RODADA DE INOVAÇÃO PROMOVIDA PELO SINDUSCON-SP MOVIMENTA O MERCADO EM CAMPINAS

Reportagem de Milton Paes

[email protected]

O SindusCon-SP em Campinas promoveu a Rodada de Inovação da Construção Civil nesta quinta-feira (14/09) no hotel Meliá, no Cambuí. Na oportunidade, as empresas Dexco, Forsa, Gerdau, Oxi Ambiental, Plastibras, Qualivynil, Saint-Gobain e Ultragaz apresentaram soluções técnicas e inovações  nos projetos de obras e manutenção predial.

O diretor da regional Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti disse que as inovações estão sendo muito rápidas na construção civil e é preciso encurtar o distanciamento entre a indústria e a construtora. Nesse sentido a Rodada de Inovação da Construção Civil realizada pelo Sinduscon-SP serviu  como intermediário para que essas empresas pudessem apresentar essas inovações de produtos ao mercado.

Marcio Benvenutti citou como exemplo de inovação na construção civil a parede de concreto que anteriormente  utilizava como modelo de construção tijolos ou blocos. “A parede de concreto tem um custo mais alto, mas a construção teve uma evolução que os custos diretos da obra, ou seja, engenheiro, encarregado, seguro, almoxarifado são custos muito altos numa obra, então se uma parede de concreto vai diminuir a execução da obra em quatro meses vai ser uma economia de quatro meses em todos os custos diretos. Isso é muito importante”, explica.

O diretor da regional Campinas do SindusCon-SP, Márcio Benvenutti, disse que quando as mudanças, ou seja, essas inovações vem de empresas sólidas torna-se mais fácil para a construtora se adaptar àquele projeto. “Para uma parede de concreto, eu vou mudar o projeto, eu vou mudar a parte estrutural, vou ter planejamento de furo nas paredes onde passa a parte hidráulica e tem que fazer o projeto , pois essas tubulações tem que ser passadas antes de ter feito a parede. São adequações que vêm não só na prática. Vem desde o projeto lá atrás, no início da obra e no planejamento da construção”, destaca.

Márcio Benvenutti avalia que o SindusCon-SP está no caminho certo com qualificação de mão de obra e inovação. “São os dois problemas que nós vamos encontrar pela frente”, diz.

A utilização de energia renovável nos empreendimentos, otimização de processos construtivos nas obras foram destaques. A Secretaria de Urbanismo de Campinas montou um plantão no evento, com técnicos especializados para tirar dúvidas sobre a elaboração de projetos para aprovação de empreendimentos.

O gerente de Relações Institucionais do SindusCon-SP, Filemon Lima, afirmou que a entidade tem atuado em várias frentes para o desenvolvimento do setor da construção civil. A Rodada da Inovação demonstra que é fundamental a interlocução direta entre as construtoras e as empresas fornecedoras de materiais. “Essa é uma das missões do SindusCon-SP. Isso ajuda no aumento da produtividade”, explicou.

A secretária de Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat Lazinho, explicou que a elaboração adequada do projeto do empreendimento – com escritórios de qualidade na área de engenharia e arquitetura, também é determinante para a agilidade na sua aprovação e consequente andamento da obra. “É importante que as construtoras invistam no detalhamento dos projetos, para entregá-los com qualidade, para que tenhamos economicidade de tempo e eficiência nas aprovações, com lançamentos mais rápidos para o mercado imobiliário”, acrescentou.

Participaram também da Rodada de Inovação, o vice-presidente do Interior do SindusCon-SP, Fernando Junqueira e diretora-adjunta da Regional Campinas, Marina Benvenutti.

 

Fotos 1 a 3 – Rodada de Inovação da Construção Civil.

Crédito: Roncon & Graça Comunicações

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS TEM COMO TEMA MOBILIDADE URBANA INTELIGENTE DE FORMA SUSTENTÁVEL

Neste episódio do podcast Panorama de Negócios vamos falar sobre mobilidade urbana inteligente de forma …

Facebook
Twitter
LinkedIn