PROJETO DA UNESP INCENTIVA O EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Um projeto da Unesp de Registro de produção sustentável de alimentos, conservação dos recursos hídricos com o foco na bioeconomia e em inovações sustentáveis tem contribuído para o aumento de renda de mais de 150 pequenos produtores rurais do Vale do Ribeira. 

Pelo quarto ano, o projeto do grupo de pesquisa de bioinovação da universidade foi contemplado pelo Edital da Água, programa do Instituto Mosaic, e vai receber um aporte de R$ 45 mil. Desta vez, o valor será utilizado para implantação de processos e tecnologias como a hidroponia em estufa em pequenas propriedades de Registro (SP). Por meio de capacitações, os agricultores poderão dar continuidade aos sistemas produtivos ecoeficientes, já desenvolvidos e implantados com o apoio recebido anteriormente.

No primeiro ano em que recebeu aporte do Edital da Água, o foco foi na qualidade da água na aquicultura multitrófica e no desenvolvimento de um sistema de tratamento do efluente produzido em pisciculturas familiares. “Nós conseguimos avançar muito rapidamente no desenvolvimento do bioprocesso. No entanto, fomos impactados pela pandemia. Nesse contexto, adequamos os objetivos para avaliar a biomassa do processo de tratamento para desenvolvimento de bioprodutos baseados em tecnologias sociais”, conta o professor Levi Pompermayer.

Nos editais seguintes, a iniciativa continuou com foco na aquicultura e avançou no aperfeiçoamento de tecnologias sociais para validação e na capacitação de produtores, estudantes e população em geral. Em 2022, progrediu na análise tecno-científica, bem como na validação de provas de conceito baseadas nos resultados obtidos nos sistemas de produção familiar, focada também na conservação dos recursos hídricos da Mata Atlântica.

Segundo o professor, a partir da iniciativa foram desenvolvidos diversos projetos de mestrado e doutorado, bem como publicação de artigos científicos e desenvolvimento de provas de conceitos de bioprodutos junto a produtores e empresas do setor. “De um simples projeto de biorremediação aquática, baseado no uso de plantas aquáticas, surgiu uma plataforma para desenvolvimento de bioprodutos, bioprocessos, formação pessoal e inovação, tecnologia e empreendedorismo. Além dos recursos financeiros para as ações, o apoio do Instituto Mosaic foi fundamental para ampliarmos nosso potencial de impacto científico no contexto de termos um case ‘empresa-sociedade-universidade’. Com isso aumentamos a captação de recurso, bem como atraímos mais parceiros de diferentes setores governamentais, privados e educacionais”, afirma Pompermayer.

A inciativa que segue em expansão já alcançou cerca de 3 mil pessoas de forma direta e indireta entre alunos da instituição, produtores familiares, empresas e startups, gestores públicos e estudantes de ensino básico e médio nas regiões de atuação em Cajati (SP) e Registro (SP).

Edital da Água 2023 

Responsável pela estratégia de desenvolvimento social da Mosaic Fertilizantes, o Instituto Mosaic anunciou os 15 projetos, espalhados por nove Estados, selecionados na quinta edição do Edital da Água, para desenvolverem iniciativas de gestão e preservação de recursos hídricos, garantindo água, saneamento básico e produção de alimentos nas regiões de atuação da empresa no Brasil.

As iniciativas inscritas foram analisadas de acordo com o regulamento divulgado e escolhidas por um júri formado por conselheiros do Instituto Mosaic e profissionais especialistas da área. Neste ano, o Edital da Água priorizou projetos focados na produção de alimentos, além daqueles voltados para a promoção da Diversidade e da Inclusão. “Estamos confiantes que essas iniciativas trarão bons exemplos e muitos ganhos para a sociedade, principalmente por terem sido pensadas e planejadas por pessoas que entendem a realidade ou fazem parte da comunidade na qual a solução será implantada”, destaca Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic.

A formalização das doações acontecerá até o final de julho, sendo que cada projeto receberá até R$ 45 mil durante a implementação da proposta. Os projetos serão acompanhados durante um ano, sendo que os selecionados desta edição começam a ser executados em julho.

O Edital da Água tem o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) como parceiro técnico e responsável pela gestão. Desde sua criação, em 2019, o programa já beneficiou 51 projetos e quase 6 mil pessoas diretamente.

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic Fertilizantes atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável, inovadora e inclusiva.

 

Foto: Projeto da Unesp de Registro.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS TEM COMO TEMA MOBILIDADE URBANA INTELIGENTE DE FORMA SUSTENTÁVEL

Neste episódio do podcast Panorama de Negócios vamos falar sobre mobilidade urbana inteligente de forma …

Facebook
Twitter
LinkedIn