SANTO BROTO TRAZ PARA O BRASIL TÉCNICA INOVADORA DE PLANTIO URBANO

A obesidade está cada vez mais presente na população brasileira, sendo que quase metade dos adultos (52,5%) está acima do peso e 17,9% é obesa, segundo dados do Ministério da Saúde. A balança tende a pesar mais entre a população masculina 56,5% contra 49,1% da feminina. Já a faixa etária de 45 a 64 anos registra a maior taxa (61%) dos que estão acima do peso, sendo que os jovens (18 a 24 anos) apresentam percentual de 38%.canteiro-de-manjericao-banana-verde

Sedentarismo e alimentação inadequada contribuem, e muito, para o aumento de peso, sendo importante destacar que as doenças crônicas (como as do coração, hipertensão e diabetes), e que respondem por 72% das causas de mortes no País, têm na obesidade um forte aliado.

No que diz respeito à alimentação, apenas 18,2% das pessoas consomem uma quantidade de alimentos saudáveis (verduras, legumes e frutas), fatores de proteção às docanteiro-de-manjericao-e-manjericao-roxo-banana-verde-copiaenças crônicas. Tendência nos Estados Unidos e que começa a despertar o interesse dos chefs de cozinha no País, as espécies vegetais em sua fase de crescimento inicial começam a tomar parte da gastronomia brasileira. Ainda vivas, essas espécies chegam a acumular até 40 vezes mais nutrientes do
que em sua fase adulta. De acordo com pesquisas do Departamento de Agricultura dos EUA, tal como as células tronco humanas, é nessa fase do desenvolvimento inicial que os vegetais concentram suas melhores qualidades.

Além de ser mega nutritivo, o vegetal colhido na etapa microgreen possui um sabor mais acentuado e uma textura diferente. Em São Paulo, eles já podem ser encontrados na Santo Broto, startup que leva os brotos, in natura, diretamente para a cozinha de restaurantes.

Há um ano, a Santo Broto vem executando para os restaurantes e hortifrúti desde o projeto da horta urbana, plantio até a colheita. Só para se ter ideia rúcula, rabanete, beterraba e cenoura são colhidas prematuramente, tendo de 5 a 10 centímetros da folha à raiz. Entre frutas, temperos, hortaliças, legumes e flores comestíveis, a Santo Broto tem uma variedade de 60 mudas.

Luciana Manzan e Felipe Cifarelli são sócios da startup Santo Broto. Formada em gastronomia, Luciana trabalhou em restaurantes renomados como Áttimo, Riviera e D.O.M, do chef Alex Atala, e enxergou nos microgreens um sonho de unir o plantio à sua paixão pela cozinha de qualidade.  Felipe trabalhou por um ano com hortas orgânicas em Atibaia (SP), onde descobriu sua verdadeira vocação.

 

Fotos 1 e 2: Canteiro de manjericão.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn