YASKAWA MOTOMAN LANÇA NA FEIMEC 2018 O ROBÔ COLABORATIVO HC-10

Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs, a Yaskawa Motoman lança no País o robô colaborativo HC-10. Desenvolvido para trabalhar de modo seguro junto aos seres humanos, a novidade será apresentada na Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec 2018), entre esta terça feira (24/04) e sábado (28/04), no São Paulo Expo, em São Paulo. HC10_TeachingPoints

Segundo o Diretor Presidente da Yaskawa Motoman, Icaru Sakuyoshi, o robô HC-10 é versátil e possui várias aplicações colaborativas. “Os visitantes terão a oportunidade de ver como funciona, na prática, o nosso robô colaborativo. Vamos mostrar o robô uma aplicação de manipulação, onde irá trabalhar na função de barman, ou seja, o robô servirá chopp para degustação durante a Feimec”, afirma.

O processo completo será demonstrado na feira, onde o robô irá retirar o copo do dispenser e o colocará no bico de envase, controlando a temperatura, quantidade e o colarinho do chopp, não tendo desperdício da bebida. “Nessa aplicação, é possível repassar todas as informações online para uma central sobre a quantidade de chopp servido, qualidade, horário, etc, ou seja, faz um relatório de estoque e de serviço, trazendo inúmeros benefícios para o empresário, sendo também uma atração interessante para o usuário”, destaca Sakuyoshi.

Ainda de acordo com o diretor da empresa, esse é apenas um exemplo da aplicação do robô HC-10, que é destinado à automação de processos. “Trata-se um robô de alta durabilidade e, dentre suas principais características, podemos destacar sensores de torque redundantes em cada um dos seus seis eixos e o seu design que não permite pontos de esmagamentos, tornando-o confiável e apto para trabalhar de maneira segura lado a lado com os seres humanos”, explica.

Altamente configurável, o robô HC10 trabalha com uma carga útil de 10 kg e um raio de alcance de 1.200 mm, podendo realizar uma ampla gama de tarefas de manuseio de materiais. Entre os benefícios do seu uso, destacam-se a redução de layout na fábrica e melhoria significativa nas condições ergonômicas do trabalhador, evitando acidentes de trabalho e possíveis doenças que ele possa contrair devido à realização de tarefas repetitivas ininterruptas.

Na Feimec, haverá ainda uma célula de usinagem 3D e corte ultrassônico (robô GP8), em que a programação off-line do robô é gerada pelo CAM (software de usinagem) e enviada até por WhatsApp, tornando o processo simples e interativo.

Foto: Robô colaborativo HC-10 da Yaskawa Motoman.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn