ZAMP® E RAÍZEN SE UNEM PARA FORNECIMENTO DE ENERGIA RENOVÁVEL

A ZAMP®, máster franqueada das marcas Burger King® e Popeyes® no Brasil, uniu-se à Raízen, empresa integrada de energia e referência global em bioenergia, para dar mais um passo no desenvolvimento de uma matriz de Geração Distribuída Compartilhada para restaurantes da marca. O acordo com a Raízen prevê o fornecimento de energia elétrica de fonte renovável para 44 lojas Burger King® e Popeyes®, como mais um passo importante nos objetivos de sustentabilidade da companhia.

O volume contratado, de 4,3 GWh/ano, evitará a emissão de 244 toneladas de gás carbônico (CO²) na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.745 árvores. “Todas as nossas iniciativas de Geração Distribuída estão sendo pensadas com uma visão a longo prazo diretamente ligada com um de nossos compromissos de sustentabilidade. Com os projetos, pretendemos reduzir toneladas de CO² que seriam liberadas na atmosfera, dando nossa contribuição para a mitigação das mudanças climáticas, bem como por ar mais puro e respirável”, ressalta Fabio Alves, vice-presidente de Desenvolvimento da ZAMP®, master franqueada das marcas Burger King® e Popeyes® no País. “Com esses investimentos, vamos continuar inovando e minimizando nosso impacto ambiental no Brasil, bem como buscando sustentabilidade nos negócios, com impactos positivos para todas as pontas envolvidas na nossa cadeia”, completa o executivo.

A energia renovável comercializada para os restaurantes Burger King® e Popeyes® será proveniente de usinas solares e de biogás da Raízen nos estados Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Ceará, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Pará, Sergipe, Maranhão e Mato Grosso do Sul, sendo distribuída por 15 concessionárias diferentes. “Estamos muito felizes em anunciar esta parceria com a ZAMP. A partir deste acordo, vamos auxiliar a marca a reduzir o preço da sua conta de energia e contribuir para que ela alcance suas metas de sustentabilidade”, comenta Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen.

Segundo o executivo, a Raízen possui uma oferta diferenciada para o varejo, presente em 19 estados e com espaço para entrada de imediato na geração distribuída e plantas em construção que serão conectadas até 2023. De acordo com ele, a empresa é one-stop-shop em soluções de energia renovável e está comprometida em liderar a transição energética no Brasil. Toda a produção da companhia possui certificação pelo I-REC Standard, sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia que atende aos mais altos padrões de sustentabilidade energética.

Burger King® e Popeyes®: compromissos em sustentabilidade

A máster franqueada das marcas Burger King® e Popeyes® no Brasil vem investindo em Geração Distribuída como um de seus compromissos socioambientais, de reduzir em 30% as emissões de gases do efeito estufa até 2030, contribuindo também para o fortalecimento do uso de energia de fontes limpas e renováveis no Brasil. Atualmente, a companhia possui cinco fazendas de Geração Distribuída capazes de abastecer uma cidade de 14 mil habitantes com energia limpa, cobrindo 57% das lojas próprias em Baixa Tensão Distribuída, com meta de chegar a 80% até o final de 2023.

Essas cinco usinas possuem capacidade anual de 9.383 MWh, carga equivalente ao consumo de 68 lojas próprias do Burger King e Popeyes, gerando uma redução de 1.186 toneladas de CO2/ano e uma economia estimada em R$ 1.471.765,00/ano.

A ZAMP é a master franqueada das marcas BURGER KING® e POPEYES® no País. Com mais de 900 restaurantes em território nacional, entre lojas próprias e franqueadas de BURGER KING® e mais de 50 lojas próprias de POPEYES®, a ZAMP® gera diretamente mais de 16 mil empregos em todo o Brasil e está comprometida com o cumprimento dos compromissos ESG assumidos publicamente, visando um crescimento responsável.

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de C02 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 7.900 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Foto: Unidade do Burger King®.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Facebook
Twitter
LinkedIn