YASKAWA MOTOMAN ESTREIA NA AGRISHOW 2024

A líder na fabricação de robôs e uma das maiores empresas de automação industrial do mundo, Yaskawa Motoman Robótica do Brasil faz sua estreia em uma das maiores feiras de tecnologia agrícola que é a Agrishow 2024 (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). Em sua 28ª edição, o evento acontece de 29 de abril a 04 de maio de 2024, na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto, São Paulo.

Para a Agrishow 2024, a multinacional japonesa irá apresentar os robôs energizados:  HC20DTP, a linha HC10, o SX650 (SCARA), como também a série de AR2010, GP20HL, GP12 e GP8 (laser).

Como o próprio nome indica, a linha de colaborativos, desenvolvida para operar lado a lado com o trabalhador, estará em exibição, como o robusto HC20DTP de seis eixos, capaz de desempenhar várias operações, desde montagem e manipulação de materiais a pick and place, suportando carga útil de 20 kg. Já o HC10DTP, também de seis eixos, trabalha com uma carga útil de 10 kg e um alcance de 1.200 mm. “Altamente configurável, o HC10, realiza uma ampla gama de tarefas de manuseio de materiais”, afirma Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman.

A série de robôs HC da Yaskawa Motoman foi  especialmente desenvolvida para facilitar o acesso de empresas que buscam ingressar na automação robótica. Para tanto,  os robôs HC possuem  programação  simples, com manual de orientação e  botões de operação no pulso do robô, tutoriais on-line e  aplicativos na internet que contribuem para  os primeiros passos na automação do robô. O Smart Pendant, baseado em guia tablet, induz intuitivamente,  desde a programação até a configuração de segurança, e menus simplificados fornecem a visão geral da aplicação. Basta configurar o cobot, após conectar o robô e todos os componentes. Muitos acessórios compatíveis, fornecidos pela Yaskawa Motoman ou por parceiros do ecossistema, também favorecem a configuração de instalações de robôs para aplicações diversas.

Com uma carga útil elevada de até 12 kg e uma ampla faixa de trabalho de 2.010 mm, o  AR2010 de seis eixos é perfeito para soldagem a arco robótico, corte e outras aplicações. É adequado para qualquer tipo de equipamento de soldagem profissional, processo e peças de trabalho maiores. O design do braço dobrado e a estrutura do braço oco permitem o cabeamento integrado da tocha e evitam colisões. Apresenta ótimos resultados de soldagem mesmo em condições extremamente difíceis.

No estande da empresa, o visitante poderá conferir, ainda, o robô SG650. Projetado para operação em alta velocidade, o SCARA de 4 eixos é adequado para aumentar o rendimento do processamento de peças pequenas. Alta repetibilidade  e preciso, o SG650 é ideal para processos de montagem e classificação que exigem tempos de ciclo curtos, bem como sistemas multiprocessos que precisam de capacidade pick-and-place. Um design de modelo compacto minimiza o espaço de montagem e facilita a integração com a automação existente.

Os robôs da série GP são adequados para aplicações de montagem e manuseio de alta velocidade. Projetado para uma gama de tarefas, o GP20HL de seis eixos e braço oco oferece  alcance extra longo, com desempenho preciso. O resultado é otimização e produtividade para o manuseio de cargas maiores e mais pesadas. O design de interferência reduzida para posicionamento próximo a layouts de alta densidade e o braço simplificado, permitem que o robô tenha acesso a peças em espaços apertados.

O GP12 oferece a melhor carga útil da categoria, juntamente com a maior velocidade e momento de pulso permitidos, isto é velocidade mais alta na classe de carga útil de 12 kg. Seu controle de aceleração/desaceleração foi aprimorado para alcançar a redução máxima dos tempos (aceleração/desaceleração) para todas as posturas do robô. Pode  transportar objetos pesados, como ainda uma pinça dupla pode ser fixada no braço.

Rápido e compacto, o GP8 confere controle aprimorado de aceleração/desaceleração para todas as posições, sendo ideal para aplicações de montagem e manuseio de alta velocidade, resultando em produtividade aprimorada. “O design pequeno e fino do braço permite um espaço mínimo de instalação e minimiza a interferência com dispositivos periféricos. A instalação é rápida e eficiente. Um único cabo é necessário para conectar o manipulador ao controlador, resultando em fácil configuração e redução de despesas com manutenção e estoque de peças de reposição”, enfatiza o diretor presidente da Yaskawa Motoman.

 

Fotos 1 e 2:  Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman.

Foto 3 – robô energizados  linha HC10.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PARKINSON – O QUE É PRECISO SABER

ARTIGO DA MÉDICA LAURA MORIYAMA  A doença de Parkinson foi descrita em 1817 por James …

Facebook
Twitter
LinkedIn