ESTUDO REVELA QUE FUNCIONÁRIOS ENGAJADOS SÃO ATÉ 78% MAIS PRODUTIVOS

O engajamento dos funcionários é um fator crucial para o sucesso de qualquer empresa. Quando os colaboradores estão comprometidos e motivados, eles tendem a ser mais produtivos e a alcançarem melhores resultados. Um estudo realizado pela Aon Hewitt Consultancy, empresa americana de soluções de recursos humanos, revelou que funcionários engajados são até 78% mais produtivos do que aqueles que não estão envolvidos com o trabalho. “Funcionários engajados geralmente estão alinhados com os objetivos da empresa, sentem-se valorizados e têm um senso de propósito. Esse engajamento estabelece uma conexão emocional positiva com o trabalho, inspirando-os a contribuir de maneira proativa para alcançar metas e colaborar para o sucesso da organização”, explica o especialista em produtividade da Call Daniel, Manoel Messias. Para ele, os gestores desempenham um papel fundamental ao promover a produtividade dos colaboradores.

O estudo também revela que funcionários engajados são 40% mais lucrativos em comparação com colaboradores desengajados.  Sendo assim, é necessário o desenvolvimento de estratégias que possam desenvolver um bom ambiente de trabalho e fomentar o engajamento das equipes. Segundo Manoel, os gestores podem adotar o modelo de Liderança Situacional como uma abordagem estratégica para promover o engajamento da equipe. Essa metodologia envolve adaptar o estilo de liderança de acordo com a situação e as necessidades individuais dos colaboradores. “Ao compreender as habilidades e as motivações de cada membro da equipe, os gestores podem ajustar seu apoio e direcionamento. Um colaborador sênior, por exemplo, pode se beneficiar de uma abordagem mais delegativa, permitindo maior autonomia. Por outro lado, um membro da equipe que está começando, pode necessitar de uma abordagem mais direta. Essa flexibilidade na liderança não apenas atende às demandas individuais, mas também cria um ambiente no qual os funcionários se sentem compreendidos e apoiados, fatores essenciais para fortalecer o engajamento e, por consequência, promover a produtividade”, explica.

Além de incentivar um ambiente de trabalho positivo, é crucial que os gestores proporcionem suporte para a organização eficaz de projetos e tarefas, considerando metodologias de produtividade e o estabelecimento de metas SMART. “Implementar estratégias que facilitem a gestão do tempo, a definição de prioridades e o acompanhamento de progresso, cultiva um ambiente organizado e incentiva a adoção de práticas eficazes para lidar com a sobrecarga de informações e demandas”, ressalta o instrutor da Call Daniel.

Desenvolver estratégias que impulsionem o engajamento no ambiente organizacional é fundamental para as organizações, pois essas iniciativas promovem o fortalecimento de laços interpessoais e cultivam um ambiente de trabalho positivo. Essas ações não só exercem impacto na produtividade, mas também desempenham um papel significativo na construção da imagem institucional da empresa e nas relações com clientes e parceiros comerciais.

A Call Daniel é uma empresa especializada em treinamentos focados em liderança e produtividade, é representante exclusiva no Brasil de dois grandes métodos reconhecidos mundialmente: o GTD® e o e as soluções Blanchard®. A companhia já treinou mais de 30 mil pessoas no Brasil e atendeu a mais de 600 empresas, como IFood, Raízen, Siemens, Basf, entre outras. A organização também foi responsável por implementar os métodos GTD® e Blanchard® em países como  Canadá, África do Sul, Singapura, China, Argentina e Europa.

 

Foto: Especialista em produtividade da Call Daniel, Manoel Messias.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

AWARE INVESTMENTS INICIA PLANO DE EXPANSÃO REGIONAL E PREVÊ CHEGAR A R$ 20 BI SOB GESTÃO

O ano de 2024 tem tudo para ser bastante promissor para a Aware Investments. O …

Facebook
Twitter
LinkedIn