RODADA DE INOVAÇÃO PROMOVIDA PELO SINDUSCON-SP MOVIMENTA O MERCADO EM CAMPINAS

Reportagem de Milton Paes

[email protected]

O SindusCon-SP em Campinas promoveu a Rodada de Inovação da Construção Civil nesta quinta-feira (14/09) no hotel Meliá, no Cambuí. Na oportunidade, as empresas Dexco, Forsa, Gerdau, Oxi Ambiental, Plastibras, Qualivynil, Saint-Gobain e Ultragaz apresentaram soluções técnicas e inovações  nos projetos de obras e manutenção predial.

O diretor da regional Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti disse que as inovações estão sendo muito rápidas na construção civil e é preciso encurtar o distanciamento entre a indústria e a construtora. Nesse sentido a Rodada de Inovação da Construção Civil realizada pelo Sinduscon-SP serviu  como intermediário para que essas empresas pudessem apresentar essas inovações de produtos ao mercado.

Marcio Benvenutti citou como exemplo de inovação na construção civil a parede de concreto que anteriormente  utilizava como modelo de construção tijolos ou blocos. “A parede de concreto tem um custo mais alto, mas a construção teve uma evolução que os custos diretos da obra, ou seja, engenheiro, encarregado, seguro, almoxarifado são custos muito altos numa obra, então se uma parede de concreto vai diminuir a execução da obra em quatro meses vai ser uma economia de quatro meses em todos os custos diretos. Isso é muito importante”, explica.

O diretor da regional Campinas do SindusCon-SP, Márcio Benvenutti, disse que quando as mudanças, ou seja, essas inovações vem de empresas sólidas torna-se mais fácil para a construtora se adaptar àquele projeto. “Para uma parede de concreto, eu vou mudar o projeto, eu vou mudar a parte estrutural, vou ter planejamento de furo nas paredes onde passa a parte hidráulica e tem que fazer o projeto , pois essas tubulações tem que ser passadas antes de ter feito a parede. São adequações que vêm não só na prática. Vem desde o projeto lá atrás, no início da obra e no planejamento da construção”, destaca.

Márcio Benvenutti avalia que o SindusCon-SP está no caminho certo com qualificação de mão de obra e inovação. “São os dois problemas que nós vamos encontrar pela frente”, diz.

A utilização de energia renovável nos empreendimentos, otimização de processos construtivos nas obras foram destaques. A Secretaria de Urbanismo de Campinas montou um plantão no evento, com técnicos especializados para tirar dúvidas sobre a elaboração de projetos para aprovação de empreendimentos.

O gerente de Relações Institucionais do SindusCon-SP, Filemon Lima, afirmou que a entidade tem atuado em várias frentes para o desenvolvimento do setor da construção civil. A Rodada da Inovação demonstra que é fundamental a interlocução direta entre as construtoras e as empresas fornecedoras de materiais. “Essa é uma das missões do SindusCon-SP. Isso ajuda no aumento da produtividade”, explicou.

A secretária de Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat Lazinho, explicou que a elaboração adequada do projeto do empreendimento – com escritórios de qualidade na área de engenharia e arquitetura, também é determinante para a agilidade na sua aprovação e consequente andamento da obra. “É importante que as construtoras invistam no detalhamento dos projetos, para entregá-los com qualidade, para que tenhamos economicidade de tempo e eficiência nas aprovações, com lançamentos mais rápidos para o mercado imobiliário”, acrescentou.

Participaram também da Rodada de Inovação, o vice-presidente do Interior do SindusCon-SP, Fernando Junqueira e diretora-adjunta da Regional Campinas, Marina Benvenutti.

 

Fotos 1 a 3 – Rodada de Inovação da Construção Civil.

Crédito: Roncon & Graça Comunicações

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE RISCOS CLIMÁTICOS PODE MITIGAR PROBLEMAS EMPRESARIAIS COM SECAS E INUNDAÇÕES

Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as …

Facebook
Twitter
LinkedIn