CINCO CARACTERÍSTICAS OCULTAS DO CONSUMIDOR QUE PODEM AJUDAR OS VAREJISTAS A OTIMIZAR ESTRATÉGIAS COM OS CLIENTES

ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ

Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras com dias, semanas ou meses de antecedência? As lojas seriam capazes de aperfeiçoar o controle de estoque, programar ofertas para coincidir com ocasiões especiais e antecipar flutuações na demanda por itens sazonais importantes. No entanto, com 79% dos brasileiros pesquisando produtos antes de comprá-los, novos aplicativos de localização de descontos estão oferecendo a segunda melhor opção. Em parceria com supermercados e outros varejistas físicos, esses aplicativos não apenas oferecem aos clientes descontos personalizados em seus produtos favoritos, mas também podem fornecer às lojas dados comportamentais precisos, mas não invasivos e despersonalizados, que revelam características ocultas do comprador e ajudam os varejistas a otimizar sua estratégia de negócios.

Vamos dar uma olhada nas cinco principais características ocultas do consumidor reveladas por esta nova tecnologia de aplicativos de descontos!

Compra preditiva

O principal benefício dos aplicativos de descontos é que eles permitem que as lojas conheçam os planos de compra dos clientes antes que o dinheiro mude de mão. Ao saber quais itens os usuários estão navegando, adicionando à sua lista de desejos e, por fim, reservando para compra na loja, os aplicativos de descontos podem conhecer a intenção de compra de um grande número de clientes para produtos ou categorias específicas. Esta informação é recolhida de forma despersonalizada, ou seja, não é atribuída a nenhum usuário em particular, mas antes identifica comportamentos comuns. Com a adição de análises preditivas, as lojas podem obter esses dados de aplicativos de descontos e antecipar os padrões de compras futuros dos usuários com base em seu comportamento prévio.

Preferências dependentes de hora, data e local

Ao analisar a frequência e o horário de uso do aplicativo pelos usuários, os aplicativos de desconto podem revelar os dias da semana e horários dos dias preferidos dos clientes para fazer suas compras. Os varejistas podem usar esses dados para otimizar as operações e promoções da loja para melhor atender seus clientes, dependendo de quando eles decidirem fazer sua visita. A combinação de hora e data com dados de localização também permite que aplicativos de descontos forneçam informações valiosas sobre tendências específicas para determinadas áreas geográficas e regiões. Isso permite que os varejistas apliquem estratégias de marketing bem-sucedidas em locais geograficamente semelhantes, ao mesmo tempo que adaptam de forma eficiente os serviços a lojas recentemente abertas ou realocadas, por exemplo.

Fidelização e rotatividade do cliente

Você sabia que mais de 80% dos consumidores brasileiros priorizam empresas que oferecem programas de fidelidade? Esta é uma boa notícia para as lojas que também usam aplicativos de descontos. Ao analisar as interações e compras repetidas dos usuários, eles podem revelar insights sobre a fidelidade do cliente. Esses dados podem ajudar os varejistas a identificar seus clientes mais valiosos e a personalizar programas de fidelidade ou ofertas especiais para recompensá-los. Para desenvolver ainda mais a fidelização dos clientes, as lojas podem utilizar aplicações de descontos para identificar os seus principais compradores e convertê-los em defensores da marca através do incentivo ao marketing boca a boca, depoimentos autênticos e conteúdo orgânico nas redes sociais.

Por outro lado, os aplicativos de descontos também podem identificar clientes em risco de rotatividade com base em padrões indicativos de falta de engajamento ou insatisfação. Ao intervir com estratégias de retenção direcionadas, como ofertas personalizadas ou iniciativas proativas de atendimento ao cliente, os varejistas podem mitigar o risco de rotatividade e preservar relacionamentos valiosos com os clientes, tanto entre compradores frequentes como ocasionais.

Afinidade com a marca e padrões de compra entre categorias

Todos podemos combinar cerveja com churrasco ou protetor solar com boias de piscina. E quanto a óculos de sol e licores? Salgadinhos e lixas de unha? Os aplicativos de descontos podem rastrear os padrões de compra dos usuários em uma ampla variedade de marcas e produtos diferentes, revelando links e conexões interessantes entre preferências de produtos e afinidades de marca. Essas informações podem ajudar os varejistas a entender quais marcas têm maior repercussão em seu público-alvo e adaptar suas ofertas de produtos e promoções de acordo com esse perfil, pois 64% dos consumidores brasileiros priorizam promoções e outros 48% buscam desconto. Portanto, para ajudar os varejistas a ir além, os aplicativos de descontos também fornecem informações sobre novas ofertas e promoções entre categorias. Ambos podem oferecer um portal digital eficaz para lojas off-line e ajudar a aumentar o valor médio das transações assim que os compradores entrarem em suas lojas.

De acordo com uma nova pesquisa, os consumidores brasileiros aproveitam os descontos porque os fazem sentir-se mais inteligentes, e para um em cada cinco deles, ofertas de 20% são consideradas vantajosas. Dada a sua capacidade de processar o comportamento do consumidor em grande escala, os aplicativos de descontos podem identificar pontos de inflexão específicos de sensibilidade e elasticidade ao preço. Isso permite aos varejistas identificar o ponto ideal para ofertas de descontos que irão atrair o maior número de consumidores e, portanto, obter o melhor lucro.

Os supermercados também podem utilizar essas aplicações para inferir a elasticidade dos preços dos produtos (como a quantidade procurada ou fornecida de um bem muda quando o seu preço muda) através da análise das respostas dos usuários a diferentes níveis de desconto ou estratégias de preços. Essa percepção pode orientar os varejistas na definição de estratégias de preços ideais para maximizar a receita sem sacrificar a fidelidade e a satisfação do cliente.

 

Mathias Ferraz é Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lessy no Brasil.

 

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