VINHEDO TERÁ VILA ECOLÓGICA COM 75% DA ÁREA DE MATA PRESERVADA

Vinhedo (SP) ganha uma nova vila ecológica que será lançada no dia 6 de outubro, em uma área total de 5.190 m² e que terá mais de 2,5 mil m² de área verde destinada ao uso comum. A preservação da área de mata no local chega a 75%, superando em 25% o número estabelecido por lei.

Localizado em um dos pontos mais altos da cidade, o que também garante uma vista privilegiada de toda a região, o residencial será implantado em uma área que conta atualmente com mais de 3,3 mil m² de mata em estágio médio de regeneração. A Lei Federal nº 11.428/06 – também conhecida como Lei da Mata Atlântica – estabelece que, nos perímetros urbanos delimitados, a supressão de vegetação secundária em estágio médio de regeneração pode chegar a até 50%.

Para Wagner Bonadio, idealizador do projeto, a preservação da mata é mais do que uma simples obrigação legal. “Essa é a base da nossa visão e do nosso compromisso com um futuro sustentável. Optamos por preservar 75% da nossa área verde, indo além do que a lei exige, porque acreditamos no impacto positivo que essa iniciativa trará para o meio ambiente e para as gerações futuras. Estamos certos de que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade e queremos servir de exemplo e inspiração para futuros empreendimentos”, afirma.

Por desempenharem um papel vital na absorção de dióxido de carbono (CO2), as áreas de mata ajudam a mitigar o efeito estufa e contribuem para a qualidade do ar, atuando como um amortecedor natural contra extremos climáticos.

Além da preservação, diversos outros detalhes da vila ecológica priorizam os cuidados com o meio ambiente. Entre eles, está a implantação de uma cisterna para captação de água da chuva, infraestrutura para a instalação de usina de energia solar, além de toda a preparação elétrica necessária para a os futuros pontos individuais de recarga de veículo elétrico.

De acordo Taís Bichara, arquiteta responsável pelo projeto, todos os locais de circulação comum, como ruas e calçadas do condomínio e ao entorno, contarão com piso intertravado. Essas áreas, portanto, são consideradas permeáveis de acordo com a legislação da cidade de Vinhedo. “O piso intertravado de concreto é o melhor substituto do asfalto devido sua durabilidade e facilidade de manutenção. Além disso, apresenta capacidade drenante devido sua forma de assentamento, contribuindo com a passagem da água da chuva, reduzindo o escoamento superficial e erosão.”, ressalta.

Ainda de acordo com Taís, o piso intertravado também ajuda a prevenir enchentes urbanas. “O uso desse tipo de piso também contribui para mitigar as ilhas de calor no perímetro urbano, tornando as áreas menos quentes, mais sustentáveis e amigas do meio ambiente”, diz a arquiteta.

Somadas, as zonas permeáveis e de preservação chegam a 63% da área total do empreendimento, o que equivale a aproximadamente 3,2 mil m².

Vila Ecológica

Localizado na região do Mirante das Estrelas, em Vinhedo, no interior de São Paulo, o Residencial Acrópole contará com 16 unidades residenciais de 167 m² de área privativa cada uma.

Instaladas em uma área total de 5.190 m², as casas terão três andares, sendo o último, um sofisticado terraço com vista panorâmica. Cada residência conta ainda com duas vagas cobertas, isolamento acústico, três dormitórios, sendo uma suíte master com closet.

Com perímetro totalmente murado, o empreendimento terá mais de 2,5 mil m² de área verde, bosque, portaria com reconhecimento facial, cabeamento subterrâneo, infraestrutura para gás encanado e sistema de automação.

O Residencial Acrópole é uma realização da Ethos Corporate, construtora fundada em 2004. Com projetos desenvolvidos por todo o Brasil, a empresa tem a sustentabilidade e o respeito aos princípios éticos e sociais como seus pilares. O empreendimento em Vinhedo contará ainda com área de lazer privativa, clube com espaço gourmet, piscina com prainha, academia ao ar livre, espaço zen, pit fire, playground, espaço pet com agility center e horta comunitária.

 

Foto 1 – Wagner Bonadio, idealizador do projeto.

Foto 2 – Taís Bichara, arquiteta responsável pelo projeto.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ISOPILOT NAVE VISION SERÁ LANÇADO NA AGRISCHOW 2024

Tradicional indústria de desenvolvimento e comercialização de equipamentos e acessórios de tecnologia de aplicação de …

Facebook
Twitter
LinkedIn