PREVISÃO DA ACIC É DE QUE O CARNAVAL INJETE R$ 15,2 MILHÕES NA ECONOMIA DE CAMPINAS

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) estima que o Carnaval injete na economia de Campinas (SP) cerca de R$ 15,2 milhões com a soma da venda de apetrechos para a data, alta no consumo de bebidas e alimentos durante a folia e maior movimentação no setor de hotelaria. O número é pouco superior ao desempenho de 2023, que foi de R$ 14 milhões.

O cálculo considera o fato de que, no ano passado, o público envolvido nas atividades em ruas, praças e estabelecimentos durante o Carnaval foi em torno de 100 mil foliões, segundo a Prefeitura, que realizou cerca de 60 desfiles de blocos e festas carnavalescas. “Carnaval é uma data bastante apreciada pelos brasileiros e que não passa despercebida”, afirma Adriana Flosi, presidente da ACIC.

Ela ressalta que, apesar dos impactos da inflação e da desaceleração econômica em 2023, há uma expectativa de crescimento, ainda que seja pequena. No entanto, Flosi considera o cenário como positivo.

A projeção do departamento de economia da ACIC prevê que o feriado aumente em R$ 2,2 milhões as vendas do comércio, especialmente no Centro, que já aposta em artigos como fantasias, confetes e serpentinas. A alta esperada é de 10% na comparação com 2023, quando a venda desse material faturou R$ 2 milhões.

Ainda segundo a ACIC, é esperada uma alta de 15% na movimentação financeira relacionada aos blocos de ruas, com estimativa de R$ 2,3 milhões (contra R$ 2 milhões no ano passado). Já o consumo nos bailes de carnaval é estimado em R$ 4,1 milhões (contra R$ 4 do ano passado); enquanto o consumo de bebidas e alimentação é previsto em de R$ 5,0 milhões (R$ 4,5 milhões em 2024).

A ACIC prevê ainda uma movimentação de R$ 1,6 milhões com hospedagem e hotelaria (R$ 1,5 em 2023), alta de 6,7%.

 

Foto: Presidente da ACIC, Adriana Flosi.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CINCO CARACTERÍSTICAS OCULTAS DO CONSUMIDOR QUE PODEM AJUDAR OS VAREJISTAS A OTIMIZAR ESTRATÉGIAS COM OS CLIENTES

ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras …

Facebook
Twitter
LinkedIn