CINEMA INFLÁVEL GIGANTE É ATRAÇÃO NO PROJETO “CINE ECO”

CINEMA INFLÁVEL GIGANTE É ATRAÇÃO NO PROJETO “CINE ECO”

Questões ligadas à sustentabilidade, energia e meio ambiente estão em cena no projeto cultural “Cine Eco”, que continua essa semana em Sumaré (SP). A realização é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Eco Ambiental e Social através da Lei federal de incentivo à cultura.

O projeto itinerante inclui oficinas de curtas-metragens, sessões de cinema, atividades teatrais e workshops, sempre com abordagem lúdica e direcionada para crianças e adolescentes.

O “Cine Eco” já passou por Sumaré em maio e volta numa segunda edição agora em junho para atingir um público ainda maior. Ao todo, o projeto contemplará quase 4 mil alunos da rede pública da cidade. “Este projeto foi concebido com o intuito de promover a cultura por meio da sétima arte, que tanto encanta pessoas de todas as idades. De uma forma lúdica serão abordados conceitos importantes como meio ambiente, uso consciente dos recursos naturais, respeito ao próximo e mobilidade urbana. Acreditamos que este é um caminho para ajudar na formação de crianças e jovens como cidadãos conscientes para o futuro”, avalia Patricia Henrique, do Instituto Eco Ambiental e Social.

Nos dias 6, 7 e 8 de junho,  foram realizadas edições da oficina de introdução básica de cinema para jovens assistidos do Instituto Avivar do 3º Setor. Eles aprenderam conceitos de produção, filmagem e roteiro, cujo resultado é a produção de quatro curta-metragem sobre diferentes temáticas apresentadas. Na  primeira edição do projeto, realizada em maio em Sumaré, alunos da E.E. Antônio Valle Sobrinho, do Jardim Campo Belo, já vivenciaram essa experiência de serem roteiristas e cineastas mirins durante a oficina de cinema.

A partir de hoje, dia 13, e ainda nesta terça-feira (14/06) e quarta-feira (15/06), o projeto realiza diversas atividades programadas (sessões de cinema, interações teatrais e workshops sobre uso da água e energia, reciclagem e segurança no trânsito) que acontecerão debaixo de uma estrutura gigante de cinema inflável, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação do público, e mais: com direito a pipoca!

Ao final de cada sessão, as crianças levarão para casa um livreto com explicações sobre os temas que foram abordados nos curtas-metragens. Em maio, alunos da E. E. Antônio Valle Sobrinho, no Jardim Campo Belo, e da E. E. Maria Rosa Carolino dos Santos, no Parque Silva Azevedo, participaram das sessões e se encantaram com a estrutura do cinema itinerante e com as apresentações culturais do projeto.

O “Cine Eco” conta com o apoio da Secretaria de Educação de Sumaré e da Prefeitura de Sumaré.

O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

Criado em 2005, o Instituto Avivar 3º Setor é uma OSC – Organização da Sociedade Civil de finalidade cultural, sem fins lucrativos e com sede em Sumaré-SP.

O Instituto atua como Ponto de Cultura no município, com foco em ações de assessoramento técnico, voltadas a outras OCS, na idealização, fomento e desenvolvimento de projetos culturais, esportivos e sociais.

Mais informações – www.cineeco.com.br

 

Fotos 1 e 2 – Cine Eco.

Crédito: Divulgação.

 

CONSTRUÇÃO CIVIL PAULISTA AMPLIA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL NO MAIO LARANJA

GUSTAVO REIS PARTICIPA DE SÉRIE DE TESTEMUNHOS DA ADCE CAMPINAS

SANTO ROCK BAR INAUGURA EM CAMPINAS COM PROPOSTA INÉDITA E PROGRAMAÇÃO DE GRANDES SHOWS DE ROCK

ALMOÇO FORA DE CASA DISPARA EM 2026 E TRABALHADOR JÁ GASTA MAIS DE R$ 600 POR MÊS

BRASIL, PORTUGAL E INOVAÇÃO NA MODA: A TRAJETÓRIA INTERNACIONAL DE PRISCILA GRUNWALD NO SETOR DE VESTUÁRIO

SALÃO DO ARTESANATO REÚNE 700 ARTESÃOS E CELEBRA A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA EM SÃO PAULO

BLUE TREE TOWERS VALINHOS CELEBRA 10 ANOS

CIESP APONTA QUE CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO JÁ IMPACTA 65% DA INDÚSTRIA DA REGIÃO DE CAMPINAS

DESAFIO JURÍDICO CONTEMPORÂNEO – COMO MOUNJARO E OZEMPIC VIRARAM ASSUNTO DE TRIBUNAL

Assine nossa newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.