WORKGROUP DEBATE A PADRONIZAÇÃO DE APLICAÇÕES DE PEÇAS

02 de junho de 2015.
A WorkGroup (WG), especializada no
desenvolvimento e manutenção de sistemas para o setor automotivo celebrou 20
anos de dedicação e total envolvimento com o mercado automotivo. Para o diretor
geral da WorkGroup, Marco Antonio Del Corso os problemas de comunicação entre
os elos da cadeia de aftermarket tem gerado grandes perdas para todas as
empresas, desde oficinas mecânicas até as fábricas. “Após análise do banco
de dados do QueridoCarro.com da WG (com mais de 17 milhões
de Ordens de Serviço e pedidos de balcão, e 59 milhões de itens cadastrados),
concluímos que a padronização de aplicações de peças pode ser a saída para a
recuperação das perdas do setor, estimadas em quase R$ 3 bilhões em 2014 por
trocas e devoluções. Iniciamos um debate, cuja a discussão certamente irá se
estender ao longo do ano”, destacou.  
Segundo o executivo, os maiores
impactantes desse cenário são os custos com entregas, estornos de recebimentos
e burocracia fiscal, além de remanejamentos de estoques. “Os reparadores,
oficinas mecânicas e centros automotivos são os principais responsáveis por
movimentar as operações do aftermarket. É essencial que tenham um canal
confiável para que possam falar com as fábricas e distribuidores. Neste
sentido, precisam de todo o apoio para a compra rápida e correta das peças
requeridas em suas Ordens de Serviço, com conveniência e praticidade. É preciso
padronizar para levar real valor à cadeia automotiva”, concluiu.
A vice presidente da Associação
Nacional dos Distribuidores de Autopeças (ANDAP) e diretora da Pacaembu
Autopeças, Ana Paula Cassorla destacou a importância da padronização. “A
padronização aumenta a eficiência de toda a cadeia automotiva, da fábrica até a
oficina, todos serão beneficiados se as informações técnicas estiverem
corretas, disponíveis, com fácil acesso, no momento em que forem necessárias.
Temos que ouvir a opinião dos fabricantes e do próprio varejo sobre esta
proposta”, comentou. Ana Paula Cassorla disse ainda que é preciso integrar
as ações de pesquisa das pessoas no Google com todos os elos da cadeia.
“Hoje, muitos ainda utilizam o Google para fazer buscas. É necessário
integrar toda esta inteligência em um sistema único. Manter o mecânico
informado, preparado, apto a fazer a manutenção é um grande e necessário
desafio, na busca em mantermos o Mercado Independente de Reposição forte e
preparado para concorrer com as concessionárias. Parabenizo a WorkGroup pelo
pioneirismo ao lançar o Guia de Peças”, declarou.
O Presidente da Associação Nacional
dos Remanufaturadores de Autopeças (ANRAP) e gerente de aftermarket da
Knorr-Bremse para o Brasil e América Latina, Jefferson Germano, ressaltou a
necessidade das fábricas de Autopeças de criar uma base de dados online. “Com
base na experiência de estar à frente e ser membro de uma associação, a ANRAP,
que também tem o objetivo de disseminar o conceito do produto remanufaturado,
sem dúvida, é importante dar continuidade ao tema, seja via novos debates,
redes sociais ou outros meios. Antes, cada fabricante fazia seu catálogo em
papel, em formatos diferentes. Hoje, as fábricas de autopeças reconhecem a
necessidade de criar uma base de dados online e organizá-la de forma
padronizada. Esta padronização pode reforçar o conceito de produtos e serviços
mais seguros ao mercado”, destacou.
É fundamental que o mercado tenha
acesso a um programa com todas as peças catalogadas de uma forma padrão. “Hoje,
vemos muitas iniciativas isoladas, com informações sem qualquer
integração”, disse Heloisa Monzani, Regional Sales Director Brazil da TecDoc. A executiva lembrou que a
dimensão do território brasileiro é grande e, por isso, os obstáculos são
diários. “O cenário atual do Brasil é semelhante ao da Europa há vinte
anos atrás. Não foi fácil atuar lá e sabemos que também não será fácil superar
os desafios da indústria brasileira, entretanto temos a experiência e o padrão
global que é referência, o que facilitará esta empreitada,” finalizou.
A WorkGroup apoia a padronização e,
nesse sentido, lançou o GuiadePecas.com. Um banco de dados setorial,
gratuito para consultas e organizado de acordo com as características do mercado
brasileiro de reposição, que ajuda oficinas e reparadores a encontrar peças em
todo o País. O guia pode ajudar a minimizar, hoje, o alto índice de devoluções
ou perdas de vendas do setor. Os interessados em contribuir com a discussão
sobre a padronização de aplicações de peças, podem registrar suas opiniões no
debate online. Basta clicar em http://goo.gl/BwdaGk.
A WorkGroup (WG) é uma empresa
especializada no desenvolvimento e manutenção de sistemas, com foco 100% no
setor automotivo. Suas soluções são projetadas com o objetivo de facilitar
trabalhos diários de seus usuários e aumentar a lucratividade nos negócios dos
clientes. Alguns sistemas desenvolvidos pela WG para essa indústria são o WorkMotor.com,
QueridoCarro.com
e GuiadePecas.com. Há vinte anos nesse mercado, a WorkGroup
também acumula experiência no desenvolvimento de sistemas
personalizados e projetos específicos para diversos outros segmentos. A empresa
possui sede em Campinas (SP), revendas e suporte técnico em todo o País.
Foto: (da direita para a esquerda): Marco Antonio Del Corso (WorkGroup), Jefferson Germano (ANRAP), Ana Paula Cassorla (ANDAP) e Heloisa Monzani (TecDoc).
Crédito: Divulgação.
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