ASIA SHIPPING CRESCE QUASE QUATRO VEZES MAIS QUE O MERCADO NA IMPORTAÇÃO MARÍTIMA FULL CONTÊINER

As secas dos rios do Norte do país e no Canal do Panamá, as enchentes no Sul e as questões geopolíticas envolvendo as guerras entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e Hamas fizeram de 2023 um ano desafiador para o comércio exterior brasileiro. Apesar das dificuldades, a Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo, cresceu quase quatro vezes mais que o mercado na importação marítima full contêiner. “Enquanto o crescimento do mercado foi de 6,10%, nós atingimos a taxa de 22,42% impulsionada pela recuperação de algumas indústrias, como a de eletrônicos que andou um pouco de lado em 2022. Também contribuiu para o desempenho da Asia Shipping o investimento em novas tecnologias para garantir mais agilidade, eficiência e segurança aos processos logísticos dos nossos clientes”, destaca Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping.

Recentemente, a empresa anunciou a versão 2.0 do AS Tracking, sistema que permite aos clientes acesso totalmente digital a boletos e notas fiscais, bem como o acompanhamento dos embarques em uma plataforma mais completa e intuitiva. “Com o AS Tracking 2.0, o cliente pode consultar valores em aberto e a numeração do CE Mercante. A grande novidade é que todas as informações saem de maneira online, diretamente dos dados inseridos na origem. Na área de relatórios, é possível ter visão geral das operações, criar e exportar documentos personalizados. A ferramenta já funciona para produtos como importação, exportação marítima e aérea”, explica Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.

Nos últimos cinco anos, a multinacional brasileira vem investindo em sua transformação digital para aprimorar a experiência do cliente. Para 2024, a Asia Shipping vai acelerar a integração tecnológica via APIs de várias plataformas com o objetivo de oferecer produtos cada vez mais diferenciados e sob medida para o importador e exportador. “Ao longo desse ano, ampliamos nossa produtividade em 20% com o uso de novas soluções tecnológicas APIs e Inteligência Artificial. Para 2024, teremos novidades que irão posicionar a Asia Shipping em um novo patamar tecnológico. Algo totalmente diferente do que o mercado de Comex está acostumado a utilizar em suas operações”, prevê Rafael Dantas.

O executivo também está otimista com o desempenho do setor em 2024, especialmente na América Latina, onde haverá aumento da capacidade ofertada para atender as demandas de full contêiner. De acordo com Dantas, a meta da Asia Shipping é sempre crescer, no mínimo, o dobro do mercado. E para atingir essa meta, ele acredita que alguns setores serão fundamentais como linha branca, placas fotovoltaicas (energia solar) e automotivo. Em 2023, a Asia Shipping transportou 40 mil veículos.

No segundo semestre do ano passado, alguns fabricantes começaram a substituir o transporte de automóveis em navios “Ro-Ro” pelos embarques em contêineres, que oferecem saídas periódicas com transit time menor, além de mais segurança – são apenas dois carros por contêiner – e qualidade de ponta a ponta. “Contratamos as cegonheiras para coleta dos veículos, estufamos o contêiner na origem e cuidamos de todo embarque e desembarque até que os automóveis cheguem em segurança ao destino. Para um grande cliente do setor automotivo, transportamos nos últimos meses cerca de 2.000 carros da China para o Brasil em contêineres. A tendência é que esse volume aumente com novos lançamentos e com a retomada do crescimento econômico tão aguardado para 2024”, complementa Dantas.

Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo, marítimo e rodoviário. Além disso, a companhia também é especializada em Inteligência Fiscal e Tributária, Desembaraço Aduaneiro e Seguros de cargas.

Com 27 anos, a Asia Shipping é a maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo. Também foi certificada pelo Great Place to Work como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar” no Brasil. A companhia está em 12 países, com 40 escritórios no mundo – 10 no Brasil – e mais de 1.000 colaboradores. A empresa aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, o OEA, e ao Pacto Global da ONU.

 

Foto 1 –  Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping.

Foto 2 – Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

AWARE INVESTMENTS INICIA PLANO DE EXPANSÃO REGIONAL E PREVÊ CHEGAR A R$ 20 BI SOB GESTÃO

O ano de 2024 tem tudo para ser bastante promissor para a Aware Investments. O …

Facebook
Twitter
LinkedIn