PESQUISA MOSTRA QUE 70% DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS TÊM DIFICULDADE PARA FECHAR AS CONTAS NO FIM DO MÊS

O Brasil é um país empreendedor. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o número de empresas ativas em todo o território nacional em 2023 alcançou a marca dos 21,8 milhões – sendo que 93,7% destas são microempresas ou empresas de pequeno porte.  Números tão animadores escondem também uma triste realidade que o empreendedor brasileiro não possuiu educação financeira para fazer com que o seu negócio tenha um crescimento saudável e sustentável.

Em recente pesquisa sobre educação financeira para empreendedores, feita pelo Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape Brasil), instituição especializada na concessão de microcrédito produtivo no país, foram diagnosticadas as dificuldades que os micros e pequenos empreendedores enfrentam no dia a dia da gestão das suas empresas. A mais evidente delas diz respeito ao fluxo de caixa, muitas vezes com projeções errôneas de faturamento, além da falta de capital de giro para que o negócio funcione. Neste cenário, sete em cada dez empresas apresentam dificuldades para honrar suas contas no final do mês.

Despesas com telefonia, por exemplo, são um custo fixo mensal que precisa ser levado em consideração no planejamento das empresas. Aplicativos de mensagens instantâneas fizeram do telefone uma ferramenta ainda mais importante nos tempos atuais, com facilidades que vão desde a divulgação de novos produtos ou serviços, até o contato imediato com clientes e fornecedores de forma imediata, por exemplo.

Empresas como a VIP Solutions, especialista em soluções de telefonia fixa em nuvem, trazem opções para que o fechamento das contas no final do mês seja melhor planejado, sem surpresas indesejáveis. Segundo Kathia Alves, fundadora e CEO da VIP Solutions, as vantagens em se optar por serviços de telefonia em nuvem ajudam não somente na economia com os custos com infraestrutura, mas também na otimização do tempo. “Oferecemos funcionalidades como encaminhamento de chamadas e correio de voz online, gravações de ligações e relatórios, o que melhora significativamente a eficiência operacional”, afirma a empresária.

Segundo Kathia Alves, as chamadas via internet reduzem o custo das ligações em até 80%, enquanto recursos como videoconferências online minimizam deslocamentos, contribuindo para uma gestão financeira mais enxuta e competitiva. Com planos que custam, em média, R$ 54,90 por usuário, a solução da VIP Solutions para micro e pequenas empresas é completa e inclui ligações para telefones fixos e móveis em território nacional. “Ajudamos empresas a economizarem significativamente seus custos mensais, eliminando despesas importantes, como a com infraestrutura física”, conclui.

 

Foto: Kathia Alves, fundadora e CEO da VIP Solutions.

Crédito: Divulgação

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

AWARE INVESTMENTS INICIA PLANO DE EXPANSÃO REGIONAL E PREVÊ CHEGAR A R$ 20 BI SOB GESTÃO

O ano de 2024 tem tudo para ser bastante promissor para a Aware Investments. O …

Facebook
Twitter
LinkedIn