VOKKAN ANUNCIA INVESTIMENTOS DE R$ 300 MILHÕES EM SANTA CATARINA

A preocupação com a qualidade de vida vem mudando as características do consumidor. Cada vez mais, independente da idade, os cidadãos estão buscando a tríade trabalho, lazer e moradia num menor raio de distância possível. E, foi analisando esse movimento de mercado que nasceu, em 2015, a Vokkan Urbanismo, uma empresa jovem, mas com grande expertise no mercado da construção civil, e que tem como legado oferecer soluções urbanísticas para construir ambientes coletivos mais inteligentes, contribuindo de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios. “Inicialmente nossa proposta era trabalhar com loteamentos. Estudamos diversos cenários e partimos para terrenos em áreas estratégicas no meio norte catarinense, com investimento, nesta fase, na ordem de R$ 300 milhões”, destaca o empresário Roderjan Diehl Volaco, sócio da Vokkan Urbanismo. “Mas queríamos ir além, desenvolver um projeto focado no futuro, criando assim um relacionamento benéfico entre as pessoas e o ambiente em que elas vivem, gerando qualidade de vida. Foi assim que fizemos pesquisas no país e no exterior para criarmos o nosso novo conceito de atuação”, completa.

A escolha da região para início do projeto considerou alguns fatores como a demanda reprimida desses espaços, o crescimento exponencial, a oportunidade de agregar produtos e serviços, bem como fatores econômicos, uma vez que o Vale do Itajaí e o norte catarinense correspondem a mais de 60% do PIB de Santa Catarina, congregando 65% dos empregos do estado.

Dessa forma, a Vokkan transformou-se numa empresa que irá trazer para Santa Catarina um novo conceito em bairros planejados, com a construção de espaços inteligentes e que representem um esforço real para promover a qualidade de vida nos centros urbanos e sua utilidade prática vai além de cenas futuristas. “Nosso projeto segue uma abordagem aberta, otimista e colaborativa, que passa por um viés não apenas da arquitetura e do urbanismo, mas também pautada nas ciências sociais e comportamento humano, construindo os espaços para pessoas, encontrando a intersecção entre a vida e a forma”, justifica Roderjan.

A empresa já possui três grandes áreas estrategicamente privilegiadas no estado para o desenvolvimento do projeto, com mais de 6 milhões de metros quadrados, nas cidades de Porto Belo, Navegantes e Joinville. Área corresponde a 850 campos de futebol. A previsão para início do primeiro projeto é ainda em 2018. Para tanto, a Vokkan trouxe para o projeto o urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná e referência mundial em planejamento urbano, que defende que é preciso agregar no espaço urbano uma estrutura construída com trabalho, lazer, moradia, em um único lugar. “Fomos em busca do que há de melhor no mercado por acreditarmos que podemos contribuir de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios”, completa o Roderjan Diehl Volaco.

Espaços integrados

Pensar em um bairro também significa estruturar um espaço com diversidade, ou seja, que possa receber moradores de diferentes perfis e que ofereça comodidade a todos. Para isso, é preciso oferecer não só espaço para residências, como também para comércio, serviços e lazer, não apenas para aquele público, mas que atenda a demanda de toda uma cidade. “Além de dar mais conforto à população, essa variedade, aliada à uma boa iluminação pública, aumenta a segurança do local, gerando um maior fluxo e criando atrativos para todo o entorno. Nossa proposta não é criar minicidades dentro dos municípios, mas sim agregar serviços e potencialidades às regiões”, justifica Roderjan Diehl Volaco. O projeto também trará, aliado a qualidade de vida, um ganho econômico para as regiões, uma vez que os bairros planejados valorizam a localidade.

Para a composição do mix desses espaços a Vokkan utilizará o conceito de shopping a céu aberto, open mall, focando nos conceitos de criação de destino e experienciação, com âncoras gastronômicas, sustentabilidade, saúde e educação. Também contarão com áreas exclusivas para edifícios multifamiliares, offices e terrenos unifamiliares. Os projetos contarão com infraestrutura de lazer, pavimentação integrada, ciclovia em toda área, mobiliário urbano, 100% fiação subterrânea, iluminação de LED para agregar harmonia visual, segurança e acessibilidade.

Roderjan Diehl Volaco, 51 anos, é natural do interior do Paraná, mas há 27 anos escolheu Itapema para viver. Empresário da área da contabilidade, foi o fundador da ACITA (Associação Empresarial de Itapema) e também um dos fundadores do Banco Sicredi na região do Vale. Atualmente, ele exerce o cargo de vice-presidente nas duas entidades.

Criada em 2015, a Vokkan Urbanismo traz em seu DNA a expertise do Grupo Roderjan, que tem à frente o empresário Roderjan Diehl Volaco, aliado a juventude dos empresários André Miranda, Rafael Kirchner e Julio Kipper, cada qual com suas experiências nos mais diferenciados segmentos congregando para a construção de um projeto inédito na região. Para gerenciar toda a construção do mix, aliando moradia, trabalho, serviços e lazer, a empresa traz a Nara Schütz, mentora de empreendimentos comerciais há quase 20 anos, especialista em projetos de shoppings, open malls e ruas compartilhadas. Nara traz sua expertise em grupos como Aliansce, Almeida Júnior, foi a mentora do projeto de mix do Passeio Pedra Branca e, recentemente, do Multi Open Shopping, em Florianópolis.

 

Foto: Roderjan Diehl Volaco, sócio da Vokkan Urbanismo.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/vokkan-anuncia-investimentos-de-r-300-milhoes-em-santa-catarina/
Twitter
LinkedIn

Veja também

A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DIGITAL PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS

ARTIGO DE ARIANE G A presença digital é um requisito básico para qualquer empresa que …

Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/vokkan-anuncia-investimentos-de-r-300-milhoes-em-santa-catarina
Twitter
LinkedIn