
Na busca por ações concretas de sustentabilidade, a Fracttal, multinacional especializada em soluções inteligentes para gestão de manutenção, firmou uma parceria inédita com a startup ambiental espanhola Gravity Wave. O acordo prevê a retirada de até três toneladas de resíduos plásticos do Mar Mediterrâneo até o fim de 2025, com apoio de tecnologia de rastreabilidade via blockchain.
Segundo a publicação científica PLOS ONE, os oceanos do mundo acumulam cerca de 171 trilhões de partículas de plásticos, somando uma massa estimada de 2,3 milhões de toneladas. No Mediterrâneo, considerado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) o mar mais poluído do planeta, já são 1,1 milhão de toneladas acumuladas, com acréscimo anual de 229 mil toneladas.
Um cliente, 30 kg a menos no mar
No âmbito da ação batizada de “Fracttal for the Oceans”, a cada novo cliente adquirido pela filial espanhola da empresa, a Gravity Wave se compromete a remover 30 quilos de plástico marinho. “O principal objetivo da Fracttal é gerar um impacto ambiental tangível. A contaminação dos mares e oceanos é uma das crises ambientais mais urgentes, e queríamos que nossa contribuição fosse alinhada aos valores de sustentabilidade e transparência que seguimos em nosso dia a dia”, destacou Priscila Rodrigues, Marketing Manager da Fracttal.
A iniciativa teve início em 2025 e seguirá, a princípio, até o final do ano. Caso o impacto positivo seja comprovado, a parceria poderá ser estendida.
Economia circular e rastreabilidade

Além da retirada dos resíduos, a Gravity Wave dá destino sustentável ao material coletado, transformando-o em pellets e painéis reciclados que se convertem em mobiliário, acessórios e peças de decoração. Para a Fracttal, já foram produzidos mais de 150 suportes para celular com plástico reciclado. “Nosso objetivo é criar um movimento global por mares e oceanos livres de plástico. Alinhada aos nossos valores, a Fracttal é uma empresa com grande compromisso social e que aposta na inovação como forma de melhorar o planeta”, afirmou Julen Rodríguez, CEO da Gravity Wave.

Com o uso de blockchain, a startup garante transparência e rastreabilidade total da operação: cada limpeza gera registros de local, data, volume retirado, imagens do processo e destino final do material. Esses dados são reunidos em relatórios que a Fracttal compartilha com seus clientes, em conformidade com a Lei europeia Anti-greenwashing (UE 2024/825).
Desde 2020, a Gravity Wave já removeu mais de 900 toneladas de plástico dos mares e oceanos com apoio de empresas e ONGs parceiras. Agora, a união com a Fracttal fortalece uma estratégia mais ampla da multinacional, que busca combinar tecnologia, sustentabilidade e inovação em diferentes regiões.“Essa iniciativa é um passo a mais em nossa missão de criar impacto positivo no mundo. Acreditamos que as empresas podem liderar a mudança e motivar outras a se unirem na causa. Juntos podemos construir um futuro mais limpo e responsável”, concluiu Christian Struve, cofundador e CEO da Fracttal.
O plano é que a “Fracttal for the Oceans” sirva como modelo para ações futuras nas filiais da América Latina, incluindo o Brasil, onde já estão em fase de testes novos projetos ligados à economia circular e à preservação ambiental.
Foto 1 – Priscila Rodrigues, Marketing Manager da Fracttal.
Foto 2 – Julen Rodríguez, CEO da Gravity Wave.
Foto 3 – Christian Struve, cofundador e CEO da Fracttal.
Crédito: Divulgação.