PESQUISA REVELA PERFIL DOS DIRETORES FINANCEIROS DE EMPRESAS BRASILEIRAS

O Insper realizou uma pesquisa em parceria com a Assetz, consultoria de recrutamento especializada em finanças, para apontar o perfil dos CFOs (Chief Financial Officer) no Brasil em 2021.  Segundo o estudo, entre os desafios atuais descritos pelos diretores financeiros das empresas, estão o de transformar a área de finanças em uma estrutura mais voltada para o estratégico e o de aperfeiçoar a eficiência operacional por meio de melhores processos ou de automação. Participaram da pesquisa 128 CFOs de grandes empresas de variados setores da economia.

Segundo o estudo, a maioria dos líderes financeiros se identificou como do sexo masculino (90%), 70% possuem pós-graduação e 64% têm MBA. As áreas de formação incluem administração, economia e engenharia. Sobre capacidades, os CFOs se descrevem como profissionais que focam na obtenção de resultados e objetivos. Quando perguntados sobre as capacidades do futuro, a maioria absoluta reconheceu a necessidade de mais habilidades estratégicas.

De acordo com Paulino Rodrigues, que assumiu recentemente a posição de CFO do Banco Mercantil do Brasil, a meta é sofisticar e ampliar os projetos transformacionais do banco e continuar investindo na melhoria e modernização de processos de gestão e operacionais. Os planos do executivo, que também assumiu a diretoria de Relacionamento com Investidores, incluem o investimento de R$ 137 milhões até o final de 2021, destinados a inovação, criação de novos produtos, segurança cibernética e da informação, uso de dados e analytics, renovação tecnológica e expansão dos canais de atendimento.

Além disso, Rodrigues pretende ampliar a presença do banco no mercado de capitais. “O Mercantil possui ações cotadas na bolsa de valores desde a década de 1970, que entrarão em um novo ciclo de desenvolvimento e liquidez. Na nossa agenda está uma maior proximidade com o mercado, incluindo o lançamento de novas operações”, explica Rodrigues.

De olho na pirâmide etária brasileira, que já aponta crescimento de 58% da população acima de 50 anos até 2030, o executivo aposta num horizonte de crescimento estável e rentável para a instituição. “O MB está na zona de excelência no índice de NPS, muito por conta do grau de fidelidade do seu público e da qualidade no atendimento. Acredito que o nosso trabalho é, cada vez mais, entender esses clientes e as suas necessidades e oferecer produtos e canais no formato que mais os agrade. Esse é o nosso grande desafio nos próximos meses e anos”, destaca.

O Banco Mercantil do Brasil vem passando por uma importante transformação cultural nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 3 milhões de clientes ativos, 75% dos quais são pessoas físicas com 50 anos ou mais, o banco mineiro carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única. Não é à toa que o banco foi eleito em 2021 a Empresa do Ano no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e atingiu o patamar de Excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua.

O lucro líquido do primeiro semestre deste ano atingiu R$ 101 milhões, impulsionado pelo crescimento de 45% na carteira de crédito bruta, avaliada em R$ 7,5 bilhões. No mesmo período, o prêmio bruto de seguros cresceu 102% e o crédito consignado obteve alta de 107%. Diante desses resultados, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) foi de 17,6%.

Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhor empresa para se trabalhar, tendo subido ao pódio do GPTW de Minas Gerais nos últimos quatro anos.

 

Foto: CFO do Banco Mercantil do Brasil, Paulino Rodrigues.

Crédito: Divulgação.

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