CINEMA INFLÁVEL GIGANTE É ATRAÇÃO NO PROJETO “CINE ECO”

Questões ligadas à sustentabilidade, energia e meio ambiente estão em cena no projeto cultural “Cine Eco”, que continua essa semana em Sumaré (SP). A realização é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Eco Ambiental e Social através da Lei federal de incentivo à cultura.

O projeto itinerante inclui oficinas de curtas-metragens, sessões de cinema, atividades teatrais e workshops, sempre com abordagem lúdica e direcionada para crianças e adolescentes.

O “Cine Eco” já passou por Sumaré em maio e volta numa segunda edição agora em junho para atingir um público ainda maior. Ao todo, o projeto contemplará quase 4 mil alunos da rede pública da cidade. “Este projeto foi concebido com o intuito de promover a cultura por meio da sétima arte, que tanto encanta pessoas de todas as idades. De uma forma lúdica serão abordados conceitos importantes como meio ambiente, uso consciente dos recursos naturais, respeito ao próximo e mobilidade urbana. Acreditamos que este é um caminho para ajudar na formação de crianças e jovens como cidadãos conscientes para o futuro”, avalia Patricia Henrique, do Instituto Eco Ambiental e Social.

Nos dias 6, 7 e 8 de junho,  foram realizadas edições da oficina de introdução básica de cinema para jovens assistidos do Instituto Avivar do 3º Setor. Eles aprenderam conceitos de produção, filmagem e roteiro, cujo resultado é a produção de quatro curta-metragem sobre diferentes temáticas apresentadas. Na  primeira edição do projeto, realizada em maio em Sumaré, alunos da E.E. Antônio Valle Sobrinho, do Jardim Campo Belo, já vivenciaram essa experiência de serem roteiristas e cineastas mirins durante a oficina de cinema.

A partir de hoje, dia 13, e ainda nesta terça-feira (14/06) e quarta-feira (15/06), o projeto realiza diversas atividades programadas (sessões de cinema, interações teatrais e workshops sobre uso da água e energia, reciclagem e segurança no trânsito) que acontecerão debaixo de uma estrutura gigante de cinema inflável, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação do público, e mais: com direito a pipoca!

Ao final de cada sessão, as crianças levarão para casa um livreto com explicações sobre os temas que foram abordados nos curtas-metragens. Em maio, alunos da E. E. Antônio Valle Sobrinho, no Jardim Campo Belo, e da E. E. Maria Rosa Carolino dos Santos, no Parque Silva Azevedo, participaram das sessões e se encantaram com a estrutura do cinema itinerante e com as apresentações culturais do projeto.

O “Cine Eco” conta com o apoio da Secretaria de Educação de Sumaré e da Prefeitura de Sumaré.

O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

Criado em 2005, o Instituto Avivar 3º Setor é uma OSC – Organização da Sociedade Civil de finalidade cultural, sem fins lucrativos e com sede em Sumaré-SP.

O Instituto atua como Ponto de Cultura no município, com foco em ações de assessoramento técnico, voltadas a outras OCS, na idealização, fomento e desenvolvimento de projetos culturais, esportivos e sociais.

Mais informações – www.cineeco.com.br

 

Fotos 1 e 2 – Cine Eco.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CINCO DICAS PARA EMPREENDEDORES QUE QUEREM DESBRAVAR O MERCADO INTERNACIONAL E AUMENTAR O FATURAMENTO

O número de microempreendedores no Brasil tem crescido significativamente e uma pesquisa recente divulgada pelo …

Facebook
Twitter
LinkedIn