VOCÊ É UM BOM PORTA VOZ?

13 de março de 2015.
ARTIGO DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM JULIANA FREITAS
Toda a reputação de uma empresa
depende exclusivamente de como ela se comunica com o mercado. Parte integrante
desse processo é o porta voz. O executivo responsável por dar entrevista sobre
determinada área da empresa. Pode ser o diretor financeiro, industrial,
comercial, de marketing, o CEO ou o presidente.
Falar do assunto que domina é fácil,
mas é preciso estar alinhado com as estratégias e políticas da empresa. Mais do
que isso, é importantíssimo saber como, o que e quando fazer isso.
A Tantas Comunicação realiza com seus
clientes treinamento periódicos, a fim de ajudá-los a conhecer melhor o
mundo  do jornalismo e aproveitar cada espaço conquistado na mídia
espontânea.
Reunimos aqui, 10 dicas valiosas.
Leia e guarde para uma breve consulta antes de qualquer entrevista:
1. Sempre abra uma brecha na agenda
para atender a uma solicitação  do jornalista;
2. Trata o repórter com gentileza,
mesmo quando a pergunta não for tão agradável;
3. Prepara-se para o tema, com
informações pertinentes e dados importantes;
4. Fale com segurança e nunca mente
ou inventa informações;
5. Seja simpático sempre, mas
lembre-se: Não existe “jornalista-amigo”; A entrevista só termina quando acaba.
Nunca fale em off; Tudo o que se diz a um jornalista pode ser publicado;
6. É o jornalista e seus chefes que
decidem o que será publicado;
7. O jornalista pode ouvir outras
fontes (inclusive a concorrência) para checar os dados; 
8.  Nunca peça ao jornalista
para enviar as perguntas antes;
9. Dê valor ao jornalista. Cada dia é
mais difícil tirar um jornalista da redação ou conquistar um espaço em um
veículo de comunicação;
10. E, por último, nunca, jamais peça
para ver a matéria antes de ser publicada.
A Tantas
Comunicação é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e elabora
estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da imagem e
da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação
conta com uma equipe de jornalistas e designers especializada em comunicação
empresarial, o que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa, Publicações
Customizadas, Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo
Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Juliana
Freitas, sócia na Tantas Comunicação, é jornalista com pós-graduação em
Marketing. [email protected]
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn