FLEX DO BRASIL APOSTA NA RETOMADA DA ECONOMIA

A Flex do Brasil, empresa especializada na fabricação de colchões das marcas Simmons, Flex e Epeda com certificação do Inmetro e fábrica em Limeira iniciou suas atividades no país em 2000  e faz parte do Grupo espanhol Flex Bedding, que opera ainda com fábricas próprias nos Estados Unidos, Chile, Portugal, Reino Unido, Espanha e Cuba em parceria com o governo daquele país, atendendo a grandes redes varejistas como Carrefour, Macy’s, Bloomingdales, El Corte Inglés, Harrods, entre outros, além de atender também as maiores redes de hotéis no Brasil e no mundo. O grupo tem mais de 100 anos de história, é líder de vendas na Espanha e está entre os 10 maiores do mundo na fabricação de colchões, camas articuladas, edredons, travesseiros, roupas de cama e mobiliários para dormitórios.

A Flex do Brasil, que conta com uma equipe de 200 funcionários e produz 550 colchões por dia, investiu em 2018 R$ 400 mil na aquisição de uma máquina importada  de enrolar colchão de mola, ou seja, esses colchões são embalados à vácuo, comprimidos e depois enrolados facilitando a logística da fábrica e também a logística em relação ao cliente. Além disso, a empresa investiu em eficiência e na modernização de algumas linhas de bordadeiras e linhas de montagem.

Segundo o diretor geral da Flex do Brasil, Edson Ayub, a expectativa é fechar 2018 com um crescimento no faturamento em torno de 7% a 8% em relação a 2017, mas em termos de rentabilidade da companhia  o crescimento supera os 50% devido a projetos implantados de eficiência, de reestruturação e de vendas. “Fizemos algumas mudanças importantes na fábrica. Nós reduzimos em quase 4 mil Km de circulação por ano de empilhadeiras dentro da fábrica. Em termos de vendas nós saímos de alguns canais pouco rentáveis como grandes magazines, onde se vende preço e o tamanho da parcela e decidimos investir numa linha média alta em lojas especializadas de colchões, onde a gente tem uma rentabilidade maior. Foi uma decisão estratégica” explica.

Atualmente a Flex do Brasil atende a todo o mercado nacional, nos quais o sudeste corresponde a 47% das vendas, o nordeste 23% e o sul 12%. Além disso, a unidade brasileira conta com uma operação de exportação para o Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia.

Para 2019, Edson Ayub, prevê um crescimento de vendas da ordem de 15% a 17% e manter a rentabilidade de 2018. “A gente vai investir mais em preço, em distribuição, em novos canais, em novos clientes para que a gente cresça volume e cresça market share. Para os próximos 5 anos, o grupo espanhol tem um projeto de se posicionar como uma empresa de 500 milhões de Euros de faturamento e nesse projeto a América Latina deve estar trabalhando nos próximos 5 anos com crescimento médio anual de 10% a 12%.  Na Flex do Brasil para o ano que vem o grande investimento deve ficar na ordem de R$ 1,5 milhão numa máquina nova de molejos ensacados para suportar esse crescimento entre 15% e 17% e se tornar mais competitivo no mercado”, diz.

Edson Ayub disse ainda que o mercado de colchões no Brasil vinha numa tendência de alta até 2013. Em 2014 começou numa inversão de baixa e em 2017 estava com um volume em peças igual ao de 2012. Em termos de valor o mercado acompanhou a inflação. Segundo ele, a inflação acumulada  de 2013 a 2017 foi de 29% e o valor em tamanho de mercado também cresceu 29%. A perspectiva futura é de que essa demanda que está reprimida e em melhorando a economia brasileira, como já foi verificado em 2018, o consumidor se sinta mais seguro e se retome os níveis de crescimento.

Recentemente a Flex do Brasil lançou uma linha exclusiva de colchões embalados a vácuo em parceria com a rede de lojas Etna: Etna by Simmons. São seis modelos com molas ensacadas individualmente que seguem uma tendência mundial ainda pouco difundida no país. Uma tecnologia que comprime, enrola e embala o produto, deixando-o leve e extremamente fácil de levar para casa imediatamente após a compra. Basta deixar sobre a cama e esperar que volte à forma e tamanho original. Uma única pessoa consegue fazer tudo sozinha.

Os colchões, nas medidas solteiro, casal, queen e king, não deformam, devido ao processo de fabricação com matérias-primas de qualidade e alta tecnologia e não têm qualquer contato com poeira, ácaros ou sujeira até o momento em que o cliente o desembala dentro de casa, num processo simples e rápido. A linha também é mais sustentável, pois ao ocupar bem menos espaço para armazenagem e transporte, contribui para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

 

Fotos 1 a 3 – Fábrica da Flex do Brasil.

Crédito: Divulgação.

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