VOCÊ JÁ DEFINIU SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL?

04 de fevereiro de 2016.
ARTIGO DE LUCAS BURZA
Estamos em 2016 e não
é novidade a participação das ferramentas digitais no cotidiano da
população.  Banco pelo celular, e-mail,
redes sociais, enfim, tudo na palma da mão de 81,5 milhões de brasileiros. Essa
maior proximidade entre pessoas, informações e serviços que a internet
proporciona deveria ser levada mais a sério no mundo corporativo, já que
pesquisas apontam que 47% das empresas de pequeno e médio porte, por exemplo, não
possuem planejamento digital em suas marcas.
O empresário, em
especial o varejista que enfrenta uma das piores recessões dos últimos 10 anos
e que amargou o fechamento de 80,1 mil lojas no ano passado conforme balanço da
CNC,  reduzir o custo com publicidade
pode fomentar o fracasso da operação. Pode parecer insanidade afirmar que é
hora de ampliar o budget em anúncios, mas eles são capazes de alavancar as
vendas e a competitividade da marca perante os concorrentes.  
E explico o porquê:
No Brasil 88% dos consumidores pesquisam na internet sobre a empresa, procuram
informações sobre produtos e a opinião de outros consumidores sobre as marcas
antes de realizar uma compra apontou o estudo “Connected Life”, realizado pela
TNS.
Em outros países esse
índice é menor, sendo que 84% dos shoppers consultam on-line. Outro dado
interessante é que 68% dos brasileiros, que usam a internet como ferramenta de
pesquisa, também procuram se informar de forma off-line. Em resumo, suas vendas
dependem mais da sua reputação do que da política de precificação empregada.
Logo, estar nos
resultados nos buscadores como Google, Bing e presença no Facebook é
fundamental em tempos de crise e podem revelar interesses dos clientes que,
mesmo com toda a expertise em vendas que a sua loja tenha, pode passar
despercebida. Posso citar como exemplo o trabalho que fizemos à varejista
sulista Corrêa Back. A intenção era ampliar a participação das vendas de
eletroeletrônicos com foco em aparelhos celulares do e-commerce da rede. Foram
criadas campanhas utilizando ferramentas do Google Ads (publicidade no Google
Shopping), o Bing Ads (plataforma de mídia da Microsoft) e campanhas
específicas no Facebook.  Mas, ao invés
de vender celular onde possuía lojas físicas a rede alavancou o segmento de
fogões a lenha para o Brasil. O resultado foi à implementação de um canal
especifico para a venda dessa categoria. A lição desse caso: a gente não
conhece nossos clientes até impactá-los com alguma ação publicitária.
Enganam-se os que
pensam que ter uma estratégia digital se resume a ter um site e uma página do
Facebook.  Ter um plano de mídia digital
envolve pontos importantes e cabe ao empreendedor saber responder as seguintes
perguntas: qual é meu objetivo com essa ação? Quem é o público para meus
produtos e serviços? Como aparecer para esse usuário?
Sair do senso comum
pode ser uma boa estratégia. Imagina para o seu potencial cliente ser impactado
por uma ação de marketing quando ele está usando o Waze para se locomover. E se
o mesmo, após passar direto pela porta da sua loja, receber uma mensagem
informando que está em liquidação? Essas são apenas algumas das possibilidades
que a mídia digital pode proporcionar ao seu negócio e para este ano o
investimento em marketing digital vai superar o da televisão.
Pesquisas indicam que
o setor terá alta de 12,7% ao longo do ano e só em publicidade on-line, pode
chegar a US$ 76,6 bilhões. Os dados sinalizam ainda que os 76 bilhões serão
empregados da seguinte forma: 4% e-mail marketing;  7% social mídia; 11% mobile; 36% banners e
43% em links patrocinados. Agora eu retomo a pergunta que fiz anteriormente,
você já definiu a sua estratégia de marketing digital?
Lucas Burza é formado  em publicidade pela FAAP com especialização
em Marketing Político na ECA-USP, Burza já trabalhou na McCann, Almap e TV
Bandeirante antes de fundar a Linka.  No
mercado desde 2007 a Agência Linka é especializada em mídia digital. Entre os
clientes estão nomes como: Boston Medical Group, Hertz, Valid e a Bossa Nova
Sotheby’s International Realty. A empresa é Google Partner e Profissional
Autorizado Bing ads e faz parte da Associação Paulista de Agentes Digitais
(Abradi) .
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