 8,49% no acumulado de janeiro e a outubro.

O crescimento nos dez primeiros meses deste ano mantém a tendência de altas seguidas registradas ao longo do ano passado. Viracopos encerrou o ano de 2022 com elevação histórica de movimentação de passageiros, chegando a 11,8 milhões de pessoas. O recorde anual anterior era de 2019, antes da pandemia de Covid-19, com 10,6 milhões de passageiros.

O resultado da soma de janeiro a outubro de 2023 indica que o Aeroporto Internacional de Viracopos poderá, mais uma vez, encerrar o ano com nova alta histórica de movimentação de passageiros, podendo ultrapassar a marca de 13 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

Voos internacionais

O aeroporto também registrou crescimento em voos para o exterior. São os melhores dez meses do aeroporto em termos de movimentação internacional. Os números de janeiro a outubro já superaram, desde o mês passado, o total de pessoas que viajaram para o exterior pelo terminal ao longo do ano inteiro de 2022.

Nos primeiros dez meses deste ano, embarcaram ou desembarcaram de viagens para o exterior por Viracopos 929,1 mil passageiros, enquanto nos 12 meses de 2022 foram registradas 721,7 mil pessoas no terminal internacional.

Já na comparação dos primeiros dez meses de 2023 com o mesmo período do ano passado, a alta da movimentação de passageiros internacionais em Viracopos é de 63,39%%, sendo 929,1 mil, em 2023, ante 568,6 mil de janeiro a outubro de 2022.

Pelas projeções da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, a movimentação de passageiros internacionais deve superar, pela primeira vez na história, em um ano, a marca de 1 milhão de pessoas. O recorde anterior aconteceu em 2019, quando 977,5 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal internacional de Viracopos.

A tendência é de crescimento no movimento de passageiros internacionais em 2023, pois Viracopos passou a ter voos diretos para o Aeroporto de Orly, em Paris (FRA), no último dia 26 de abril. A nova rota é operada pela Azul Linhas Aéreas e são seis voos semanais.
Atualmente, Viracopos possui voos diários de chegada e partida para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA). A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas internacionais, tanto de passageiros quanto de cargas.

Na tentativa de aumentar estas rotas internacionais, a concessionária participou da 28ª edição da World Routes, maior feira de aviação civil de passageiros do mundo, que aconteceu em Istambul, Turquia, de 15 a 17 de outubro de 2023. Na ocasião, a concessionária apresentou um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias para voos de passageiros e de cargas.

Pousos e decolagens

O movimento de pousos e decolagens na pista de Viracopos teve um leve aumento de 0,02% nos primeiros dez meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Foram registrados 105.566 movimentos de aeronaves de janeiro a outubro de 2023 ante 105.543 voos da soma dos dez primeiros meses de 2022.

De acordo com a projeção da concessionária, a pista de Viracopos pode superar os 125 mil pousos e decolagens de aeronaves de passageiros no ano de 2023.

Histórico de movimentos

Antes do início da concessão, em 2011, o aeroporto registrou 7,6 milhões de passageiros, e em 2012, já com a Aeroportos Brasil Viracopos na administração, o movimento de passageiros chegou a 8,9 milhões.

O recorde de 11,8 milhões de passageiros de 2022 equivale, por exemplo, a nove vezes o total de habitantes de Campinas passando pelo aeroporto em um ano. Já em 2023, esta movimentação pode chegar aos 13 milhões de passageiros.

 

Foto 1 – Vista aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos;

Foto 2 – Movimentação de passageiros.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

COMO O CIDADÃO PODE SE PROTEGER DAS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibiliza aos cidadãos o Sistema de Alerta de Desinformação …

Facebook
Twitter
LinkedIn