XP ADQUIRE PARTICIPAÇÃO ESTRATÉGICA NA SUNO

A XP Inc. (Nasdaq: XP) anuncia a celebração de acordo para aquisição de uma participação minoritária estratégica no Grupo Suno, envolvendo a Suno Research, Suno Asset, entre outras frentes de conteúdo, dados e análise sobre o mercado financeiro. A parceria irá ampliar o acesso a conteúdos sobre o mercado financeiro a milhões de pessoas e potencializar o desenvolvimento da Suno por meio do ecossistema da XP Inc., acelerando, principalmente, o crescimento da Suno Asset.

Fundada em 2016, a companhia elabora conteúdos gratuitos, por meio de análises, notícias, livros, cursos, entre outros, e pagos, como relatórios, carteiras recomendadas e consultoria, distribuídos por meio de um ecossistema digital único e alguns dos maiores influenciadores de finanças do Brasil. Além disso, a Suno lançou em 2021 uma gestora de recursos independente própria, a Suno Asset, que vem apresentando ritmo de crescimento exponencial.

Para a XP Inc., a parceria fortalece a oferta de conteúdos e produtos financeiros de qualidade e isentos, potencializando o alcance por meio de suas marcas, que, além da própria XP, inclui as plataformas da Rico, Clear, IM+ e a escola de investimentos Xpeed. Já para a Suno, a transação será estratégica para acelerar o crescimento, a partir da sociedade com a maior empresa de investimentos do país, com mais de 3,3 milhões de clientes. “A parceria com uma das mais expoentes casas de conteúdo, análise e gestão do mercado abre caminho para potencializar a experiência de investidores de todas as plataformas. É a união da maior empresa brasileira de investimentos com a maior autoridade independente sobre finanças no mundo digital do Brasil, com o objetivo de empoderar e facilitar a tomada de decisão do investidor em todas as frentes”, diz Karel Luketic, sócio e diretor executivo da XP Inc.

A Suno possui cerca de 280 colaboradores, que trabalham em múltiplas frentes para garantir a produção de conteúdos de finanças e produtos financeiros de primeira, além de uma experiência única, com mais de 150 mil clientes em suas plataformas e uma audiência de mais de 12 milhões de pessoas em seus portais e 6 milhões de seguidores em suas diferentes redes sociais. “Pouca gente sabe disso, mas a ideia da Suno nasceu praticamente dentro da Infomoney, quando eu produzia conteúdos voltados para o investidor de longo prazo lá. Agora, com esta parceria estratégica, quem mais ganha é o investidor brasileiro. Unir a comprovada inteligência de mercado da Suno com a capilaridade e distribuição da XP Inc., que permitirá ao investidor ter uma experiência sem paralelo.”, diz Tiago Reis, fundador da Suno.

A governança estabelecida entre as duas empresas garante à Suno total independência na sua atuação em todas as frentes. O fechamento da operação está sujeita a determinadas condições precedentes usuais nesse tipo de transação.

O Grupo Suno é uma holding de empresas que trazem informações e produtos que antes eram apenas acessíveis aos grandes investidores para o investidor pessoa física. É composto pelos portais Suno Notícias, Fiis.com.br, FundsExplorer.com.br, pela casa de análise Suno Research, pela gestora de investimentos Suno Asset, pela gestora de recursos Suno Wealth e pelo gerenciador de investimentos Status Invest.

A XP Inc. é uma plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed, entre outras. A XP Inc. tem cerca de 3,3 milhões de clientes e R$ 789 bilhões de ativos sob custódia. Nos últimos 20 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras.

 

Foto:  Guilherme Benchimol,  fundador e presidente executivo do Conselho de Administração da XP Inc.; Tiago Reis, fundador da Suno e Thiago Maffra, CEO da XP Inc.

Crédito: Thiago Bugallo

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

QUEBRA-CABEÇAS PARA EMPRESAS, UM NEGÓCIO QUE DEU CERTO

Para atender empresas que buscam por brindes ou para dinâmicas com colaboradores, os quebra-cabeças no …

Facebook
Twitter
LinkedIn