INADIMPLÊNCIA DE EMPRESAS CRESCE EM CAMPINAS

Campinas (SP) encerrou maio com 49,6 mil empresas inadimplentes, segundo dados da Serasa Experian. São quase mil empresas a mais do que em janeiro, quando o índice registrou 48,7 mil. O cenário negativo dos últimos anos, com forte impacto da pandemia, somado à escassez de crédito, têm levado muitas delas a buscar medidas drásticas, como a recuperação judicial e até mesmo a falência. Somente neste ano, já são sete pedidos de falência na cidade e quatro de recuperações judiciais.

Especialista em recuperação empresarial, o advogado Felipe Granito, do GBA Advogados Associados, explica que as empresas renegociadas em 2020, em razão da pandemia, estão sendo cobradas agora, o que acaba pressionando as operações. “Além disso, temos a alta da Selic, que está em 13,75%, o que afeta diretamente a dívida das empresas com os bancos”, complementa.

Outro dado alarmante é o de que 28% dos bares e restaurantes da regional Campinas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estão com impostos atrasados. No Brasil, são 42% com dívidas vencidas com impostos, fornecedores ou serviços públicos.“Esse número de Campinas é alarmante, um retrato fiel do que hoje é o cenário tributário do Brasil: alta inadimplência, complexidade extrema que empurra o empresário para a inadimplência e informalidade, sobretudo o setor de serviços”, afirma Eduardo Galvão, tributarista do GBA Advogados Associados.

Para o especialista, esse dado da Abrasel também indica a importância de o empresário pensar em maneiras estratégicas de negociar o débito tributário. “Este tipo de débito tem um caminho para ser cobrado que pode resultar até mesmo na retirada forçada de bens do devedor, ou seja, não é algo que possa ser negligenciado. Por outro lado, não gera medidas imediatas. Assim, é preciso analisar cada caso para entender o momento de negociar e as modalidades possíveis”, completa Galvão.

Felipe Granito explica que a reestruturação das empresas e a renegociação com bancos e fornecedores é um caminho que tem salvado muitos negócios. “A busca por essa demanda cresceu nos últimos três anos, e temos tido resultados expressivos, com uma média de desconto nessas negociações superiores a 80%”, afirma o advogado, que já atendeu, desde a pandemia, mais de 100 empresas de Campinas e região.

Formado por profissionais com alto conhecimento e experiência no Direito Público e Privado, o Granito, Boneli e Andery – GBA Advogados Associados foi fundado há mais de 40 anos, em Campinas (SP), e, após processo de fusão, em 2017, teve sua equipe completamente estruturada e solidificada. Com foco em Direito Empresarial, oferece suporte e assessoria jurídica a empresas e fundamenta-se em três pilares para a entrega com excelência: equipe com vasto conhecimento multidisciplinar com visões empresariais e econômicas abrangentes; atendimento personalizado; além de serviços completos, aprofundados e projetados de acordo com a necessidade específica de cada empresa, em vários campos de expertise. São eles: Crise Financeira e Recuperação Empresarial, Recuperação Judicial e Falência, Direito Tributário, Contratos Empresariais e Civis, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Planejamento Societário, Direito Médico, Direito Imobiliário, Relações de Consumo e Direito Trabalhista. O GBA Advogados Associados é certificado pela ISO 9001 e foi reconhecido pelo anuário Análise Advocacia como um dos escritórios mais admirados do país. Além da sede em Campinas, conta com filiais em Cuiabá (MT) e São Luís (MA).

 

Foto 1 – Especialista em recuperação empresarial, advogado Felipe Granito, do GBA Advogados Associados.

Foto 2 – Eduardo Galvão, tributarista do GBA Advogados Associados.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Facebook
Twitter
LinkedIn