EDUCAÇÃO CORPORATIVA FOCA NO TREINAMENTO DE COLABORADORES NO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial (IA) está rapidamente se tornando uma parte importante e muitas vezes fundamental do ambiente corporativo e as empresas que não absorverem essa revolução correm o risco de sucumbir no mercado. Segundo pesquisa do Cetic.BR|Nic.br, 22% das pequenas empresas e 39% das grandes já adotaram a IA desfrutando de benefícios significativos, desde a otimização de processos até o desenvolvimento de estratégias mais assertivas.

Profissionais do setor afirmam que é crucial explorar como a IA pode impactar processos, softwares, logística e outros aspectos fundamentais das empresas antes de implementá-la. “A educação corporativa desempenha um papel fundamental na preparação dos colaboradores para a revolução digital. Antes de implementar a Inteligência Artificial na empresa, é necessário capacitar os colaboradores a administrar e interagir de forma benéfica com essa ferramenta” explica Fernanda Godoy, especialista em Design Instrucional  e CEO da Prando Godoy.

Ao oferecer treinamentos e capacitações que estimulem o uso da IA, as empresas contribuem para a formação de um mercado mais inovador, expandindo horizontes e envolvendo positivamente os funcionários. A especialista salienta que usar a IA na educação corporativa é importante, mas essa é uma opção que precisa ser cuidadosamente estudada. “A IA agiliza muitos processos, porém é preciso ter um olhar crítico a respeito de qual é o objetivo de cada ação de educação corporativa. É esse pensamento estratégico que ainda não está contemplado pela inteligência artificial, pois é proveniente de visão analítica e criatividade”, reforça.

A especialista reafirma que os colaboradores não precisam ter medo de serem substituídos pela tecnologia, já que as máquinas são capazes de fazer apenas o trabalho operacional. “Recursos de criatividade, de análise, de crítica e até de humor, não são previstos na inteligência artificial. Com a educação corporativa os colaboradores podem dar um salto de qualidade nas entregas dependentes dessas tecnologias”, finaliza Godoy.

A inovação deve ser liderada por profissionais preparados, pois não basta exigir mudanças de uma equipe que não está acostumada com tecnologia cognitiva no dia a dia. Estamos passando por uma transformação profunda, e o mercado precisa preparar as pessoas para isso.

A Prando Godoy é uma empresa especializada em educação corporativa que utiliza a metodologia do Design Instrucional  e oferece serviços de educação, formação de facilitadores e arquitetura de treinamento. A companhia tem como missão olhar de forma inteligente para os desafios das organizações, propor soluções e através do acompanhamento da evolução e dos resultados, alcançar os objetivos de forma estratégica, sem deixar de colocar as pessoas em primeiro lugar.

 

Foto: Fernanda Godoy, especialista em Design Instrucional  e CEO da Prando Godoy.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Facebook
Twitter
LinkedIn